Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baader, Cinira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022015-112923/
Resumo: A pesquisa que se apresenta concentra-se no estudo do contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis - considerando-se as diferentes manifestações midiáticas e expressividades de marcas materializadas a partir da tendência do eatertainment - por meio da análise semiótica e fenomenológica dos principais elementos sígnicos presentes nos processos desta midiatização e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças em seus cotidianos no mundo contemporâneo. Um estudo que pretende contribuir significativamente para a produção científica no campo da comunicação, pois, na medida em que visa contrastar o contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis com as questões relacionadas ao contexto das práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças na contemporaneidade, busca entender se esta midiatização do consumo alimentar infantil alinha-se, ou poderia se alinhar, às práticas desejáveis de consumo alimentar junto ao segmento em estudo. Com isso, talvez seja possível encontrar, no processo de regulação de sentidos dos discursos das marcas de alimentos, caminhos que se afinem com a regulação do setor alimentar e de suas comunicações para o público infantil.
id USP_a1acb61b45b98cca6fffd714e0dbbd49
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27022015-112923
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das criançasThe Contemporary Child-Foods\' Advertising and possibilities of senses on children\'s consumption practices and eating habitsAdvertisingAlimentaçãoChildrenConsumoConsumptionCriançaEatertainmentEatertainmentFoodPublicidadeA pesquisa que se apresenta concentra-se no estudo do contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis - considerando-se as diferentes manifestações midiáticas e expressividades de marcas materializadas a partir da tendência do eatertainment - por meio da análise semiótica e fenomenológica dos principais elementos sígnicos presentes nos processos desta midiatização e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças em seus cotidianos no mundo contemporâneo. Um estudo que pretende contribuir significativamente para a produção científica no campo da comunicação, pois, na medida em que visa contrastar o contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis com as questões relacionadas ao contexto das práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças na contemporaneidade, busca entender se esta midiatização do consumo alimentar infantil alinha-se, ou poderia se alinhar, às práticas desejáveis de consumo alimentar junto ao segmento em estudo. Com isso, talvez seja possível encontrar, no processo de regulação de sentidos dos discursos das marcas de alimentos, caminhos que se afinem com a regulação do setor alimentar e de suas comunicações para o público infantil.This research is focused on the study of child-foods\' advertising mediatization - considering the different media\'s and brands\' expressions materialized by the current consumer trend of eatertainment - by semiotic and phenomenological analysis of the main signs present in this child-foods\' advertising and their possible senses on children\'s consumption practices and eating habits in contemporary world. It\'s a study which intends to contribute in a significant way to the context of academic research in communication. And in this way, by highlighting the contrast between the contemporary context of child-foods\' advertising and the questions related to children\'s consumption practices and eating habits in contemporary world, this study intends to identify, in the regulation process of senses in brand-foods\' discourses, possible ways that could be aligned with the regulation process of food market and its communications to children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto Filho, Eneus TrindadeBaader, Cinira2014-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022015-112923/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-27022015-112923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
The Contemporary Child-Foods\' Advertising and possibilities of senses on children\'s consumption practices and eating habits
title Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
spellingShingle Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
Baader, Cinira
Advertising
Alimentação
Children
Consumo
Consumption
Criança
Eatertainment
Eatertainment
Food
Publicidade
title_short Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
title_full Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
title_fullStr Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
title_full_unstemmed Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
title_sort Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças
author Baader, Cinira
author_facet Baader, Cinira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto Filho, Eneus Trindade
dc.contributor.author.fl_str_mv Baader, Cinira
dc.subject.por.fl_str_mv Advertising
Alimentação
Children
Consumo
Consumption
Criança
Eatertainment
Eatertainment
Food
Publicidade
topic Advertising
Alimentação
Children
Consumo
Consumption
Criança
Eatertainment
Eatertainment
Food
Publicidade
description A pesquisa que se apresenta concentra-se no estudo do contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis - considerando-se as diferentes manifestações midiáticas e expressividades de marcas materializadas a partir da tendência do eatertainment - por meio da análise semiótica e fenomenológica dos principais elementos sígnicos presentes nos processos desta midiatização e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças em seus cotidianos no mundo contemporâneo. Um estudo que pretende contribuir significativamente para a produção científica no campo da comunicação, pois, na medida em que visa contrastar o contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis com as questões relacionadas ao contexto das práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças na contemporaneidade, busca entender se esta midiatização do consumo alimentar infantil alinha-se, ou poderia se alinhar, às práticas desejáveis de consumo alimentar junto ao segmento em estudo. Com isso, talvez seja possível encontrar, no processo de regulação de sentidos dos discursos das marcas de alimentos, caminhos que se afinem com a regulação do setor alimentar e de suas comunicações para o público infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022015-112923/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022015-112923/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091116474040320