A gênese da inovação em startups, unicórnios e empresas altamente inovadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Del Rey
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-11072020-113201
Resumo: Atualmente, a inovação torna-se um dos aspectos mais importantes em um ambiente de negócios. Em um mundo sob contínua transformação, inovar tornou-se mais do que uma questão de estabelecer uma vantagem competitiva, tornou-se uma questão de sobrevivência. Esta tese explora como funcionam as práticas de inovação na fase \"Front-End of Innovation\" de empresas Startups, Unicórnios e grandes empresas inovadoras. Como base em um novo framework conceitual, chamado de Direcionadores de Inovação, composto de quatro direcionadores: Fontes de Insight, Ambientes e Sistemas de Incentivo, Capacidade e Conhecimento e, Propósito da Inovação, o autor identifica similaridades e diferenças em relação aos processos de inovação adotados por nove organizações pesquisadas. Através dos casos estudados são também avaliados: os diferentes processos de inovação utilizados para inovações incrementais, radicais e disruptivas, e inovações em Produtos & Serviços, Processos e Modelos de Negócio; instrumentos de redução de incertezas e validação de mercado; e ferramentas de inovação utilizadas. Nesta tese, o autor apresenta cinco contribuições originais: (1) valida-se o framework conceitual dos quatro Direcionadores de Inovação como um framework útil para a gestão da inovação, (2) sugere-se sete principais modelos de processos de gestão da gênese da inovação na etapa do Front-End of Innovation, (3) compreende-se, de forma mais aprofundada os processos de inovação utilizados no Front-End of Innovation de empresas brasileiras, (4) destacam-se diferenças fundamentais de três categorias de empresas: Startups, Unicórnios e Grandes Empresas inovadoras, e, (5) sugere-se critérios complementares ao valor de mercado para a definição de startups Unicórnios. O estudo faz importante contribuições para acadêmicos e gestores de inovação, bem como aponta para alguns caminhos muito promissores para novas pesquisas.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A gênese da inovação em startups, unicórnios e empresas altamente inovadoras The genesis of innovation in startups, unicorns and highly innovative companies 2020-04-30Paulo Roberto FeldmannAndré Leme FleuryLuis Fernando Ascenção GuedesRenata Giovinazzo SpersAlexandre Del ReyUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Front-end of innovation Front-end of innovation Gestão da inovação Innovation Innovation management Inovação Startup Startup Unicorn Unicórnio Atualmente, a inovação torna-se um dos aspectos mais importantes em um ambiente de negócios. Em um mundo sob contínua transformação, inovar tornou-se mais do que uma questão de estabelecer uma vantagem competitiva, tornou-se uma questão de sobrevivência. Esta tese explora como funcionam as práticas de inovação na fase \"Front-End of Innovation\" de empresas Startups, Unicórnios e grandes empresas inovadoras. Como base em um novo framework conceitual, chamado de Direcionadores de Inovação, composto de quatro direcionadores: Fontes de Insight, Ambientes e Sistemas de Incentivo, Capacidade e Conhecimento e, Propósito da Inovação, o autor identifica similaridades e diferenças em relação aos processos de inovação adotados por nove organizações pesquisadas. Através dos casos estudados são também avaliados: os diferentes processos de inovação utilizados para inovações incrementais, radicais e disruptivas, e inovações em Produtos & Serviços, Processos e Modelos de Negócio; instrumentos de redução de incertezas e validação de mercado; e ferramentas de inovação utilizadas. Nesta tese, o autor apresenta cinco contribuições originais: (1) valida-se o framework conceitual dos quatro Direcionadores de Inovação como um framework útil para a gestão da inovação, (2) sugere-se sete principais modelos de processos de gestão da gênese da inovação na etapa do Front-End of Innovation, (3) compreende-se, de forma mais aprofundada os processos de inovação utilizados no Front-End of Innovation de empresas brasileiras, (4) destacam-se diferenças fundamentais de três categorias de empresas: Startups, Unicórnios e Grandes Empresas inovadoras, e, (5) sugere-se critérios complementares ao valor de mercado para a definição de startups Unicórnios. O estudo faz importante contribuições para acadêmicos e gestores de inovação, bem como aponta para alguns caminhos muito promissores para novas pesquisas. Today, innovation becomes one of the most important aspects in a business environment. In a world in continuous transformation, innovation has become more than a question of establishing a competitive advantage, it has become a question of survival. This dissertation explores how innovation practices work in the \"Front-End of Innovation\" phase of startups, unicorns and large innovative companies. Based on a new conceptual framework, called Innovation Drivers, composed of four drivers: Insight Sources, Incentive Systems and Environments, Capacity and Knowledge and, Purpose, the author identifies similarities and differences in relation to the innovation processes adopted by nine organizations surveyed. Through the cases studied are also evaluated: the different innovation processes used for incremental, radical and disruptive innovations, and innovations in Products & Services, Processes and Business Models; instruments for reducing uncertainties and market validation; and innovation tools used. In this dissertation, the author presents five original contributions: (1) the conceptual framework of the four Innovation Drivers is validated as a useful framework for innovation management, (2) seven main models of management processes for the genesis of innovation in the Front-End of Innovation stage are suggested, (3) the innovation processes used in the Front-End of Innovation of Brazilian companies are more deeply understood, (4) fundamental differences of three categories of companies, Startups, Unicorns and Innovative large companies, are highlighted, and, (5), complementary criteria to the market value for the definition of unicorns is suggested. The study makes important contributions to academics and innovation managers, as well as pointing to some very promising paths for new research https://doi.org/10.11606/T.12.2020.tde-11072020-113201info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:42:38Zoai:teses.usp.br:tde-11072020-113201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:30:07.128548Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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