Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Susi Mary de Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5163/tde-13022008-143147/
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o efeito de sessões educativas no peso, modelo e modo de transportar mochila escolar. MÉTODO: Estudo com 99 crianças, de 7 a 11 anos cursando ensino fundamental em escola particular de São Paulo. Na avaliação foi medido peso do sujeito (kg) e da mochila (kg), tipo e modo de transporte por filmagem pré e pós intervenção. Como medida de intervenção, os sujeitos foram submetidos à sessão educativa que consistiu em orientações sobre coluna vertebral e vivência prática de posturas corretas. Pais e professores também foram orientados. Os sujeitos receberam reforço por 3 meses. RESULTADOS: Os dados foram analisados utilizando testes estatísticos de Igualdade de duas proporções e Wilcoxon, o nível de significância adotado foi de 0,05 (5%). O tipo de mochila modificou para modelo duas alças (p=0,046), modo de transporte para ombro bilateral (p=0,047). O peso absoluto das mochilas diminuiu 2,66kg (p<0,001) e o peso relativo diminuiu 7% (p<0,001). Na adequação por categoria, o número de sujeitos do grupo adequado e aceitável aumentou, e houve redução do inadequado (p<0,001). CONCLUSÃO: As sessões educativas modificaram peso, tipo e modo de transporte das mochilas entre os escolares.
id USP_a31c8f3f9a19a36e8b0692ac67d0000b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13022008-143147
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamentalEffects of postural orientation in the use of school backpacks in elementary school studentsChildrenCriançasFisioterapia (Especialidade)Health promotionPhysical therapy (Speciality)PosturaPosturePrevenção primáriaPrevention primaryPromoção da saúdeSuporte de cargaWeight bearingOBJETIVO: Avaliar o efeito de sessões educativas no peso, modelo e modo de transportar mochila escolar. MÉTODO: Estudo com 99 crianças, de 7 a 11 anos cursando ensino fundamental em escola particular de São Paulo. Na avaliação foi medido peso do sujeito (kg) e da mochila (kg), tipo e modo de transporte por filmagem pré e pós intervenção. Como medida de intervenção, os sujeitos foram submetidos à sessão educativa que consistiu em orientações sobre coluna vertebral e vivência prática de posturas corretas. Pais e professores também foram orientados. Os sujeitos receberam reforço por 3 meses. RESULTADOS: Os dados foram analisados utilizando testes estatísticos de Igualdade de duas proporções e Wilcoxon, o nível de significância adotado foi de 0,05 (5%). O tipo de mochila modificou para modelo duas alças (p=0,046), modo de transporte para ombro bilateral (p=0,047). O peso absoluto das mochilas diminuiu 2,66kg (p<0,001) e o peso relativo diminuiu 7% (p<0,001). Na adequação por categoria, o número de sujeitos do grupo adequado e aceitável aumentou, e houve redução do inadequado (p<0,001). CONCLUSÃO: As sessões educativas modificaram peso, tipo e modo de transporte das mochilas entre os escolares.OBJECTIVE: Evaluate the effect of educational sessions in weight, model and mode of school backpack transport. METHOD: Study of a series of cases with 99 children from seven to ten years of age in a private elementary school in São Paulo. Measured in the evaluation was the weight of the subject (Kg) and backpack (Kg) and type and mode of transport for filming pre and post intervention. They were submitted to an educational session that consisted of orientations on spine and practical use of correct posture; parents and teachers were also guided. The subjects received reinforcement for 3 months. To analyze the final data, it was used two-proportion equality statistic tests and Wilcoxon. The significance level used on the tests was 0,05 (5%). RESULTS: Backpack type modified for model two straps (p = 0.046), mode of transport for bilateral shoulder (p = 0.047). Absolute weight of the backpacks diminished 2.66Kg (p <0.001) and relative weight diminished 7% (p <0.001). In adaptation per category, the number of subjects of the appropriate and acceptable groups increased while having a reduction in the inadequate group (p <0,001). CONCLUSION: Educational sessions modified weight, type and mode of transport of the backpacks among the schoolchildren.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCasarotto, Raquel AparecidaFernandes, Susi Mary de Souza2007-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5163/tde-13022008-143147/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-13022008-143147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental
Effects of postural orientation in the use of school backpacks in elementary school students
title Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental
Fernandes, Susi Mary de Souza
Children
Crianças
Fisioterapia (Especialidade)
Health promotion
Physical therapy (Speciality)
Postura
Posture
Prevenção primária
Prevention primary
Promoção da saúde
Suporte de carga
Weight bearing
title_short Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental
title_full Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental
title_sort Efeitos da orientação postural na utilização de mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental
author Fernandes, Susi Mary de Souza
author_facet Fernandes, Susi Mary de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casarotto, Raquel Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Susi Mary de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Children
Crianças
Fisioterapia (Especialidade)
Health promotion
Physical therapy (Speciality)
Postura
Posture
Prevenção primária
Prevention primary
Promoção da saúde
Suporte de carga
Weight bearing
topic Children
Crianças
Fisioterapia (Especialidade)
Health promotion
Physical therapy (Speciality)
Postura
Posture
Prevenção primária
Prevention primary
Promoção da saúde
Suporte de carga
Weight bearing
description OBJETIVO: Avaliar o efeito de sessões educativas no peso, modelo e modo de transportar mochila escolar. MÉTODO: Estudo com 99 crianças, de 7 a 11 anos cursando ensino fundamental em escola particular de São Paulo. Na avaliação foi medido peso do sujeito (kg) e da mochila (kg), tipo e modo de transporte por filmagem pré e pós intervenção. Como medida de intervenção, os sujeitos foram submetidos à sessão educativa que consistiu em orientações sobre coluna vertebral e vivência prática de posturas corretas. Pais e professores também foram orientados. Os sujeitos receberam reforço por 3 meses. RESULTADOS: Os dados foram analisados utilizando testes estatísticos de Igualdade de duas proporções e Wilcoxon, o nível de significância adotado foi de 0,05 (5%). O tipo de mochila modificou para modelo duas alças (p=0,046), modo de transporte para ombro bilateral (p=0,047). O peso absoluto das mochilas diminuiu 2,66kg (p<0,001) e o peso relativo diminuiu 7% (p<0,001). Na adequação por categoria, o número de sujeitos do grupo adequado e aceitável aumentou, e houve redução do inadequado (p<0,001). CONCLUSÃO: As sessões educativas modificaram peso, tipo e modo de transporte das mochilas entre os escolares.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5163/tde-13022008-143147/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5163/tde-13022008-143147/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257001646620672