ECO-Kanban: sistematização no reaproveitamento de resíduos industriais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13122011-112905/ |
Resumo: | Alguns fatores influenciam a competitividade das organizações na atualidade, frente às empresas globais: a utilização de tecnologia de ponta, a difusão do conhecimento, a preocupação com questões ambientais, entre outros. Este último fator tem sido de grande interesse, devido a todas as mudanças que o mundo tem enfrentado. Para todas as empresas, a busca pela mudança de processos e pela extinção de atividades poluidoras não tem sido muito fácil. Uma das maiores dificuldades é inserir ações de reaproveitamento nas atividades do dia a dia da empresa, aproveitando práticas que vem sendo utilizadas com resultados positivos. Sistemas de administração da produção, ferramentas como kanban podem ser um dos exemplos destas práticas, ou seja, a sistematização das informações consideradas vitais para a empresa. Este trabalho tem o objetivo de propor um modelo de sistematização das informações sobre resíduos, através da utilização do kanban, como forma de auxiliar o reaproveitamento destes resíduos entre membros da cadeia produtiva. A metodologia proposta é tanto experimental, do modelo em teste, uma vez que o modelo foi testado por quatro empresas, como observação participante e a abordagem é triangular, onde os aspectos qualitativos e quantitativos foram somados para buscar os dados necessários à concepção do modelo. Os resultados obtidos mostraram que quando a informação da quantidade e freqüência de geração do resíduo é sistematizada, ou seja, é disponibilizada pela empresa cliente de forma repetitiva e contínua, como parte integrante de todo o sistema de informação, outra empresa da cadeia não só reaproveita este resíduo como também providencia adequadamente os recursos necessários para a realização deste fluxo de reaproveitamento. A conclusão a que se chegou foi de que a informação sistematizada para ambas as empresas é importante, principalmente para o planejamento do reaproveitamento do resíduo, pois, quando a sua geração for inevitável, sua disposição precisará de todos os tipos de recursos para que seja feita adequadamente. |
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ECO-Kanban: sistematização no reaproveitamento de resíduos industriais.ECO-Kanban: systematization of recycling of industrial waste.Industrial wasteKanbanKanbanLogística reversaReaproveitamentoRecyclingResíduos industriaisReverse logisticsSistematizaçãoSystematizationAlguns fatores influenciam a competitividade das organizações na atualidade, frente às empresas globais: a utilização de tecnologia de ponta, a difusão do conhecimento, a preocupação com questões ambientais, entre outros. Este último fator tem sido de grande interesse, devido a todas as mudanças que o mundo tem enfrentado. Para todas as empresas, a busca pela mudança de processos e pela extinção de atividades poluidoras não tem sido muito fácil. Uma das maiores dificuldades é inserir ações de reaproveitamento nas atividades do dia a dia da empresa, aproveitando práticas que vem sendo utilizadas com resultados positivos. Sistemas de administração da produção, ferramentas como kanban podem ser um dos exemplos destas práticas, ou seja, a sistematização das informações consideradas vitais para a empresa. Este trabalho tem o objetivo de propor um modelo de sistematização das informações sobre resíduos, através da utilização do kanban, como forma de auxiliar o reaproveitamento destes resíduos entre membros da cadeia produtiva. A metodologia proposta é tanto experimental, do modelo em teste, uma vez que o modelo foi testado por quatro empresas, como observação participante e a abordagem é triangular, onde os aspectos qualitativos e quantitativos foram somados para buscar os dados necessários à concepção do modelo. Os resultados obtidos mostraram que quando a informação da quantidade e freqüência de geração do resíduo é sistematizada, ou seja, é disponibilizada pela empresa cliente de forma repetitiva e contínua, como parte integrante de todo o sistema de informação, outra empresa da cadeia não só reaproveita este resíduo como também providencia adequadamente os recursos necessários para a realização deste fluxo de reaproveitamento. A conclusão a que se chegou foi de que a informação sistematizada para ambas as empresas é importante, principalmente para o planejamento do reaproveitamento do resíduo, pois, quando a sua geração for inevitável, sua disposição precisará de todos os tipos de recursos para que seja feita adequadamente.Some factors influence the competitiveness of the organizations in the present time, front to the global companies: the use of new technology, the diffusion of the knowledge, the concern with ambient questions, and others. This last factor has been of great interest, which had to all the changes that the world has faced. For all the companies, the search for the change of processes and the extinguishing of polluting activities has not been very easy. One of the biggest difficulties is to insert action of recycling in the activities of the company, being used to advantage practical that it comes being used with positive results. Systems of production planning, tools as kanban can be one of the examples of these practical, that is, the systematization of the information considered vital for the company. This work has the objective to present a model of systematization of the waste information, through the use of kanban, as form of assisting the recycling of this waste between members of the productive chain. The methodology proposal is experimental, of the model in test, a time that the model was tested by four companies, and participant, and the boarding is triangular, where the qualitative and quantitative aspects will be added to search the necessary data to the conception of the model. The gotten results had shown that when the information of the amount and frequency of generation of the waste is systemized, that is, are showed by the company customer of continuous and repetitive forms, as integrant part of all the information system, another company of the chain not only recycle this waste as well as provides adequately the necessary resources for the accomplishment of this flow of recycling. The conclusion was of that the information systemize for both the companies is important, mainly for the planning of the recycling of the residue, therefore, when its generation will be inevitable, its disposal will need all the types of resources so that it is made adequately.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancischini, Paulino GracianoHamzagic, Miroslava2010-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13122011-112905/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-13122011-112905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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