SpeakArt: jogo sério para apoiar o processo de reabilitação da percepção de fala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Vinicius Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-18012023-131516/
Resumo: Introdução: A utilização de jogos para além do entretenimento e lazer é cada vez mais comum em diversas áreas, exemplificando, saúde, educação, marketing, dentre outras. Jogos possuem inúmeros elementos que mantêm a atenção das pessoas, sendo este um dos motivos de serem amplamente utilizados em inúmeras áreas de atuação humana. Os jogos utilizados para fins além do entretenimento são denominados jogos sérios. Um jogo sério com enfoque nas habilidades específicas trabalhadas pelo fonoaudiólogo, portanto, constituirá uma ferramenta para auxiliar no processo de gerenciamento dos distúrbios de fala em crianças. Objetivo: Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento e a avaliação de um jogo sério com enfoque no reconhecimento de imagens e palavras do teste PERCEFAL. Método: Como mecânica de jogo propôs-se um jogo da memória, tendo-se como enfoque as palavras do teste PERCEFAL. O teste permite avaliar a habilidade da criança de identificar contrastes fonológicos em pares mínimos de palavras pré-gravadas. Uma das fases do teste é o treino do reconhecimento de 114 palavras, portanto, a mecânica do jogo da memória abrange todas as palavras usadas no teste PERCEFAL. Para o desenvolvimento foi utilizado o motor de jogo Unity, seguindo-se as seguintes as fases de: Pré-produção; Produção; e Pós-produção. O jogo foi avaliado por profissionais das áreas da Ciência da Computação, Design e Fonoaudiologia. Para a avaliação foi desenvolvido um formulário no Google Forms com 8 questões relacionadas à: facilidade de uso, funcionalidade, clareza, interface com usuário, simplicidade de navegação, satisfação, ludicidade e necessidade do manual. As respostas dos avaliadores foram registradas em escala Likert de 5 pontos, onde 1 foi considerado péssimo e 5 foi considerado ótimo. Resultado: O jogo da memória desenvolvido teve como público-alvo crianças na faixa etária de 3 a 7 anos, mas sem restrições para aplicação em público mais velho. O jogo foi projetado para plataforma Windows com acesso gratuito. Conforme a mecânica do jogo da memória, ao iniciar a atividade é apresentado ao jogador um conjunto de cartas que se encontram viradas para baixo. Ao clicar em uma carta, a imagem é revelada e o jogador escuta o som da palavra associada à imagem, possibilitando que uma imagem anteriormente não reconhecida pelo jogador possa ser associada à palavra que o jogador escutou. Quando o resultado da avaliação do jogo foi considerado em sua totalidade, verificou-se uma pontuação média geral de 4,4 (máximo possível=5) indicando que os aspectosinvestigados (facilidade, funcionalidade, clareza, interface, navegação, satisfação, ludicidade, manual) receberam ótima pontuação. Conclusão: A pesquisa resultou num jogo da memória onde fonoaudiólogos poderão trabalhar o reconhecimento das imagens/palavras usadas no teste PERCEFAL, otimizando a etapa inicial do teste. O resultado da avaliação apontou que foi possível entregar um jogo intuitivo, dinâmico e lúdico com a possibilidade de configurar-se partidas (rodadas) de forma dinâmica.
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Objetivo: Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento e a avaliação de um jogo sério com enfoque no reconhecimento de imagens e palavras do teste PERCEFAL. Método: Como mecânica de jogo propôs-se um jogo da memória, tendo-se como enfoque as palavras do teste PERCEFAL. O teste permite avaliar a habilidade da criança de identificar contrastes fonológicos em pares mínimos de palavras pré-gravadas. Uma das fases do teste é o treino do reconhecimento de 114 palavras, portanto, a mecânica do jogo da memória abrange todas as palavras usadas no teste PERCEFAL. Para o desenvolvimento foi utilizado o motor de jogo Unity, seguindo-se as seguintes as fases de: Pré-produção; Produção; e Pós-produção. O jogo foi avaliado por profissionais das áreas da Ciência da Computação, Design e Fonoaudiologia. Para a avaliação foi desenvolvido um formulário no Google Forms com 8 questões relacionadas à: facilidade de uso, funcionalidade, clareza, interface com usuário, simplicidade de navegação, satisfação, ludicidade e necessidade do manual. As respostas dos avaliadores foram registradas em escala Likert de 5 pontos, onde 1 foi considerado péssimo e 5 foi considerado ótimo. Resultado: O jogo da memória desenvolvido teve como público-alvo crianças na faixa etária de 3 a 7 anos, mas sem restrições para aplicação em público mais velho. O jogo foi projetado para plataforma Windows com acesso gratuito. Conforme a mecânica do jogo da memória, ao iniciar a atividade é apresentado ao jogador um conjunto de cartas que se encontram viradas para baixo. Ao clicar em uma carta, a imagem é revelada e o jogador escuta o som da palavra associada à imagem, possibilitando que uma imagem anteriormente não reconhecida pelo jogador possa ser associada à palavra que o jogador escutou. Quando o resultado da avaliação do jogo foi considerado em sua totalidade, verificou-se uma pontuação média geral de 4,4 (máximo possível=5) indicando que os aspectosinvestigados (facilidade, funcionalidade, clareza, interface, navegação, satisfação, ludicidade, manual) receberam ótima pontuação. Conclusão: A pesquisa resultou num jogo da memória onde fonoaudiólogos poderão trabalhar o reconhecimento das imagens/palavras usadas no teste PERCEFAL, otimizando a etapa inicial do teste. O resultado da avaliação apontou que foi possível entregar um jogo intuitivo, dinâmico e lúdico com a possibilidade de configurar-se partidas (rodadas) de forma dinâmica.Introduction: The use of games in addition to entertainment and leisure is increasingly common in several areas, exemplifying, health, education, marketing, among others. Games have numerous elements that keep people\'s attention, which is one of the reasons they are widely used in many areas of human activity. Games used for purposes other than entertainment are called serious games. A serious game focused on the specific skills worked by the speech therapist, therefore, will constitute a tool to assist in the process of managing speech disorders in children. Objective: This project aimed to develop and evaluate a serious game focusing on the recognition of images and words in the PERCEFAL test. Method: As game mechanics, a memory game was proposed, focusing on the words of the PERCEFAL test. The test allows assessing the child\'s ability to identify phonological contrasts in minimal pairs of pre-recorded words. One of the phases of the test is the training of recognition of 114 words, therefore, the mechanics of the memory game covers all the words used in the PERCEFAL test. The game engine Unity was used to develop the game, following the following phases: Preproduction; Production; and Post-production. The game was evaluated by professionals in the fields of computer science, design and speech therapy. For the evaluation, a form was developed in Google Forms with 8 questions regarding: ease of use, functionality, clarity, user interface, navigation simplicity, satisfaction, playfulness, and need for the manual. The evaluators\' responses were recorded on a 5-point Likert scale, where 1 was considered very bad and 5 was considered excellent. Result: The memory game developed was aimed at children aged between 3 and 7 years, but without restrictions for application to an older audience. The game is designed for Windows platform with free access. According to the mechanics of the memory game, when starting the activity, the player is presented with a set of cards that are face down. By clicking on a card, the image is revealed and the player hears a recording of the word being represented in the image, allowing an image previously not recognized by the player to be associated with the word that the player heard. When the game evaluation result was considered in its entirety, there was an overall average score of 4.4 (maximum possible=5) indicating that the investigated aspects (ease, functionality, clarity, interface, navigation, satisfaction, playfulness, manual) received high scores. Conclusion: The research resulted in a memory game wherespeech therapists can work on the recognition of images/words used in the PERCEFAL test, optimizing the initial stage of the test. The result of the evaluation conducted by professionals in computer science, design and speech therapy showed that it was possible to deliver an intuitive, dynamic and playful game with the possibility of dynamically configuring matches (rounds).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDutka, Jeniffer de Cassia RilloAndrade, Vinicius Santos2022-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-18012023-131516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-27T11:33:20Zoai:teses.usp.br:tde-18012023-131516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-27T11:33:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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