A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Cristina Christov Pinesso
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-26062007-144244
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas de professoras das séries iniciais relacionadas às questões ambientais. As escolas participantes estão situadas no distrito Anhanguera, região noroeste da cidade de São Paulo. Para compreender como ocorrem estas práticas, aplicamos questionários de perguntas abertas e fechadas que versavam sobre: a) o contexto em que as escolas se inserem; b) os temas desenvolvidos relacionados às questões ambientais; c) os objetivos estabelecidos para o trabalho; d) as estratégias estabelecidas e materiais utilizados; e) avaliação. Num segundo momento, trabalhamos com a metodologia do grupo focal, buscando aprofundar aspectos surgidos a partir dos questionários. Concluímos que as professoras das séries iniciais desenvolvem projetos envolvendo as questões ambientais e que a consciência sobre a importância deste trabalho é uma realidade presente, embora existam lacunas no que se refere ao fazer pedagógico - relacionadas ao planejamento e reflexão sobre a prática - e às concepções sobre natureza e educação ambiental. Apesar destas dificuldades, o trabalho das professoras é relevante e significativo, pois se insere no movimento de construção dos saberes ambientais no ensino formal
id USP_a0177c6a76bea7d5bb8ba89dd8098b5f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26062007-144244
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo The environmental issues in the primary school: the teachers´work in Anhangüera district (São Paulo, Brazil) 2006-07-07Sueli Angelo FurlanPedro Roberto JacobiNidia Nacib PontuschkaDenise Cristina Christov PinessoUniversidade de São PauloGeografia (Geografia Física)USPBR Didactic of primary school levels Didática das séries iniciais Educação ambiental Ensino fundamental Environmental Education Formação de professores Primary school Teacher's formation Esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas de professoras das séries iniciais relacionadas às questões ambientais. As escolas participantes estão situadas no distrito Anhanguera, região noroeste da cidade de São Paulo. Para compreender como ocorrem estas práticas, aplicamos questionários de perguntas abertas e fechadas que versavam sobre: a) o contexto em que as escolas se inserem; b) os temas desenvolvidos relacionados às questões ambientais; c) os objetivos estabelecidos para o trabalho; d) as estratégias estabelecidas e materiais utilizados; e) avaliação. Num segundo momento, trabalhamos com a metodologia do grupo focal, buscando aprofundar aspectos surgidos a partir dos questionários. Concluímos que as professoras das séries iniciais desenvolvem projetos envolvendo as questões ambientais e que a consciência sobre a importância deste trabalho é uma realidade presente, embora existam lacunas no que se refere ao fazer pedagógico - relacionadas ao planejamento e reflexão sobre a prática - e às concepções sobre natureza e educação ambiental. Apesar destas dificuldades, o trabalho das professoras é relevante e significativo, pois se insere no movimento de construção dos saberes ambientais no ensino formal The objective of this research was to investigate the actual work of primary school teachers on environmental issues. The participant schools are located on the Anhangüera district, northwest region of the city of São Paulo. To understand how that work is carried out, we applied a questionnaire focusing on: a) the set up in which the schools are operating; b) the themes developed within environmental issues; c) the objectives established for the work; d) the strategies established and the materials used; e) evaluation. On a second phase, we have worked with the method of focal group, aiming to deal with the emerging elements from the answered questions. We concluded that the primary school teachers do develop environmental issues projects and that the awareness on the importance of that kind of work is an actual reality, although there are some shortcoming on the pedagogical practice - related to the planning and the self-thought on the practice - and on the nature and environmental education conceptions. Inspite of those difficulties, the work of the teachers is relevant and meaningful, because it is part of the construction of the environmental knowledge at a level of formal education https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-26062007-144244info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:12:26Zoai:teses.usp.br:tde-26062007-144244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:20:20.338453Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The environmental issues in the primary school: the teachers´work in Anhangüera district (São Paulo, Brazil)
title A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
spellingShingle A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
Denise Cristina Christov Pinesso
title_short A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
title_full A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
title_fullStr A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
title_full_unstemmed A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
title_sort A questão ambiental nas séries iniciais: práticas de professoras do distrito Anhanguera - São Paulo
author Denise Cristina Christov Pinesso
author_facet Denise Cristina Christov Pinesso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sueli Angelo Furlan
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pedro Roberto Jacobi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nidia Nacib Pontuschka
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise Cristina Christov Pinesso
contributor_str_mv Sueli Angelo Furlan
Pedro Roberto Jacobi
Nidia Nacib Pontuschka
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas de professoras das séries iniciais relacionadas às questões ambientais. As escolas participantes estão situadas no distrito Anhanguera, região noroeste da cidade de São Paulo. Para compreender como ocorrem estas práticas, aplicamos questionários de perguntas abertas e fechadas que versavam sobre: a) o contexto em que as escolas se inserem; b) os temas desenvolvidos relacionados às questões ambientais; c) os objetivos estabelecidos para o trabalho; d) as estratégias estabelecidas e materiais utilizados; e) avaliação. Num segundo momento, trabalhamos com a metodologia do grupo focal, buscando aprofundar aspectos surgidos a partir dos questionários. Concluímos que as professoras das séries iniciais desenvolvem projetos envolvendo as questões ambientais e que a consciência sobre a importância deste trabalho é uma realidade presente, embora existam lacunas no que se refere ao fazer pedagógico - relacionadas ao planejamento e reflexão sobre a prática - e às concepções sobre natureza e educação ambiental. Apesar destas dificuldades, o trabalho das professoras é relevante e significativo, pois se insere no movimento de construção dos saberes ambientais no ensino formal
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-26062007-144244
url https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-26062007-144244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Geografia (Geografia Física)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503065373507584