Utilização do ensino híbrido no ensino médio e superior com uso do Adote uma Bactéria como ferramenta para inserção das redes sociais no estudo de Microbiologia.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42132/tde-26012022-130211/ |
Resumo: | A Internet está cada vez mais presente no cotidiano dos jovens, sendo ferramenta importante quando se pensa em educação. Com os avanços da informática e telefonia móvel, consultas à rede representam etapa fundamental do aprendizado em qualquer área do conhecimento humano. De fato, a internet representa atualmente uma extensão do ambiente físico da sala de aula permitindo acesso à informação de maneira praticamente instantânea. Neste cenário, o Ensino Híbrido surge como um desdobramento envolvendo metodologias ativas que tem por base uma mescla entre o ensino tradicional e o ensino virtual, tornando o aluno o maior protagonista do seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, está inserido o projeto #Adote, desenvolvido com alunos do Ensino Médio, na vertente Adote um Microrganismo, e também aplicado a alunos do ensino superior, com disciplina Microbiologia Básica, oferecida para alunos curso de Odontologia da USP, na vertente Adote uma Bactéria. O projeto tem por base e objetivo a utilização do Facebook® como plataforma educacional, onde são realizadas postagens e discussões, mediadas por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. O intuito deste trabalho foi de verificar se o Ensino Híbrido desenvolvido por meio do projeto #Adote se mostra eficaz para o aprendizado dos estudantes. Além disso, devido à pandemia de COVID-19, o projeto precisou ser aplicado no modelo remoto emergencial, em função da supressão de atividades presenciais na USP. Como consequência, a avaliação do desempenho dos alunos neste novo formato de ensino-aprendizagem passou a ser um novo objetivo deste trabalho. A metodologia de avaliação empregada se baseou em questionários, aplicados em diferentes momentos, que permitiram uma avaliação cuidadosa dos resultados alcançados. Após análise das respostas dos alunos, foi possível concluir que, mesmo no formato emergencial, a metodologia de ensino empregada levou a um aumento da riqueza do discurso sobre temas de microbiologia. Resultados semelhantes foram alcançados com alunos submetidos ao treinamento nos modelos híbrido e remoto, o que permitiu um ganho de aprendizagem, aumento de conteúdos e diminuição de erros conceituais. Como principal conclusão do presente trabalho, destaca-se o fato que a metodologia empregada no projeto #Adote, em suas duas vertentes, mostrou-se com uma ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem em temas relacionados à microbiologia. |
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Utilização do ensino híbrido no ensino médio e superior com uso do Adote uma Bactéria como ferramenta para inserção das redes sociais no estudo de Microbiologia.Use of blended learning in high school and higher education using \"Adopt a Bacteria\" as a tool for the insertion of social media in the study of Microbiology.Active MethodologiesBlended LearningEmergency Remote EducationEnsino HíbridoEnsino Remoto EmergencialFacebook®Facebook®Metodologias AtivasMicrobiologiaMicrobiologyA Internet está cada vez mais presente no cotidiano dos jovens, sendo ferramenta importante quando se pensa em educação. Com os avanços da informática e telefonia móvel, consultas à rede representam etapa fundamental do aprendizado em qualquer área do conhecimento humano. De fato, a internet representa atualmente uma extensão do ambiente físico da sala de aula permitindo acesso à informação de maneira praticamente instantânea. Neste cenário, o Ensino Híbrido surge como um desdobramento envolvendo metodologias ativas que tem por base uma mescla entre o ensino tradicional e o ensino virtual, tornando o aluno o maior protagonista do seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, está inserido o projeto #Adote, desenvolvido com alunos do Ensino Médio, na vertente Adote um Microrganismo, e também aplicado a alunos do ensino superior, com disciplina Microbiologia Básica, oferecida para alunos curso de Odontologia da USP, na vertente Adote uma Bactéria. O projeto tem por base e objetivo a utilização do Facebook® como plataforma educacional, onde são realizadas postagens e discussões, mediadas por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação. O intuito deste trabalho foi de verificar se o Ensino Híbrido desenvolvido por meio do projeto #Adote se mostra eficaz para o aprendizado dos estudantes. Além disso, devido à pandemia de COVID-19, o projeto precisou ser aplicado no modelo remoto emergencial, em função da supressão de atividades presenciais na USP. Como consequência, a avaliação do desempenho dos alunos neste novo formato de ensino-aprendizagem passou a ser um novo objetivo deste trabalho. A metodologia de avaliação empregada se baseou em questionários, aplicados em diferentes momentos, que permitiram uma avaliação cuidadosa dos resultados alcançados. Após análise das respostas dos alunos, foi possível concluir que, mesmo no formato emergencial, a metodologia de ensino empregada levou a um aumento da riqueza do discurso sobre temas de microbiologia. Resultados semelhantes foram alcançados com alunos submetidos ao treinamento nos modelos híbrido e remoto, o que permitiu um ganho de aprendizagem, aumento de conteúdos e diminuição de erros conceituais. Como principal conclusão do presente trabalho, destaca-se o fato que a metodologia empregada no projeto #Adote, em suas duas vertentes, mostrou-se com uma ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem em temas relacionados à microbiologia.The Internet is increasingly present in the daily lives of young people, being an important tool when thinking about education. With the advances in computing and mobile telephony, consultations on the network represent a fundamental stage of learning in any area of human knowledge. In fact, the Internet currently represents an extension of the physical environment of the classroom, allowing access to information almost instantly. In this scenario, Blended Learning emerges as a development involving active methodologies that are based on a mix between traditional and virtual teaching, making the student the main protagonist of their learning process. In this context, the #Adote Project, developed with high school students, inserted in the Adopt a Microorganism strand, and also applied to higher education students, with Basic Microbiology discipline, offered to USP Dentistry course students, in the Adopt a Bacterium. The project has as its base and objective the use of Facebook® as an educational platform, where posts and discussions are carried out, mediated by researchers, undergraduate and graduate students. The purpose of this work was to verify if the Blended Learning developed through the #Adote project proves to be effective for the students learning. In addition, due to the COVID-19 pandemic, the project needed to be applied to the remote emergency model, due to the suppression of face-to-face activities at USP. As a result, the assessment of student performance in this new teaching-learning format has become a new objective of this work. The evaluation methodology used was based on questionnaires, applied at different times, which allowed a careful evaluation of the results achieved. After analyzing the students responses, it was possible to conclude that, even in an emergency format, the teaching methodology employed led to an increase in the richness of the discourse on microbiology topics. Similar results were achieved with students undergoing training in the hybrid and remote models, which allowed for a gain in learning, an increase in content and a decrease in conceptual errors. As the main conclusion of the presente work, the fact that the methodology used in the #Adote project, in its two aspects, proved to be an important tool for the teaching-learning process in topics related to microbiology.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Rita de Cassia CafeSantos, Camilo de LellisArmellini, Bárbara Rodrigues Cintra2021-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42132/tde-26012022-130211/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-26T13:00:29Zoai:teses.usp.br:tde-26012022-130211Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-26T13:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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