Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20012021-162540/
Resumo: Entender o transporte como fundamental para o desenvolvimento de um país é premissa básica de grandes nações. O sistema de transporte e logística viabiliza a integração nacional e internacional para a movimentação de bens e pessoas. Assim, se bem planejado e estruturado, é uma ferramenta de estímulo e facilitação. Se não, se torna um gargalo para o desenvolvimento econômico-social. Em que pese a importância da existência de um sistema de transporte eficiente e articulado, contudo, nota-se no cenário brasileiro uma histórica deficiência em infraestrutura. O valor de R$ 1,7 trilhões é o investimento mínimo estimado pela CNT em 2018 para que o país tenha um sistema de transporte moderno e livre de problemas. Dentre as modalidades de transporte, o modal aquaviário é a que mais movimenta mercadorias para o comércio exterior. E, desde quando criada e implementada, a conteinerização tem tornado o transporte de mercadorias cada vez mais eficiente. Nesse contexto, a atualização das informações da distribuição espacial logística do transporte - em especial de contêineres - em escala nacional assume um papel estratégico. Assim, o presente trabalho tem por objetivo primário caracterizar a oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso, caracterizando (1) a frota de navios porta contêineres que atracaram nos portos brasileiros, (2) as principais rotas das embarcações e (3) de forma estimada, a quantidade de contêineres ofertada nos portos brasileiros durante um ano - o que foi feito através da análise de uma base real de dados que monitorou a movimentação dos navios porta contêineres pelo mundo entre 2016 e 2017. A partir da análise, pôde-se estudar a efetividade da programação das linhas e rotas realizadas. Pôde-se averiguar que as rotas dos navios porta contêineres não são regulares como afirma a literatura, que existem portos principais e portos secundários, que as companhias marítimas estão se organizando de forma a afretar espaços nos navios, que os navios estão deixando de escalar em portos que haviam anunciado que escalariam, entre outras coisas que desafiam a literatura e o senso comum e que interferem no funcionamento do transporte marítimo de contêineres brasileiro.
id USP_9fa02642f5ada79bd5e56fe047b67444
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20012021-162540
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.Characterization of the containers supply in the Brazilian long-distance maritime transport.Brazilian logisticsContainerizationContêineresLogísticaLong distance navigationNavegação de longo cursoEntender o transporte como fundamental para o desenvolvimento de um país é premissa básica de grandes nações. O sistema de transporte e logística viabiliza a integração nacional e internacional para a movimentação de bens e pessoas. Assim, se bem planejado e estruturado, é uma ferramenta de estímulo e facilitação. Se não, se torna um gargalo para o desenvolvimento econômico-social. Em que pese a importância da existência de um sistema de transporte eficiente e articulado, contudo, nota-se no cenário brasileiro uma histórica deficiência em infraestrutura. O valor de R$ 1,7 trilhões é o investimento mínimo estimado pela CNT em 2018 para que o país tenha um sistema de transporte moderno e livre de problemas. Dentre as modalidades de transporte, o modal aquaviário é a que mais movimenta mercadorias para o comércio exterior. E, desde quando criada e implementada, a conteinerização tem tornado o transporte de mercadorias cada vez mais eficiente. Nesse contexto, a atualização das informações da distribuição espacial logística do transporte - em especial de contêineres - em escala nacional assume um papel estratégico. Assim, o presente trabalho tem por objetivo primário caracterizar a oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso, caracterizando (1) a frota de navios porta contêineres que atracaram nos portos brasileiros, (2) as principais rotas das embarcações e (3) de forma estimada, a quantidade de contêineres ofertada nos portos brasileiros durante um ano - o que foi feito através da análise de uma base real de dados que monitorou a movimentação dos navios porta contêineres pelo mundo entre 2016 e 2017. A partir da análise, pôde-se estudar a efetividade da programação das linhas e rotas realizadas. Pôde-se averiguar que as rotas dos navios porta contêineres não são regulares como afirma a literatura, que existem portos principais e portos secundários, que as companhias marítimas estão se organizando de forma a afretar espaços nos navios, que os navios estão deixando de escalar em portos que haviam anunciado que escalariam, entre outras coisas que desafiam a literatura e o senso comum e que interferem no funcionamento do transporte marítimo de contêineres brasileiro.Understanding that the transportation is fundamental to the development of a country is a basic assumption to great nations. The transportation and logistics system enables the national and international consolidation to the movement of goods and people. Therefore, if well planned and organized, is a tool of stimulation and facilitation. Otherwise, it becomes a serious bottleneck to the economic and social development of the country. Despite the importance of the existence of an efficient and articulated transportation system, however, one notes the historical infrastructure disability in the Brazilian scenario. R$ 1,7 trillion is the minimum investment estimated by CNT in 2018 to ensure that the country could have a modern and free of problems transportation system. Among the modes of transportation, the waterway modal is the one that moves more goods in the foreign trade. Besides that, since its creation and implementation, the containers are increasing the efficiency of the goods transport. In this respect, the update of information about the spatial distribution of the logistic transportation- in particular of containers - in national level, plays a strategic role. In this way, the present study has as primary goal, characterize the Brazilian supply of containers in long distance transportation, characterizing (1) the container ships fleet that docket at the Brazilian ports, (2) the main routes of this vessels and (3) on an estimated basis, the amount of containers supplied for the Brazilian ports during one year. The study was founded on one real database that tracked the moves of all container ships in the world between 2016 and 2017. Based on the analysis, it was possible to study the effectiveness of the lines and routes schedule. It was possible to conclude that the container ship routes are not as regular as has been claimed in the literature, the Ports can be major or secondary, the maritime companies are organizing themselves in order to charter space on the vessels, the vessels are not stopping at ports where they have announced they would dock, among other things that challenge the literature and the common sense and interfere in the operation of the Brazilian container maritime transportation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosAlves, Fernanda2020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20012021-162540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-26T17:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-20012021-162540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-26T17:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
Characterization of the containers supply in the Brazilian long-distance maritime transport.
title Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
spellingShingle Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
Alves, Fernanda
Brazilian logistics
Containerization
Contêineres
Logística
Long distance navigation
Navegação de longo curso
title_short Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
title_full Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
title_fullStr Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
title_full_unstemmed Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
title_sort Caracterização da oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso.
author Alves, Fernanda
author_facet Alves, Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botter, Rui Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian logistics
Containerization
Contêineres
Logística
Long distance navigation
Navegação de longo curso
topic Brazilian logistics
Containerization
Contêineres
Logística
Long distance navigation
Navegação de longo curso
description Entender o transporte como fundamental para o desenvolvimento de um país é premissa básica de grandes nações. O sistema de transporte e logística viabiliza a integração nacional e internacional para a movimentação de bens e pessoas. Assim, se bem planejado e estruturado, é uma ferramenta de estímulo e facilitação. Se não, se torna um gargalo para o desenvolvimento econômico-social. Em que pese a importância da existência de um sistema de transporte eficiente e articulado, contudo, nota-se no cenário brasileiro uma histórica deficiência em infraestrutura. O valor de R$ 1,7 trilhões é o investimento mínimo estimado pela CNT em 2018 para que o país tenha um sistema de transporte moderno e livre de problemas. Dentre as modalidades de transporte, o modal aquaviário é a que mais movimenta mercadorias para o comércio exterior. E, desde quando criada e implementada, a conteinerização tem tornado o transporte de mercadorias cada vez mais eficiente. Nesse contexto, a atualização das informações da distribuição espacial logística do transporte - em especial de contêineres - em escala nacional assume um papel estratégico. Assim, o presente trabalho tem por objetivo primário caracterizar a oferta de contêineres no transporte marítimo brasileiro de longo curso, caracterizando (1) a frota de navios porta contêineres que atracaram nos portos brasileiros, (2) as principais rotas das embarcações e (3) de forma estimada, a quantidade de contêineres ofertada nos portos brasileiros durante um ano - o que foi feito através da análise de uma base real de dados que monitorou a movimentação dos navios porta contêineres pelo mundo entre 2016 e 2017. A partir da análise, pôde-se estudar a efetividade da programação das linhas e rotas realizadas. Pôde-se averiguar que as rotas dos navios porta contêineres não são regulares como afirma a literatura, que existem portos principais e portos secundários, que as companhias marítimas estão se organizando de forma a afretar espaços nos navios, que os navios estão deixando de escalar em portos que haviam anunciado que escalariam, entre outras coisas que desafiam a literatura e o senso comum e que interferem no funcionamento do transporte marítimo de contêineres brasileiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20012021-162540/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20012021-162540/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090879906906112