Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luana Robles
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-144904/
Resumo: Este trabalho está inserido no campo da educação escolar indígena e se propõe a verificar em quais aspectos a experiência escolar yanomami praticada na calha do rio Marauiá, Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas, especificamente aquela promovida pela ONG Secoya, atuante na região desde os anos 1990, supera a educação com finalidade colonialista à qual muitos grupos indígenas foram e são submetidos. Parte da hipótese de que a experiência escolar dos Yanomami que vivem nas aldeias onde há escolas diferenciadas superam, ainda que não totalmente, a educação colonialista. Essa hipótese foi comprovada em pelo menos quatro aspectos: a) as escolas não possuem vinculação a nenhuma ordem religiosa; b) a língua materna é a principal forma de transmissão e comunicação; c) as escolas têm somente professores yanomami escolhidos pela comunidade; d) têm calendário diferenciado e adaptam-se às atividades laborais e ritualísticas das aldeias.
id USP_a24c76da5faf231faf6c079db387c40c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28112018-144904
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio NegroDifferentiated indigenous school: the Yanomami experience in the Middle Rio NegroDifferentiated schoolEducação escolar indígenaEscola diferenciadaindigenous school educationNoroeste AmazônicoNorthwest AmazonYanomamiYanomamiEste trabalho está inserido no campo da educação escolar indígena e se propõe a verificar em quais aspectos a experiência escolar yanomami praticada na calha do rio Marauiá, Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas, especificamente aquela promovida pela ONG Secoya, atuante na região desde os anos 1990, supera a educação com finalidade colonialista à qual muitos grupos indígenas foram e são submetidos. Parte da hipótese de que a experiência escolar dos Yanomami que vivem nas aldeias onde há escolas diferenciadas superam, ainda que não totalmente, a educação colonialista. Essa hipótese foi comprovada em pelo menos quatro aspectos: a) as escolas não possuem vinculação a nenhuma ordem religiosa; b) a língua materna é a principal forma de transmissão e comunicação; c) as escolas têm somente professores yanomami escolhidos pela comunidade; d) têm calendário diferenciado e adaptam-se às atividades laborais e ritualísticas das aldeias.This work is part of the field of indigenous school education and intends to verify in which aspects the Yanomami school experience practiced in the Marauiá river channel, Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas, specifically the one promoted by the NGO Secoya, which has been active in the region since the 1990s, surpasses education with a colonialist purpose, which many indigenous groups have been and are being subjected to. It is based on the hypothesis that the Yanomami school experience in villages where there are differentiated schools surpasses, although not totally, colonial education. This hypothesis has been proven in at least four aspects: a) schools are not linked to any religious order; b) the mother tongue is the main form of transmission and communication; c) schools have only Yanomami teachers chosen by the community; d) schools have a differentiated schedule and adapt to the work and ritual activities of the villages.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGhanem Junior, Elie George GuimaraesVieira, Luana Robles2018-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-144904/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-28112018-144904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro
Differentiated indigenous school: the Yanomami experience in the Middle Rio Negro
title Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro
spellingShingle Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro
Vieira, Luana Robles
Differentiated school
Educação escolar indígena
Escola diferenciada
indigenous school education
Noroeste Amazônico
Northwest Amazon
Yanomami
Yanomami
title_short Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro
title_full Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro
title_fullStr Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro
title_full_unstemmed Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro
title_sort Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro
author Vieira, Luana Robles
author_facet Vieira, Luana Robles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ghanem Junior, Elie George Guimaraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Luana Robles
dc.subject.por.fl_str_mv Differentiated school
Educação escolar indígena
Escola diferenciada
indigenous school education
Noroeste Amazônico
Northwest Amazon
Yanomami
Yanomami
topic Differentiated school
Educação escolar indígena
Escola diferenciada
indigenous school education
Noroeste Amazônico
Northwest Amazon
Yanomami
Yanomami
description Este trabalho está inserido no campo da educação escolar indígena e se propõe a verificar em quais aspectos a experiência escolar yanomami praticada na calha do rio Marauiá, Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas, especificamente aquela promovida pela ONG Secoya, atuante na região desde os anos 1990, supera a educação com finalidade colonialista à qual muitos grupos indígenas foram e são submetidos. Parte da hipótese de que a experiência escolar dos Yanomami que vivem nas aldeias onde há escolas diferenciadas superam, ainda que não totalmente, a educação colonialista. Essa hipótese foi comprovada em pelo menos quatro aspectos: a) as escolas não possuem vinculação a nenhuma ordem religiosa; b) a língua materna é a principal forma de transmissão e comunicação; c) as escolas têm somente professores yanomami escolhidos pela comunidade; d) têm calendário diferenciado e adaptam-se às atividades laborais e ritualísticas das aldeias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-144904/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-144904/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257446867795968