Arquitetura, texto e imagem: a retórica da representação nos concursos de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Valéria Cássia dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27052010-104933/
Resumo: Este trabalho busca lançar um novo olhar sobre momentos relevantes da história dos concursos de arquitetura no Brasil, partindo da premissa de que concursos são eventos que geram interesse por conterem um tipo de informação que reflete cada momento específico da produção arquitetônica. Discute a importância da representação no desenvolvimento do projeto arquitetônico, o papel do material gráfico na propagação de conceitos, assim como a supervalorização do discurso e da imagem e a inversão de valores que tal processo acarreta. Identifica, neste contexto, a existência de uma gramática específica nos projetos desenvolvidos para concursos, na qual a relação entre texto e desenhos assume características peculiares. Coloca a questão de como estes eventos geram uma discussão crítica e de que maneira este material torna-se referência para a formação de conhecimento específico na área. Para tanto, seu conteúdo está organizado em três momentos. O primeiro estabelece um arcabouço conceitual e define uma metodologia para análise dos projetos coletados. O segundo consiste na análise de três eventos fundamentais de nossa historiografia: o concurso para o Plano Piloto de Brasília (1956) um dos acontecimentos essenciais para a arquitetura brasileira e marco na história dos concursos; o do Pavilhão de Osaka (1969) representante de um período de afirmação de um discurso e parte fundamental da trajetória do movimento moderno brasileiro; e o concurso para o Pavilhão de Sevilha (1991) - evento polêmico e de repercussão expressiva, que caracteriza um atribulado período de transição cultural. Após a análise destes eventos de formação, o trabalho altera seu foco e, em seu terceiro momento, traça a trajetória construída desde a realização do concurso para Sevilha até os dias de hoje. Seguindo esta narrativa panorâmica, discute um evento contemporâneo, o concurso para o Museu da Tolerância da USP (2005), para, a partir do arcabouço gerado pelo estudo dos momentos de formação e seu rebatimento neste evento, abordar o contexto atual. Nas conclusões, o trabalho trata da identificação de uma retórica da representação expressa no conjunto de desenhos e textos analisados e discute a mensagem específica que cada desenho carrega e sua influência no desenvolvimento dos projetos. Confronta a democratização de meios com a especialização dos concorrentes e questiona a acessibilidade às técnicas de representação em contraponto à dificuldade de lançar mão dos recursos disponíveis sem cair na gratuidade. Como segundo ponto discute o valor dos textos que acompanham os desenhos, encarados como fios condutores da opção retórica, e identifica as diferentes posturas adotadas pelos autores. A última questão colocada diz respeito ao papel didático dos eventos enquanto momentos de reflexão crítica e discute a permanência das idéias, os elementos de formação de repertório e sua influência no campo da educação. A pesquisa conclui sua argumentação defendendo a leitura deste conjunto de trabalhos a partir do resgate de documentos que podem revelar aspectos fundamentais para o retrato de uma época e a formação de um conjunto de valores.
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Identifica, neste contexto, a existência de uma gramática específica nos projetos desenvolvidos para concursos, na qual a relação entre texto e desenhos assume características peculiares. Coloca a questão de como estes eventos geram uma discussão crítica e de que maneira este material torna-se referência para a formação de conhecimento específico na área. Para tanto, seu conteúdo está organizado em três momentos. O primeiro estabelece um arcabouço conceitual e define uma metodologia para análise dos projetos coletados. O segundo consiste na análise de três eventos fundamentais de nossa historiografia: o concurso para o Plano Piloto de Brasília (1956) um dos acontecimentos essenciais para a arquitetura brasileira e marco na história dos concursos; o do Pavilhão de Osaka (1969) representante de um período de afirmação de um discurso e parte fundamental da trajetória do movimento moderno brasileiro; e o concurso para o Pavilhão de Sevilha (1991) - evento polêmico e de repercussão expressiva, que caracteriza um atribulado período de transição cultural. Após a análise destes eventos de formação, o trabalho altera seu foco e, em seu terceiro momento, traça a trajetória construída desde a realização do concurso para Sevilha até os dias de hoje. Seguindo esta narrativa panorâmica, discute um evento contemporâneo, o concurso para o Museu da Tolerância da USP (2005), para, a partir do arcabouço gerado pelo estudo dos momentos de formação e seu rebatimento neste evento, abordar o contexto atual. Nas conclusões, o trabalho trata da identificação de uma retórica da representação expressa no conjunto de desenhos e textos analisados e discute a mensagem específica que cada desenho carrega e sua influência no desenvolvimento dos projetos. Confronta a democratização de meios com a especialização dos concorrentes e questiona a acessibilidade às técnicas de representação em contraponto à dificuldade de lançar mão dos recursos disponíveis sem cair na gratuidade. Como segundo ponto discute o valor dos textos que acompanham os desenhos, encarados como fios condutores da opção retórica, e identifica as diferentes posturas adotadas pelos autores. A última questão colocada diz respeito ao papel didático dos eventos enquanto momentos de reflexão crítica e discute a permanência das idéias, os elementos de formação de repertório e sua influência no campo da educação. A pesquisa conclui sua argumentação defendendo a leitura deste conjunto de trabalhos a partir do resgate de documentos que podem revelar aspectos fundamentais para o retrato de uma época e a formação de um conjunto de valores.This research pursuits a new understanding on relevant moments of the history of architectural competitions in Brazil, by the premise that these are events that render interest for they provide a kind of information that reflects each specific moment of the architectural production. It discusses the importance of representation in the development of the architectural design, the role of graphic material for the transmission of concepts, as well as the overvaluation of discourse and image and the inversion of values that it causes. In this context, it identifies the existence of a specific language in projects developed for competitions, in which the relation between texts and drawings assume peculiar characteristics. It sets the question of how these events generate a critical discussion and how the produced material becomes reference to the formation of specific knowledge in the subject. For that purpose, its content is organized in three moments. The first one establishes a conceptual basis and defines a methodology for the analysis of the collected projects. The second moment consists of an analysis of three fundamental events of our historiography: the Brasilia Urbanization Plan competition (1956) one of the essential realizations for the Brazilian architecture and the history of competitions; the Osaka Pavilion competition (1969) representant of a period of affirmation of a discourse and important part of the Brazilian Modern Movement development; and the Seville Pavilion competition (1991) a polemic event with an expressive repercussion, which characterizes a turbulent period of cultural transition. Following the analysis of theses events of formation the research changes its focus and, in its third part, traces a panorama of realizations from the Seville competition to nowadays. After that, it discusses a contemporary event, the USP Tolerance Museum competition (2005), in order to, from the basis generated by the study of the formation events and its reflections on the recent one, establish an approach to the current context. In the conclusions the research treats of the identification of a representational rhetoric expressed in the analyzed collection of drawings and texts and it discusses the specific message contained in each drawing and its influence in the development of the projects. It confronts the democratization of means with the contestants\' specialization and questions the accessibility to the representation techniques in counterpoint to the difficulty of exploring the available resources avoiding loosing consistence. As a second point, it discusses the values of the texts that accompany the drawings, faced as main conductors of the rhetorical option, and it identifies different strategies adopted by the authors. The last question is about the didactic role of the events while moments of critical reflection and it discusses the permanence of ideas, the formation of repertoire elements and its influence in the field of education. The research concludes its argumentation defending the understanding of the collection of works based in the rescue of documents that may reveal fundamental aspects to the portrait of an era and the formation of our values.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBruna, Paulo Julio ValentinoFialho, Valéria Cássia dos Santos2007-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27052010-104933/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-27052010-104933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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