As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28022013-124308/ |
Resumo: | O objetivo desta tese é apresentar como se dão as relações entre capital, militarismo, luta de classes e indústria cultural no filme Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman (2001). Contextualizada no ano de 1932, a obra a princípio pareceria lidar exclusivamente com o Reino Unido; mais especificamente, com as relações entre duas classes sociais (gentry e classe trabalhadora). Entretanto, a inserção de elementos complicadores (a saber: um produtor de Hollywood; um ator, também norte-americano, que se passa por empregado escocês; e um ídolo das matinês, Ivor Novello, único personagem baseado numa figura real) na narrativa fílmica parece não permitir a interpretação de que tudo se resume apenas ao âmbito sóciocultural Britânico. São abarcadas não só considerações acerca da influência da indústria cultural (sobretudo a norte-americana) nas classes sociais ali figuradas, como também reflexões sobre as possibilidades mais progressistas de uso deste mesmo aparato técnico (o cinematográfico). |
id |
USP_a2971220a27d47c54caddc5dcb5873ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28022013-124308 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert AltmanThe unaccomplished possibilities in Gosford Park, by Robert AltmanCinemaCinemaClasses sociaisCulturaCultureReino UnidoSocial classesUnited KingdomViolenceViolênciaO objetivo desta tese é apresentar como se dão as relações entre capital, militarismo, luta de classes e indústria cultural no filme Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman (2001). Contextualizada no ano de 1932, a obra a princípio pareceria lidar exclusivamente com o Reino Unido; mais especificamente, com as relações entre duas classes sociais (gentry e classe trabalhadora). Entretanto, a inserção de elementos complicadores (a saber: um produtor de Hollywood; um ator, também norte-americano, que se passa por empregado escocês; e um ídolo das matinês, Ivor Novello, único personagem baseado numa figura real) na narrativa fílmica parece não permitir a interpretação de que tudo se resume apenas ao âmbito sóciocultural Britânico. São abarcadas não só considerações acerca da influência da indústria cultural (sobretudo a norte-americana) nas classes sociais ali figuradas, como também reflexões sobre as possibilidades mais progressistas de uso deste mesmo aparato técnico (o cinematográfico).This thesis aims to present how the relationships between capital, militarism, social struggle and the culture industry are dealt within Robert Altmans Gosford Park (2001). Set in 1932, the film would at first glance seem to deal exclusively with the United Kingdom; more especifically, with the relationships between two social classes (gentry and the working class). However, the insertion of complicating factors (namely, a Hollywood producer; an American actor pretending to be a Scottish valet, and matinée idol Ivor Novello the sole character based on a real historic figure) in the filmic narrative seems to disallow the interpretation that it all comes down to the British socio-cultural scope. The film extends its considerations not only to embrace the influences of the (American) culture industry upon the social classes portrayed, but also to point to more progressive possibilities of use regarding the cinematographic apparatus.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Marcos Cesar de PaulaGrossi, Solange de Almeida2012-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28022013-124308/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-28022013-124308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman The unaccomplished possibilities in Gosford Park, by Robert Altman |
title |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman |
spellingShingle |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman Grossi, Solange de Almeida Cinema Cinema Classes sociais Cultura Culture Reino Unido Social classes United Kingdom Violence Violência |
title_short |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman |
title_full |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman |
title_fullStr |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman |
title_full_unstemmed |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman |
title_sort |
As possibilidades não-realizadas em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman |
author |
Grossi, Solange de Almeida |
author_facet |
Grossi, Solange de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Marcos Cesar de Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi, Solange de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Cinema Classes sociais Cultura Culture Reino Unido Social classes United Kingdom Violence Violência |
topic |
Cinema Cinema Classes sociais Cultura Culture Reino Unido Social classes United Kingdom Violence Violência |
description |
O objetivo desta tese é apresentar como se dão as relações entre capital, militarismo, luta de classes e indústria cultural no filme Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman (2001). Contextualizada no ano de 1932, a obra a princípio pareceria lidar exclusivamente com o Reino Unido; mais especificamente, com as relações entre duas classes sociais (gentry e classe trabalhadora). Entretanto, a inserção de elementos complicadores (a saber: um produtor de Hollywood; um ator, também norte-americano, que se passa por empregado escocês; e um ídolo das matinês, Ivor Novello, único personagem baseado numa figura real) na narrativa fílmica parece não permitir a interpretação de que tudo se resume apenas ao âmbito sóciocultural Britânico. São abarcadas não só considerações acerca da influência da indústria cultural (sobretudo a norte-americana) nas classes sociais ali figuradas, como também reflexões sobre as possibilidades mais progressistas de uso deste mesmo aparato técnico (o cinematográfico). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28022013-124308/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-28022013-124308/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257425545003008 |