Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa Junior, Ary
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11138/tde-20181127-155628/
Resumo: Através da diferenciação de estruturas de infecção do fungo Hemileia vastatrix, sobre suportes artificiais de germinação foi possível o isolamento de proteínas, carboidratos e lipídeos do patógeno. Concluímos que a diferenciação de estruturas de infecção do fungo e dependente de estímulos topográficos do suporte de germinação. Durante o desenvolvimento do tubo germinativo ocorrem modificações dos açúcares presentes na parede do fungo com a diminuição de alfa-macanas e alfa-glucanas e aumento do total de quitina. Durante o processo de germinação ocorre diminuição dos níveis totais de carboidratos, enquanto durante a formação dos opressórios, lipídeos são os compostos preferencialmente metabolizados. Os níveis de proteína, que decrescem durante a germinação, aumentam durante a diferenciação dos opressórios. Vesículas sub-estomáticas podem se formar sobre suportes artificiais, mas não se observou nunca nenhum desenvolvimento posterior dessas estruturas
id USP_a223263112a04fb364fa1712259ef53f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20181127-155628
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)not availableBIOQUÍMICAFERRUGEM DO CAFÉFISIOLOGIAFUNGOS FITOPATOGÊNICOSAtravés da diferenciação de estruturas de infecção do fungo Hemileia vastatrix, sobre suportes artificiais de germinação foi possível o isolamento de proteínas, carboidratos e lipídeos do patógeno. Concluímos que a diferenciação de estruturas de infecção do fungo e dependente de estímulos topográficos do suporte de germinação. Durante o desenvolvimento do tubo germinativo ocorrem modificações dos açúcares presentes na parede do fungo com a diminuição de alfa-macanas e alfa-glucanas e aumento do total de quitina. Durante o processo de germinação ocorre diminuição dos níveis totais de carboidratos, enquanto durante a formação dos opressórios, lipídeos são os compostos preferencialmente metabolizados. Os níveis de proteína, que decrescem durante a germinação, aumentam durante a diferenciação dos opressórios. Vesículas sub-estomáticas podem se formar sobre suportes artificiais, mas não se observou nunca nenhum desenvolvimento posterior dessas estruturasnot availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Walkyria Bueno de CamargoCorrea Junior, Ary1990-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11138/tde-20181127-155628/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-20181127-155628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
not available
title Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
spellingShingle Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
Correa Junior, Ary
BIOQUÍMICA
FERRUGEM DO CAFÉ
FISIOLOGIA
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
title_short Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
title_full Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
title_fullStr Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
title_full_unstemmed Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
title_sort Estudos bioquímicos e fisiológicos da diferenciação de estruturas de infecção da ferrugem do café (Hemileia vastatrix Berk e Br)
author Correa Junior, Ary
author_facet Correa Junior, Ary
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Walkyria Bueno de Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa Junior, Ary
dc.subject.por.fl_str_mv BIOQUÍMICA
FERRUGEM DO CAFÉ
FISIOLOGIA
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
topic BIOQUÍMICA
FERRUGEM DO CAFÉ
FISIOLOGIA
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
description Através da diferenciação de estruturas de infecção do fungo Hemileia vastatrix, sobre suportes artificiais de germinação foi possível o isolamento de proteínas, carboidratos e lipídeos do patógeno. Concluímos que a diferenciação de estruturas de infecção do fungo e dependente de estímulos topográficos do suporte de germinação. Durante o desenvolvimento do tubo germinativo ocorrem modificações dos açúcares presentes na parede do fungo com a diminuição de alfa-macanas e alfa-glucanas e aumento do total de quitina. Durante o processo de germinação ocorre diminuição dos níveis totais de carboidratos, enquanto durante a formação dos opressórios, lipídeos são os compostos preferencialmente metabolizados. Os níveis de proteína, que decrescem durante a germinação, aumentam durante a diferenciação dos opressórios. Vesículas sub-estomáticas podem se formar sobre suportes artificiais, mas não se observou nunca nenhum desenvolvimento posterior dessas estruturas
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11138/tde-20181127-155628/
url http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11138/tde-20181127-155628/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090907645935616