"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-21052006-233605/ |
Resumo: | O objeto de estudo desta dissertação é a prática educativa da Casa Redonda Centro de Estudos, um projeto de educação infantil que teve início no começo dos anos 1980, numa chácara em Carapicuíba /SP, e que continua existindo até hoje. A proposta, idealizada pela pedagoga Maria Amélia Pereira, focaliza o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar. Os pilares do trabalho da Casa Redonda são: a Cultura da Infância, como um modo próprio de ser no mundo, onde a multiplicidade e riqueza do universo das brincadeiras ancoram o processo de desenvolvimento, e a Cultura Brasileira, através de seus mitos, lendas, cantos, música, dança, como uma forma de enraizamento da criança no seu lugar de origem, levando em conta o corpo, como veículo sensível e integrador. Esta dissertação estuda a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a importância da natureza e do espaço físico no processo de educação. Inclui o relato do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Redonda; depoimentos de ex-alunos que vivenciaram esta experiência; cursos de formação de educadores nesta abordagem e o efeito multiplicador em outros projetos sociais. |
id |
USP_a1ec827dbbe3e55a2584b75b8debac38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21052006-233605 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" For an Education in Sensitivity: the experience of Casa Redonda Centro de Estudosart-educationarte-educaçãoCasa Redonda Centro de EstudosCasa Redonda Centro de Estudoschildren educationeducação da sensibilidadeeducação infantilsensitivity educationO objeto de estudo desta dissertação é a prática educativa da Casa Redonda Centro de Estudos, um projeto de educação infantil que teve início no começo dos anos 1980, numa chácara em Carapicuíba /SP, e que continua existindo até hoje. A proposta, idealizada pela pedagoga Maria Amélia Pereira, focaliza o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar. Os pilares do trabalho da Casa Redonda são: a Cultura da Infância, como um modo próprio de ser no mundo, onde a multiplicidade e riqueza do universo das brincadeiras ancoram o processo de desenvolvimento, e a Cultura Brasileira, através de seus mitos, lendas, cantos, música, dança, como uma forma de enraizamento da criança no seu lugar de origem, levando em conta o corpo, como veículo sensível e integrador. Esta dissertação estuda a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a importância da natureza e do espaço físico no processo de educação. Inclui o relato do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Redonda; depoimentos de ex-alunos que vivenciaram esta experiência; cursos de formação de educadores nesta abordagem e o efeito multiplicador em outros projetos sociais.The research subject for this thesis is the educational practices of Casa Redonda Centro de Estudos, a child education project that began in the early 1980s, in a cottage in Carapicuíba /SP, where it remains to the present day. The approach, created by teacher Maria Amélia Pereira, focuses on development of the sensibility of the child and on their form of expression through the language of play. The foundations of this work are the Culture of Childhood, as a particular way of seeing the world, where the multiplicity and richness of the universe of games anchor the process of development, and Brazilian Culture, through its myths, legends, songs, music and dance, as a form of rooting the child in their place of origin, taking into account the body, as a sensitive and integrating vehicle. This thesis examines the experience of the Casa Redonda Centro de Estudos, presenting the pedagogical context of the period, its theoretical references, and the importance of the natural and physical space in the process of education. It includes a description of the work carried out by the Casa Redonda staff, statements by former students who went through this experience, a description of training courses for educators in this approach, and the multiplier effect of this work on other social projects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Regina Stela BarcelosCruz, Maria Cristina Meirelles Toledo2006-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-21052006-233605/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-21052006-233605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" For an Education in Sensitivity: the experience of Casa Redonda Centro de Estudos |
title |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" |
spellingShingle |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" Cruz, Maria Cristina Meirelles Toledo art-education arte-educação Casa Redonda Centro de Estudos Casa Redonda Centro de Estudos children education educação da sensibilidade educação infantil sensitivity education |
title_short |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" |
title_full |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" |
title_fullStr |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" |
title_full_unstemmed |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" |
title_sort |
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos" |
author |
Cruz, Maria Cristina Meirelles Toledo |
author_facet |
Cruz, Maria Cristina Meirelles Toledo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Regina Stela Barcelos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Maria Cristina Meirelles Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
art-education arte-educação Casa Redonda Centro de Estudos Casa Redonda Centro de Estudos children education educação da sensibilidade educação infantil sensitivity education |
topic |
art-education arte-educação Casa Redonda Centro de Estudos Casa Redonda Centro de Estudos children education educação da sensibilidade educação infantil sensitivity education |
description |
O objeto de estudo desta dissertação é a prática educativa da Casa Redonda Centro de Estudos, um projeto de educação infantil que teve início no começo dos anos 1980, numa chácara em Carapicuíba /SP, e que continua existindo até hoje. A proposta, idealizada pela pedagoga Maria Amélia Pereira, focaliza o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar. Os pilares do trabalho da Casa Redonda são: a Cultura da Infância, como um modo próprio de ser no mundo, onde a multiplicidade e riqueza do universo das brincadeiras ancoram o processo de desenvolvimento, e a Cultura Brasileira, através de seus mitos, lendas, cantos, música, dança, como uma forma de enraizamento da criança no seu lugar de origem, levando em conta o corpo, como veículo sensível e integrador. Esta dissertação estuda a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a importância da natureza e do espaço físico no processo de educação. Inclui o relato do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Redonda; depoimentos de ex-alunos que vivenciaram esta experiência; cursos de formação de educadores nesta abordagem e o efeito multiplicador em outros projetos sociais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-21052006-233605/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-21052006-233605/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257238020816896 |