Diretrizes para potencializar a ação dos NITs como agentes ativos na economia do conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-19112019-103157/ |
Resumo: | No Brasil, o marco legal da ciência, tecnologia e inovação foi iniciado a partir da Lei da Inovação, que estabeleceu medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, instituindo a obrigatoriedade de criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), próprio ou em parceria pelas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Destarte, surgiram os núcleos, com a finalidade de contribuir à gestão de inovação que, nas universidades, auxiliam e intermediam negociações de licenciamento e outras formas de transferências de tecnologias, prospecções tecnológicas, parceiras colaborativas e outras competências. Dada a relevância do tema, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de propor diretrizes para potencializar as ações dos NIT para que atuem como agentes ativos na economia do conhecimento. Para tal, partiu-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, na qual se relacionaram aspectos da economia do conhecimento e inovação tecnológica. Na sequência, mapeou-se boas práticas dos NIT universitários de classe mundial e os principais sistemas de avaliação de qualidade acadêmica. Seguindo, através de entrevistas semi estruturadas foram analisadas as informações sobre gestão da inovação dos NIT universitários de duas universidades públicas brasileiras, consideradas de classe mundial e apontadas nos principais sistemas de avaliação de qualidade acadêmica, utilizando a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo e a organização de dados por meio do conceito de matriz de questões categorizadas. Como resultado, sugere-se 22 diretrizes para apoiar o fortalecimento e/ou implementação de boas práticas de gestão dos NIT universitários brasileiros. Como resultados foram apontados como fatores críticos de sucesso à consolidação dos NIT universitários: autonomia acadêmica, parcerias colaborativas entre universidade e empresa, estímulo à produção de pesquisas aplicadas; promoção de parcerias para impulsionar o desenvolvimento de novas pesquisas além das existentes; identificação das potencialidades comerciais; necessidade de proteção intelectual; identificação de potenciais parceiros capazes de absorver a tecnologia desenvolvida; cultura empreendedora voltada ao estímulo à criação de startups e spin-offs; disseminação das principais atribuições dos NIT, com destaque para o assessoramento ao pesquisador e sua invenção. |
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Diretrizes para potencializar a ação dos NITs como agentes ativos na economia do conhecimentoGuidelines to potentialize technological innovation offices as active agents in the knowledge economyEconomia do conhecimentoInovação tecnológicaKnowledge economyNúcleo de inovação tecnológicaTechnological innovationTechnology transfer officesUniversidadeUniversityNo Brasil, o marco legal da ciência, tecnologia e inovação foi iniciado a partir da Lei da Inovação, que estabeleceu medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, instituindo a obrigatoriedade de criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), próprio ou em parceria pelas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Destarte, surgiram os núcleos, com a finalidade de contribuir à gestão de inovação que, nas universidades, auxiliam e intermediam negociações de licenciamento e outras formas de transferências de tecnologias, prospecções tecnológicas, parceiras colaborativas e outras competências. Dada a relevância do tema, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de propor diretrizes para potencializar as ações dos NIT para que atuem como agentes ativos na economia do conhecimento. Para tal, partiu-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, na qual se relacionaram aspectos da economia do conhecimento e inovação tecnológica. Na sequência, mapeou-se boas práticas dos NIT universitários de classe mundial e os principais sistemas de avaliação de qualidade acadêmica. Seguindo, através de entrevistas semi estruturadas foram analisadas as informações sobre gestão da inovação dos NIT universitários de duas universidades públicas brasileiras, consideradas de classe mundial e apontadas nos principais sistemas de avaliação de qualidade acadêmica, utilizando a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo e a organização de dados por meio do conceito de matriz de questões categorizadas. Como resultado, sugere-se 22 diretrizes para apoiar o fortalecimento e/ou implementação de boas práticas de gestão dos NIT universitários brasileiros. Como resultados foram apontados como fatores críticos de sucesso à consolidação dos NIT universitários: autonomia acadêmica, parcerias colaborativas entre universidade e empresa, estímulo à produção de pesquisas aplicadas; promoção de parcerias para impulsionar o desenvolvimento de novas pesquisas além das existentes; identificação das potencialidades comerciais; necessidade de proteção intelectual; identificação de potenciais parceiros capazes de absorver a tecnologia desenvolvida; cultura empreendedora voltada ao estímulo à criação de startups e spin-offs; disseminação das principais atribuições dos NIT, com destaque para o assessoramento ao pesquisador e sua invenção.In Brazil, the legal framework of science, technology and innovation was launched in the Innovation Law, which is a measure of incentive to innovation and scientific and technological research, establishing an obligation to create a Nucleus of Technological Innovation (NIT), As scientific, technological and innovation (ICT) classes. In order to contribute to the management of innovations, in universities, in the areas of assistance and intermediation of licensing and other forms of technology transfer, technological prospecting, collaborative partnerships and others. Given the percentage of theme, this survey was prepared with the objective of proportional to potentializing the actions of NIT to that attenue the institutional agents in economy of knowledge. Pará, started from an exploratory-descriptive research, in which aspects of the knowledge economy and technological innovation were related. In the sequence, map the best practices of the world-class university UN and the main systems of evaluation of academic quality. Following, through semi-structured interviews, were analyzed as the management information of the university NIT of two of the best Brazilian university students, on the world class and the main indicators of evaluation of academic quality, using a technique of discourse analysis of the collective subject and the organization of data through the matrix concept of categorized questions. As a result, the 22nd edition is suggested for the strengthening and / or implementation of good management practices of Brazilian university NITs. How the consolidation of university NITs were marked as critical success factors: the academic rate, the measures of collaboration between the institution and the company, the stimulus to income research; promoting partnerships to boost the development of new research beyond existing ones; identification of trade potential; intellectual security; earnings tag that fits the technology developed; entrepreneurial culture aimed at stimulating the creation of startups and spin-offs; dissemination of the main attributions of the NIT, with emphasis on advising the researcher and his invention.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirPereira, Clarisse Ferrão2018-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-19112019-103157/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T23:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-19112019-103157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T23:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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No Brasil, o marco legal da ciência, tecnologia e inovação foi iniciado a partir da Lei da Inovação, que estabeleceu medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, instituindo a obrigatoriedade de criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), próprio ou em parceria pelas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Destarte, surgiram os núcleos, com a finalidade de contribuir à gestão de inovação que, nas universidades, auxiliam e intermediam negociações de licenciamento e outras formas de transferências de tecnologias, prospecções tecnológicas, parceiras colaborativas e outras competências. Dada a relevância do tema, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de propor diretrizes para potencializar as ações dos NIT para que atuem como agentes ativos na economia do conhecimento. Para tal, partiu-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, na qual se relacionaram aspectos da economia do conhecimento e inovação tecnológica. Na sequência, mapeou-se boas práticas dos NIT universitários de classe mundial e os principais sistemas de avaliação de qualidade acadêmica. Seguindo, através de entrevistas semi estruturadas foram analisadas as informações sobre gestão da inovação dos NIT universitários de duas universidades públicas brasileiras, consideradas de classe mundial e apontadas nos principais sistemas de avaliação de qualidade acadêmica, utilizando a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo e a organização de dados por meio do conceito de matriz de questões categorizadas. Como resultado, sugere-se 22 diretrizes para apoiar o fortalecimento e/ou implementação de boas práticas de gestão dos NIT universitários brasileiros. Como resultados foram apontados como fatores críticos de sucesso à consolidação dos NIT universitários: autonomia acadêmica, parcerias colaborativas entre universidade e empresa, estímulo à produção de pesquisas aplicadas; promoção de parcerias para impulsionar o desenvolvimento de novas pesquisas além das existentes; identificação das potencialidades comerciais; necessidade de proteção intelectual; identificação de potenciais parceiros capazes de absorver a tecnologia desenvolvida; cultura empreendedora voltada ao estímulo à criação de startups e spin-offs; disseminação das principais atribuições dos NIT, com destaque para o assessoramento ao pesquisador e sua invenção. |
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