Negócios de impacto socioambiental: vivências de empreendedores na construção de projetos de presente e de futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-05122022-091102/ |
Resumo: | O sistema hegemônico de compra e venda de bens e serviços, na atualidade, produz diversos problemas socioambientais, como pobreza e desmatamento. Diante do desafio de buscar alternativas econômicas, surgem os chamados Negócios de Impacto Socioambiental, geridos por empreendedores movidos pela justiça socioambiental. Esses alinham a geração de valor socioambiental com a geração de renda para construir soluções em forma de negócios mais sustentáveis. Na literatura, os empreendedores são descritos, em geral, por uma concepção restrita, que privilegia traços de personalidade e motivações intrínsecas ao indivíduo. A partir de uma concepção dialética da constituição do sujeito e de seu ambiente, a pesquisa teve como objetivo investigar os elementos das trajetórias de vida e os condicionantes materiais e simbólicos que constituem as jornadas de empreendedoras de Negócios de Impacto Socioambiental. O referencial teórico-metodológico ancora-se na Psicologia Histórico-Cultural em intersecção com a Psicologia Ambiental, em especial, nos conceitos de vivência e esperança projetual. O corpus da pesquisa foi construído por uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas individuais no formato online e a confecção da Linha do tempo das Trajetórias de Vida. Esses instrumentos buscaram explorar a relação dos participantes com o passado, presente e futuro, identificando quais eram os acontecimentos importantes da sua história, quais as capacidades de fazer necessárias para manter um Negócio de Impacto Socioambiental e suas capacidades projetivas, como imaginam o futuro dos negócios e da sociedade. Participaram da pesquisa 10 empreendedores de diferentes regiões do Brasil: sendo 5 homens e 5 mulheres. Os resultados apontam 7 condicionantes materiais e simbólicos comuns aos empreendedores antes de começarem a empreender, sendo eles: o pertencimento de classe, racial e territorial; o incentivo ao estudo; as experiências educacionais; as experiências anteriores com o empreendedorismo; as experiências com o voluntariado; valores associados à religiosidade/espiritualidade; e a exposição às problemáticas socioambientais. Em relação às capacidades para manter um Negócio de Impacto Socioambiental, destacam-se capacidades contextuais, capacidades pessoais e capacidades técnicas. No que tange às capacidades projetivas, as significações construídas pelos participantes indicam uma forte vinculação entre a utopia de um mundo melhor com as ações desempenhadas no dia-a-dia. Conclui-se ainda que a criação dos Negócios de Impacto Socioambiental pelos empreendedores se dá em um processo paulatino, repleto de tensões e desafios sociais e econômicos a serem enfrentados pessoal e coletivamente, ancorado em significações próprias do conjunto de acontecimentos da trajetória de vida de cada um deles. |
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Negócios de impacto socioambiental: vivências de empreendedores na construção de projetos de presente e de futuroSocial and environmental impact businesses: entrepreneurial experiences in the construction of present and future projectsDesenvolvimento sustentávelEmpreendedorismo socialEnvironmental psychologyNegócios de impacto socioambientalPsicologia ambientalSocial and environmental impact businessesSocial entrepreneurshipSustainable developmentO sistema hegemônico de compra e venda de bens e serviços, na atualidade, produz diversos problemas socioambientais, como pobreza e desmatamento. Diante do desafio de buscar alternativas econômicas, surgem os chamados Negócios de Impacto Socioambiental, geridos por empreendedores movidos pela justiça socioambiental. Esses alinham a geração de valor socioambiental com a geração de renda para construir soluções em forma de negócios mais sustentáveis. Na literatura, os empreendedores são descritos, em geral, por uma concepção restrita, que privilegia traços de personalidade e motivações intrínsecas ao indivíduo. A partir de uma concepção dialética da constituição do sujeito e de seu ambiente, a pesquisa teve como objetivo investigar os elementos das trajetórias de vida e os condicionantes materiais e simbólicos que constituem as jornadas de empreendedoras de Negócios de Impacto Socioambiental. O referencial teórico-metodológico ancora-se na Psicologia Histórico-Cultural em intersecção com a Psicologia Ambiental, em especial, nos conceitos de vivência e esperança projetual. O corpus da pesquisa foi construído por uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas individuais no formato online e a confecção da Linha do tempo das Trajetórias de Vida. Esses instrumentos buscaram explorar a relação dos participantes com o passado, presente e futuro, identificando quais eram os acontecimentos importantes da sua história, quais as capacidades de fazer necessárias para manter um Negócio de Impacto Socioambiental e suas capacidades projetivas, como imaginam o futuro dos negócios e da sociedade. Participaram da pesquisa 10 empreendedores de diferentes regiões do Brasil: sendo 5 homens e 5 mulheres. Os resultados apontam 7 condicionantes materiais e simbólicos comuns aos empreendedores antes de começarem a empreender, sendo eles: o pertencimento de classe, racial e territorial; o incentivo ao estudo; as experiências educacionais; as experiências anteriores com o empreendedorismo; as experiências com o voluntariado; valores associados à religiosidade/espiritualidade; e a exposição às problemáticas socioambientais. Em relação às capacidades para manter um Negócio de Impacto Socioambiental, destacam-se capacidades contextuais, capacidades pessoais e capacidades técnicas. No que tange às capacidades projetivas, as significações construídas pelos participantes indicam uma forte vinculação entre a utopia de um mundo melhor com as ações desempenhadas no dia-a-dia. Conclui-se ainda que a criação dos Negócios de Impacto Socioambiental pelos empreendedores se dá em um processo paulatino, repleto de tensões e desafios sociais e econômicos a serem enfrentados pessoal e coletivamente, ancorado em significações próprias do conjunto de acontecimentos da trajetória de vida de cada um deles.The current hegemonic system of buying and selling goods and services produces several socio-environmental problems, for instance poverty and deforestation. The challenges that prevails in regards to seeking alternatives for the ongoing system has allowed for the entitled Social Environmental and Impact Businesses to appear, managed by entrepreneurs driven by socio-environmental justices. These businesses align the generation of socio-environmental value with the generation of income to build solutions shaped by sustainable businesses. In the literature, entrepreneurs are often described as having a restricted conception that privileges personality traits and intrinsic individual motivations. However, from a dialectical conception of the subjects\' constitution and their environment, the research aims to investigate the elements that constitutes the material and symbolic constraints of the entrepreneurs in Social and Environmental Impact Businesses as well as their life journey. The theoretical-methodological framework is anchored in Historical-Cultural Psychology in intersection with Environmental Psychology, especially in the concepts of experience and projectual hope. The research corpus was built using a qualitative approach, using individual interviews in an online format and creating a Timeline for the Life Trajectories. These instruments sought to explore the participants\' relationship with the past, present and future, identifying the important events in their story and what skills were needed to maintain a Social and Environmental Impact Business as well as their ability to project ahead as they imagine the future of businesses and society. Ten entrepreneurs from different regions of Brazil participated in the research: 5 men and 5 women. The results point to 7 material and symbolic constraints common to entrepreneurs before starting a business, namely: class, racial and territorial belonging; the incentive to study; educational experiences; previous experiences with entrepreneurship; experiences with volunteering; values associated with religiosity/spirituality; and exposure to socio-environmental issues. Regarding the capabilities to maintain a Social and Environmental Impact Business, contextual capabilities, personal capabilities and technical capabilities stand out. Furthermore, in regards to the ability to project the future, what was constructed by the participants indicate a strong connection between utopic vision of a better world and the actions performed on a daily basis. It has also been concluded that the creation of Social and Environmental Impact Businesses by entrepreneurs is a gradual process, full of social and economic tensions as well as challenges faced both individually and collectively, anchored in meanings specific to the set of events in the life trajectory of each individual.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Ana Paula Soares daMacedo, Bianca Oliveira de2022-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-05122022-091102/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-12T13:17:52Zoai:teses.usp.br:tde-05122022-091102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-12T13:17:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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