O falar do outro é o falar de si? Novos contingentes populacionais de São Paulo vistos por professores de Ciências Humanas no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edgar Correia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-17052019-114703
Resumo: O trabalho dos docentes está balizado pelas mais diversas referências: documentos oficiais, realidades e direções escolares, pressões da comunidade escolar, escolhas individuais. Este trabalho resulta de pesquisa sobre essas referências, especialmente no que tange aos discursos sobre os fluxos migratórios recentes (de aproximadamente 50 anos para cá), vindos de outros países latino-americanos para o Brasil, principalmente para São Paulo. A partir das referências da História Oral, ouvimos as vozes de professores que fizeram (ou não) a opção por tratar desse assunto, como forma de compreender o quanto ainda devemos refletir sobre a necessidade de temas do real vivido fazerem parte dos planejamentos escolares.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O falar do outro é o falar de si? Novos contingentes populacionais de São Paulo vistos por professores de Ciências Humanas no Ensino Médio The talk of (from) the other is the talking of (from) you? New population contingents of São Paulo seen by professors of Human Sciences in High School 2018-12-10Zilda Marcia Gricoli IokoiFrancione Oliveira CarvalhoWagner Tadeu IgleciasOdair da Cruz PaivaEdgar CorreiaUniversidade de São PauloHumanidades, Direitos e Outras LegitimidadesUSPBR Atividade Docente Ciências Humanas Currículo Curriculum Ensino médio High school Imigração Immigration Social sciences Teaching activities O trabalho dos docentes está balizado pelas mais diversas referências: documentos oficiais, realidades e direções escolares, pressões da comunidade escolar, escolhas individuais. Este trabalho resulta de pesquisa sobre essas referências, especialmente no que tange aos discursos sobre os fluxos migratórios recentes (de aproximadamente 50 anos para cá), vindos de outros países latino-americanos para o Brasil, principalmente para São Paulo. A partir das referências da História Oral, ouvimos as vozes de professores que fizeram (ou não) a opção por tratar desse assunto, como forma de compreender o quanto ainda devemos refletir sobre a necessidade de temas do real vivido fazerem parte dos planejamentos escolares. The teaching practice is based on the most diverse references: official documents, school realities and directions, pressures of the school community, individual choices. This work results from research on these references, especially with regard to discourses on recent migratory flows (from approximately 50 years to here), from other Latin American countries to Brazil, especially to São Paulo. From the Oral History references, we hear the voices of teachers who have (or have not) chosen to deal with this subject, as a way of understanding how much we still have to reflect on the need for themes of lived reality to be part of school planning. https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-17052019-114703info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:12:02Zoai:teses.usp.br:tde-17052019-114703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:47:57.619044Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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