O Manguebeat entre o global e o local: a disputa na cena cultural pernambucana nos anos 1990
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-29062015-111036/ |
Resumo: | A preocupação com uma noção de cultura, que contribuísse para a definição de uma identidade cultural brasileira, norteou diversos estudos desde os anos 1920 no Brasil. A região nordestina, por contar com expressivas manifestações populares, é considerada, por diversos estudiosos como sendo o local de surgimento dessa cultura. Foi a partir dessa premissa que autores como Gilberto Freyre e Ariano Suassuna, desenvolveram todo um ideário que buscasse preservar o que eles consideravam ser a essência dessa cultura. Dessa forma, boa parte da produção cultural da região passou a ser influenciada por essa noção que visava, na busca de elementos da cultura popular, a produção de uma cultura erudita. No final da década de 1980 e início dos anos 1990, a cidade de Recife ainda se encontrava com um quadro econômico e social instável, o que aliado a insatisfação com essa visão tradicionalista de cultura, acabaram por contribuir para o surgimento do movimento Manguebeat. Nesta sentido, este estudo se propõem a analisar a relação que se estabeleceu na cena cultural pernambucana na década de 1990 entre o movimento Manguebeat e o movimento Armorial, tomando como princípio que uma relação de oposição entre estabelecidos e outsiders pode ser encontrada ali naquele momento. A partir dos conceitos desenvolvidos por Norbert Elias em seu livro Os estabelecidos e os Outsiders e os conceitos de campo desenvolvidos por Bourdieu em diversas de suas obras, trataremos de averiguar de que forma o hibridismo do Manguebeat o posiciona naquela cena e como essa característica fornece elementos que o permitiu subverter a ordem estabelecida pelo movimento Armorial. |
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O Manguebeat entre o global e o local: a disputa na cena cultural pernambucana nos anos 1990Manguebeat between global and local: the dispute in the cultural scene of Pernambuco during the 1990\'s.ArmorialArmorialCulturaCultureMaguebeatManguebeatModernidadeModernismModernismoModernityRegionalismRegionalismoTradiçãoTraditionTropicáliaTropicáliaA preocupação com uma noção de cultura, que contribuísse para a definição de uma identidade cultural brasileira, norteou diversos estudos desde os anos 1920 no Brasil. A região nordestina, por contar com expressivas manifestações populares, é considerada, por diversos estudiosos como sendo o local de surgimento dessa cultura. Foi a partir dessa premissa que autores como Gilberto Freyre e Ariano Suassuna, desenvolveram todo um ideário que buscasse preservar o que eles consideravam ser a essência dessa cultura. Dessa forma, boa parte da produção cultural da região passou a ser influenciada por essa noção que visava, na busca de elementos da cultura popular, a produção de uma cultura erudita. No final da década de 1980 e início dos anos 1990, a cidade de Recife ainda se encontrava com um quadro econômico e social instável, o que aliado a insatisfação com essa visão tradicionalista de cultura, acabaram por contribuir para o surgimento do movimento Manguebeat. Nesta sentido, este estudo se propõem a analisar a relação que se estabeleceu na cena cultural pernambucana na década de 1990 entre o movimento Manguebeat e o movimento Armorial, tomando como princípio que uma relação de oposição entre estabelecidos e outsiders pode ser encontrada ali naquele momento. A partir dos conceitos desenvolvidos por Norbert Elias em seu livro Os estabelecidos e os Outsiders e os conceitos de campo desenvolvidos por Bourdieu em diversas de suas obras, trataremos de averiguar de que forma o hibridismo do Manguebeat o posiciona naquela cena e como essa característica fornece elementos que o permitiu subverter a ordem estabelecida pelo movimento Armorial.The concern with a notion of culture that contribute to the definition of a Brazilian cultural identity has guided many studies since the 1920s in Brazil. The northeastern region, for having expressive popular manifestations, is considered by many researchers the place of emergence of this culture. From this premise that authors like Gilberto Freyre and Ariano Suassuna have developed an entire ideology that sought to preserve what they considered to be the essence of this culture. Therefore, much of the cultural production of the region was influenced by this notion that aimed to, in the search for elements of popular culture, the production of a high culture. In the late 1980s and early 1990s, Recife was still with an unstable social and economic framework, which allied to the dissatisfaction with this traditionalist view of culture, turned out to contributing to the emergence of the movement called Manguebeat. In that sense, this work propose to examine the relationship established in the cultural scene of Pernambuco in the 1990s between the movement Armorial and the movement Manguebeat , taking as principle that an opposition between established and outsiders settled there at that time. From the concepts developed by Norbert Elias in his book The Established and the Outsiders and the \"field\" concepts developed by Bourdieu in several of his works, we will cover how the hybridity of Manguebeat place it in that scene and how this feature provides elements that allows subverting the established order by Armorial movement.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMello, Jefferson AgostiniGodoy, Ana Paula Pacheco2013-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-29062015-111036/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-29062015-111036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A preocupação com uma noção de cultura, que contribuísse para a definição de uma identidade cultural brasileira, norteou diversos estudos desde os anos 1920 no Brasil. A região nordestina, por contar com expressivas manifestações populares, é considerada, por diversos estudiosos como sendo o local de surgimento dessa cultura. Foi a partir dessa premissa que autores como Gilberto Freyre e Ariano Suassuna, desenvolveram todo um ideário que buscasse preservar o que eles consideravam ser a essência dessa cultura. Dessa forma, boa parte da produção cultural da região passou a ser influenciada por essa noção que visava, na busca de elementos da cultura popular, a produção de uma cultura erudita. No final da década de 1980 e início dos anos 1990, a cidade de Recife ainda se encontrava com um quadro econômico e social instável, o que aliado a insatisfação com essa visão tradicionalista de cultura, acabaram por contribuir para o surgimento do movimento Manguebeat. Nesta sentido, este estudo se propõem a analisar a relação que se estabeleceu na cena cultural pernambucana na década de 1990 entre o movimento Manguebeat e o movimento Armorial, tomando como princípio que uma relação de oposição entre estabelecidos e outsiders pode ser encontrada ali naquele momento. A partir dos conceitos desenvolvidos por Norbert Elias em seu livro Os estabelecidos e os Outsiders e os conceitos de campo desenvolvidos por Bourdieu em diversas de suas obras, trataremos de averiguar de que forma o hibridismo do Manguebeat o posiciona naquela cena e como essa característica fornece elementos que o permitiu subverter a ordem estabelecida pelo movimento Armorial. |
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