O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicalho, Fabiane Gilberto Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-181817/
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal realizar a análise crítica e a interpretação das litogravuras que compõem o Tomo I, Casta Selvagem, da obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834-1839), do pintor neoclássico francês Jean-Baptiste Debret, discípulo de Jacques-Louis David. Na França, Debret tinha participado da produção artística dos períodos revolucionário e napoleônico, mas, ao chegar ao Rio de Janeiro, em 1816, junto com outros artistas franceses, integrando a \"Missão Artística Francesa\", deparou-se com um país repleto de contradições nos âmbitos social, político e econômico. Realizamos, então, uma pesquisa qualitativa exploratória a fim de examinar as quarenta e oito pranchas que compõem essa obra \"artístico-histórica\" e selecionar as que tinham representações dos \"in i ns rton-p t \" (LEENHARDT, 2015), ou seja, dos nativos brasileiros. Partindo da contextualização histórica, discutimos a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, que deu início a um projeto de desenvolvimento visando à inserção no \"mundo civilizado\". O conceito de \"civilização\", imbuído de novo significado a partir da Revolução Francesa, foi importante para compreendermos a estrutura dessa obra que procurou descrever um \"país na infância\" (DEBRET, 2015). Para análise, as litogravuras foram classificadas de acordo com os seguintes gêneros pictóricos: retratos, cenas de gênero, paisagens e composições didáticas. Concluímos que os \"indiens de carton-pâte\" são, de fato, uma construção debretiana e foram representados segundo as poéticas neoclássicas e românticas do pitoresco e do sublime, de acordo com os padrões de composição europeus vigentes na época. Debret destacou as \"capacidades evolutivas\" dos nativos brasileiros e enfatizou sua capacidade de \"se desenvolver\", de \"se civilizar\", mediante o processo de \"assimilacionismo\" (TODOROV, [1982] 2010) pelo qual passaram.
id USP_a3267c5df3394e0ad3e597d3c9f65b28
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24102022-181817
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de DebretThe Picturesque and the Sublime: The indiens de carton-pâte in volume I of Debret\'s Picturesque and historical voyage to BrazilDebretDebretIndiens de carton-pâteIndiens de carton-pâtePicturesquePicturesque and historical voyage to BrazilPitorescoSublimeSublimeViagem pitoresca e histórica ao BrasilO presente trabalho teve como objetivo principal realizar a análise crítica e a interpretação das litogravuras que compõem o Tomo I, Casta Selvagem, da obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834-1839), do pintor neoclássico francês Jean-Baptiste Debret, discípulo de Jacques-Louis David. Na França, Debret tinha participado da produção artística dos períodos revolucionário e napoleônico, mas, ao chegar ao Rio de Janeiro, em 1816, junto com outros artistas franceses, integrando a \"Missão Artística Francesa\", deparou-se com um país repleto de contradições nos âmbitos social, político e econômico. Realizamos, então, uma pesquisa qualitativa exploratória a fim de examinar as quarenta e oito pranchas que compõem essa obra \"artístico-histórica\" e selecionar as que tinham representações dos \"in i ns rton-p t \" (LEENHARDT, 2015), ou seja, dos nativos brasileiros. Partindo da contextualização histórica, discutimos a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, que deu início a um projeto de desenvolvimento visando à inserção no \"mundo civilizado\". O conceito de \"civilização\", imbuído de novo significado a partir da Revolução Francesa, foi importante para compreendermos a estrutura dessa obra que procurou descrever um \"país na infância\" (DEBRET, 2015). Para análise, as litogravuras foram classificadas de acordo com os seguintes gêneros pictóricos: retratos, cenas de gênero, paisagens e composições didáticas. Concluímos que os \"indiens de carton-pâte\" são, de fato, uma construção debretiana e foram representados segundo as poéticas neoclássicas e românticas do pitoresco e do sublime, de acordo com os padrões de composição europeus vigentes na época. Debret destacou as \"capacidades evolutivas\" dos nativos brasileiros e enfatizou sua capacidade de \"se desenvolver\", de \"se civilizar\", mediante o processo de \"assimilacionismo\" (TODOROV, [1982] 2010) pelo qual passaram.The main objective of this work was to carry out a critical analysis and interpretation of the lithographs that make up Volume I, Wild Caste, of the work Picturesque and historical voyage to Brazil (1834-1839), by the French neoclassical painter Jean-Baptiste Debret, a disciple of Jacques-Louis David. In France, Debret had already participated in the artistic production of the revolutionary and Napoleonic periods, but upon arriving in Rio de Janeiro, in 1816, along with other French artists, integrating the \"French Artistic Mission\"; he came across a country full of contradictions in the social, political and economic spheres. Then, we carried out an exploratory qualitative research in order to examine the forty-eight boards that make up this \"artistic-historical\" work and select those that had representations of the \"indiens de carton-pâte\" (LEENHARDT, 2015), that is, of the Brazilian natives. Starting from the historical context, we discussed the arrival of the Royal Family in Brazil, in 1808, which started a development project aiming at insertion in the \"civilized world\". The concept of \"civilization\", imbued with a new meaning from the French Revolution, was important to understand the structure of this work that sought to describe a \"country in childhood\" (DEBRET, 2015). For analysis, the lithographs were classified according to the following pictorial genres: portraits, genre scenes, landscapes and didactic compositions. We conclude that the \"indiens de carton-pâte\" are, in fact, a Debret\"s construction and were represented according to the neoclassical and romantic poetics of the picturesque and the sublime, according to the European composition patterns prevailing at that time. Debret highlighted the \"evolutionary capabilities\" of the Brazilian natives and emphasized their ability to \"develop\", to \"civilize themselves\", through the process of \"assimilationism\" (TODOROV, [1982] 2010) which they went through.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPeccinini, Daisy Valle MachadoBicalho, Fabiane Gilberto Pereira2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-181817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-24T21:07:28Zoai:teses.usp.br:tde-24102022-181817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-24T21:07:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret
The Picturesque and the Sublime: The indiens de carton-pâte in volume I of Debret\'s Picturesque and historical voyage to Brazil
title O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret
spellingShingle O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret
Bicalho, Fabiane Gilberto Pereira
Debret
Debret
Indiens de carton-pâte
Indiens de carton-pâte
Picturesque
Picturesque and historical voyage to Brazil
Pitoresco
Sublime
Sublime
Viagem pitoresca e histórica ao Brasil
title_short O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret
title_full O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret
title_fullStr O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret
title_full_unstemmed O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret
title_sort O Pitoresco e o Sublime: os indiens de carton-pâte no Tomo I de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Debret
author Bicalho, Fabiane Gilberto Pereira
author_facet Bicalho, Fabiane Gilberto Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peccinini, Daisy Valle Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho, Fabiane Gilberto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Debret
Debret
Indiens de carton-pâte
Indiens de carton-pâte
Picturesque
Picturesque and historical voyage to Brazil
Pitoresco
Sublime
Sublime
Viagem pitoresca e histórica ao Brasil
topic Debret
Debret
Indiens de carton-pâte
Indiens de carton-pâte
Picturesque
Picturesque and historical voyage to Brazil
Pitoresco
Sublime
Sublime
Viagem pitoresca e histórica ao Brasil
description O presente trabalho teve como objetivo principal realizar a análise crítica e a interpretação das litogravuras que compõem o Tomo I, Casta Selvagem, da obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1834-1839), do pintor neoclássico francês Jean-Baptiste Debret, discípulo de Jacques-Louis David. Na França, Debret tinha participado da produção artística dos períodos revolucionário e napoleônico, mas, ao chegar ao Rio de Janeiro, em 1816, junto com outros artistas franceses, integrando a \"Missão Artística Francesa\", deparou-se com um país repleto de contradições nos âmbitos social, político e econômico. Realizamos, então, uma pesquisa qualitativa exploratória a fim de examinar as quarenta e oito pranchas que compõem essa obra \"artístico-histórica\" e selecionar as que tinham representações dos \"in i ns rton-p t \" (LEENHARDT, 2015), ou seja, dos nativos brasileiros. Partindo da contextualização histórica, discutimos a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, que deu início a um projeto de desenvolvimento visando à inserção no \"mundo civilizado\". O conceito de \"civilização\", imbuído de novo significado a partir da Revolução Francesa, foi importante para compreendermos a estrutura dessa obra que procurou descrever um \"país na infância\" (DEBRET, 2015). Para análise, as litogravuras foram classificadas de acordo com os seguintes gêneros pictóricos: retratos, cenas de gênero, paisagens e composições didáticas. Concluímos que os \"indiens de carton-pâte\" são, de fato, uma construção debretiana e foram representados segundo as poéticas neoclássicas e românticas do pitoresco e do sublime, de acordo com os padrões de composição europeus vigentes na época. Debret destacou as \"capacidades evolutivas\" dos nativos brasileiros e enfatizou sua capacidade de \"se desenvolver\", de \"se civilizar\", mediante o processo de \"assimilacionismo\" (TODOROV, [1982] 2010) pelo qual passaram.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-181817/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-24102022-181817/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091052740542464