Seleção genética da exploração dos braços abertos por ratos albinos e seu efeito na emocionalidade e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-13082015-112204/ |
Resumo: | A seleção genética de comportamentos relacionados a um componente emocional do tipo ansiedade, associada ao estudo das possíveis influências desse traço sobre outros componentes emocionais como o medo, impulsividade e tarefas de aprendizagem aversiva, podem contribuir para o entendimento da ansiedade, bem como, fornecer uma base sólida para investigações neurofisiológicas, bioquímicas e moleculares da mesma. Assim, o presente trabalho selecionou duas linhagens de ratos da linhagem Wistar: uma com característica de alta exploração dos braços abertos do labirinto em cruz-elevado (Filô-HE) e outra com baixa exploração desses braços (Filô-LE), e comparou os efeitos da seleção dessas duas linhagens sobre comportamentos associados à ansiedade, medo, impulsividade e aprendizagem aversiva. Para isso, um lote de animais fornecidos pelo Biotério Central da USP-RP foram distribuídos em dois grupos distintos: (1) os que apresentavam maior exploração dos braços abertos do Labirinto em Cruz Elevado (LCE) - (Filô-HE) e (2) os com menor exploração desses braços (Filô-LE) ao longo de doze gerações (de S1 a S12, sem contar o grupo inicial do qual derivam as gerações). Na sexta, nona e décima segunda gerações, os animais foram submetidos aos seguintes testes comportamentais: LCE, Campo Aberto (somente na décima segunda), esquiva passiva, labirinto aquático de Morris (somente na décima segunda), sobressalto (que avalia a resposta de medo), e gradiente de aversão elevado (desenvolvido em nosso laboratório para medir impulsividade). Os dados indicaram a seleção de duas linhagens de ratos Wistar com características distintas para a exploração dos braços abertos do LCE. De um lado, foi selecionada a linhagem Filô-HE, que possui como principal característica, altos índices de exploração de ambientes que geralmente são evitados por outros animais. De outro, foi selecionada (até a oitava geração), a linhagem Filô-LE, que explorava muito pouco ambientes potencialmente aversivos. Tais resultados podem ser interpretados, respectivamente, como (a) baixa e alta frequência de comportamentos associados à ansiedade e medo, (b) baixa e alta frequência de comportamentos associados à impulsividade, (c) altos e baixos níveis de dificuldade na aprendizagem relacionada a memórias emocionais, ou (d) até mesmo o efeito conjunto de todas essas características comportamentais. Porém, para um conhecimento mais confiável, é necessário que os estudos supracitados passem a explorar aspectos neurofisiológicos, psicofarmacológicos, bioquímicos e genéticos, ampliando a investigação dos componentes emocionais selecionados. Bem como, promovendo um controle mais rígido dos traços selecionados e de suas relações com outros componentes que possam interferir na seleção |
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Seleção genética da exploração dos braços abertos por ratos albinos e seu efeito na emocionalidade e aprendizagemGenetic selection of an elevated plus-maze open arms by albino rats and its effect in emotion and learning.AnsiedadeAnxietyAprendizagem aversivaAversive learning.Bidirectional genetic selectionComportamento exploratórioExploratory behaviorFearImpulsividadeImpulsivityMedoSeleção genética bidirecionalA seleção genética de comportamentos relacionados a um componente emocional do tipo ansiedade, associada ao estudo das possíveis influências desse traço sobre outros componentes emocionais como o medo, impulsividade e tarefas de aprendizagem aversiva, podem contribuir para o entendimento da ansiedade, bem como, fornecer uma base sólida para investigações neurofisiológicas, bioquímicas e moleculares da mesma. Assim, o presente trabalho selecionou duas linhagens de ratos da linhagem Wistar: uma com característica de alta exploração dos braços abertos do labirinto em cruz-elevado (Filô-HE) e outra com baixa exploração desses braços (Filô-LE), e comparou os efeitos da seleção dessas duas linhagens sobre comportamentos associados à ansiedade, medo, impulsividade e aprendizagem aversiva. Para isso, um lote de animais fornecidos pelo Biotério Central da USP-RP foram distribuídos em dois grupos distintos: (1) os que apresentavam maior exploração dos braços abertos do Labirinto em Cruz Elevado (LCE) - (Filô-HE) e (2) os com menor exploração desses braços (Filô-LE) ao longo de doze gerações (de S1 a S12, sem contar o grupo inicial do qual derivam as gerações). Na sexta, nona e décima segunda gerações, os animais foram submetidos aos seguintes testes comportamentais: LCE, Campo Aberto (somente na décima segunda), esquiva passiva, labirinto aquático de Morris (somente na décima segunda), sobressalto (que avalia a resposta de medo), e gradiente de aversão elevado (desenvolvido em nosso laboratório para medir impulsividade). Os dados indicaram a seleção de duas linhagens de ratos Wistar com características distintas para a exploração dos braços abertos do LCE. De um lado, foi selecionada a linhagem Filô-HE, que possui como principal característica, altos índices de exploração de ambientes que geralmente são evitados por outros animais. De outro, foi selecionada (até a oitava geração), a linhagem Filô-LE, que explorava muito pouco ambientes potencialmente aversivos. Tais resultados podem ser interpretados, respectivamente, como (a) baixa e alta frequência de comportamentos associados à ansiedade e medo, (b) baixa e alta frequência de comportamentos associados à impulsividade, (c) altos e baixos níveis de dificuldade na aprendizagem relacionada a memórias emocionais, ou (d) até mesmo o efeito conjunto de todas essas características comportamentais. Porém, para um conhecimento mais confiável, é necessário que os estudos supracitados passem a explorar aspectos neurofisiológicos, psicofarmacológicos, bioquímicos e genéticos, ampliando a investigação dos componentes emocionais selecionados. Bem como, promovendo um controle mais rígido dos traços selecionados e de suas relações com outros componentes que possam interferir na seleçãoThe genetic selection of behaviors related to an anxiety-like emotional component, associated to the study of the possible influences of this trait over other emotional components like fear, impulsivity and aversive learning, can contribute to the understanding of anxiety as well as supply a solid basis for its neurophysiological, biochemical and molecular investigation. Thus, the present work selected two strains of Wistar rats: one characterized by a high exploration of the open arms of an elevated plus-maze (Filô-HE) and another with a low exploration of these arms (Filô-LE), and compared the effects of such a selection on behaviors associated with anxiety, fear, impulsivity and aversive learning. For this, a batch of animals supplied by the animal house of the USP at Ribeirão Preto were distributed into two distinct groups: (1) one presenting more exploration of the open arms of an elevated plus-maze (EPM) Filô-HE and (2) one with less open arm exploration Filô-LE along twelve generations (from S1 to S12, not counting the initial group from which all generations derived). On the sixth, ninth and twelfth generations the animals were submitted to the following behavioral tests: LCE, open-field (only in the twelfth generation), passive avoidance, Morris aquatic maze (only in the twelfth generation), startle (which evaluates a fear response), and elevated aversion gradient (developed in our laboratory to measure impulsivity). The data indicated a selection of two Wistar rats strains with distinct characteristics concerning the exploration of the open arms of and EPM. On the one hand, the strain Filô-HE was selected exhibiting as the main characteristic high measures of exploration of environments which are usually avoided by other animals. On the other hand, the strain Filô-LE was selected (up to the eighth generation) exhibiting very little exploration of potentially dangerous environments. These results may be interpreted as, respectively, (a) low and high frequency of behaviors associated to anxiety and fear, (b) low and high frequency of behaviors associated to impulsivity, (c) high and low levels of difficulty in learning related to emotional memories, or (d) even the joint effect of all these behavioral characteristics. However, for a more reliable knowledge it is necessary that the studies above begin to explore neurophysiological, psychopharmacological, biochemical and genetic aspects, broadening the investigation ot hte selected emotional components, as well as promoting a more strict control of the selected traits and of its relations with other components that may interfere in the selectionBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Silvio Morato deBrito, Thiago Marques de2015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-13082015-112204/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-13082015-112204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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