IComparação entre três métodos de ensino (analítico, todo-parte, global em forma de jogo), na aprendizagem de futebol em crianças com idade média de 10 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39131/tde-31052022-132331/ |
Resumo: | Com esse experimento testou-se três metodologias de ensino, método analítico, método todo-parte e método global em forma de jogo, na aprendizagem de habilidades técnicas de futebol bem como no rendimento dessas técnicas nos jogos inter-grupos. A amostra foi composta por cento e cinquenta sujeitos na faixa etária média de 10 anos de idade, alunos do Colégio Santa Cruz da cidade de São Paulo da rede particular de ensino, do sexo masculino, cor branca, nível sócio econômico médio alto e sem iniciação anterior na modalidade de futebol. Os sujeitos foram distribuídos em número igual, em dois grupos experimentais e um grupo de controle. O grupo experimental 1 foi submetido a um programa de futebol através das técnicas do método analítico e o grupo experimental 2 submetido ao mesmo programa, porém orientado pelas técnicas do método todo-parte. Com o grupo controle o desenvolvimento das habilidades técnicas foi realizado sem qualquer programação orientada. Os sujeitos praticaram o futebol somente em forma de jogo, visando a aprendizagem dos fundamentos pela prática do jogo propriamente dito. O experimento foi realizado no segundo semestre letivo de 1980 e os resultados obtidos através da aplicação de uma bateria de testes técnicos, mostraram que as três metodologias de ensino foram eficientes na aprendizagem de habilidades técnicas. Apresentando porém o método analítico, uma evolução maior do que o método global em forma de jogo. Na análise dos resultados dos jogos inter-grupos, constatou-se que houve no confronto direto entre as equipes do método analítico e método global em forma de jogo, uma equivalência de resultados em número de pontos ganhos.Na comparação entre as metodologias de ensino, os dados obtidos mostraram diferenças significativas a favor do método todo-parte nos testes técnicos e nos jogos inter-grupos, em relação ao método analítico e ao método global em forma de jogo |
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IComparação entre três métodos de ensino (analítico, todo-parte, global em forma de jogo), na aprendizagem de futebol em crianças com idade média de 10 anosComparison between three teaching methods (analytical, whole-part, global in the form of a game), in football learning in children with an average age of 10 yearsFootballFutebolJogoMatchMétodos de ensinoTeaching methodsCom esse experimento testou-se três metodologias de ensino, método analítico, método todo-parte e método global em forma de jogo, na aprendizagem de habilidades técnicas de futebol bem como no rendimento dessas técnicas nos jogos inter-grupos. A amostra foi composta por cento e cinquenta sujeitos na faixa etária média de 10 anos de idade, alunos do Colégio Santa Cruz da cidade de São Paulo da rede particular de ensino, do sexo masculino, cor branca, nível sócio econômico médio alto e sem iniciação anterior na modalidade de futebol. Os sujeitos foram distribuídos em número igual, em dois grupos experimentais e um grupo de controle. O grupo experimental 1 foi submetido a um programa de futebol através das técnicas do método analítico e o grupo experimental 2 submetido ao mesmo programa, porém orientado pelas técnicas do método todo-parte. Com o grupo controle o desenvolvimento das habilidades técnicas foi realizado sem qualquer programação orientada. Os sujeitos praticaram o futebol somente em forma de jogo, visando a aprendizagem dos fundamentos pela prática do jogo propriamente dito. O experimento foi realizado no segundo semestre letivo de 1980 e os resultados obtidos através da aplicação de uma bateria de testes técnicos, mostraram que as três metodologias de ensino foram eficientes na aprendizagem de habilidades técnicas. Apresentando porém o método analítico, uma evolução maior do que o método global em forma de jogo. Na análise dos resultados dos jogos inter-grupos, constatou-se que houve no confronto direto entre as equipes do método analítico e método global em forma de jogo, uma equivalência de resultados em número de pontos ganhos.Na comparação entre as metodologias de ensino, os dados obtidos mostraram diferenças significativas a favor do método todo-parte nos testes técnicos e nos jogos inter-grupos, em relação ao método analítico e ao método global em forma de jogoThis experiment tested three teaching methodologies, the part method as a Game in the learning of technical skills of soccer as well as the results of these techniques in intergroup games. The sampling comprised one hundred and fifty students from Colégio Santa Cruz, a private high school of the city of São Paulo. The subjects were white male, average age 10 years, high-middle socioeconomic level and without previous experience in playing soccer. They were divided into three groups of equal number of elements, two of them being experimental groups and the other one, a control group. The experimental group I underwent a soccer program using the part method techniques, and the experimental group II was subjected to the same program but guided by the whole part method techniques. The control group did not have any programmed guidance in the development of technical skills. The subjects practiced soccer as a game only, aiming at the learning of the principles just by playing the game itself. The experiment was carried out during the second semester of 1980, and the results obtained through the application of tests showed that the three teaching methodology were efficient in the learning process of technical abilities although the part method had demonstrated a greater evolution than the whole method as a game. In analyzing the results of intergroup games it became evident that there was an equivalence of results in the number of gained points when the teams using the part method and the whole method as a game were directly confronted. In comparing the teaching methodologies, data obtained pointed out significant differences in favor of the whole-part method regarding technical tests and intergroup games in relation to the part method and the whole methods as a gameBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Cyro deMesquita, Clodoaldo Paulo de1981-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39131/tde-31052022-132331/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-01T16:09:22Zoai:teses.usp.br:tde-31052022-132331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-01T16:09:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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