Estudo dos efeitos do desalinhamento angular de mancais hidrodinâmicos nas vibrações de rotores flexíveis.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-31012024-122401/ |
Resumo: | Considerado irrelevante, até o presente, pela grande maioria dos pesquisadores envolvidos com a dinâmica de rotores, o desalinhamento angular dos moentes de mancais hidrodinâmicos é aqui revelado como fator que pode assumir papel essencial para a correta análise do comportamento dinâmico desses equipamentos. Para se chegar a essa conclusão, foram desenvolvidas diversas formulações e modelos que propiciam descrições qualitativas dos efeitos do desalinhamento angular nas vibrações lineares de máquinas rotativas. Com a utilização desses recursos de análise, foi possível identificar diversas situações em que a utilização do modelo de mancais tradicionalmente empregado no estudo de vibrações lineares de rotores leva a resultados inválidos. Para tais situações, é proposto aqui o uso do modelo completo de mancais, que inclui no modelo tradicional os esforços decorrentes das vibrações angulares do moente. Os recursos desenvolvidos permitem o cálculo dos esforços hidrodinâmicos em mancais bem como dos coeficientes do modelo completo, e a sua utilização na análise de vibrações de rotores através de modelos de elementos finitos. Os casos enfocados vão desde sistemas muito simples, como o rotor de Jeffcott/Laval, até o estudo de rotores hiperestáticos apoiados em diversos mancais sujeitos a desalinhamentos. |
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Estudo dos efeitos do desalinhamento angular de mancais hidrodinâmicos nas vibrações de rotores flexíveis.Untitled in englishBearingsMancaisRotorRotorVibraçõesVibrationsConsiderado irrelevante, até o presente, pela grande maioria dos pesquisadores envolvidos com a dinâmica de rotores, o desalinhamento angular dos moentes de mancais hidrodinâmicos é aqui revelado como fator que pode assumir papel essencial para a correta análise do comportamento dinâmico desses equipamentos. Para se chegar a essa conclusão, foram desenvolvidas diversas formulações e modelos que propiciam descrições qualitativas dos efeitos do desalinhamento angular nas vibrações lineares de máquinas rotativas. Com a utilização desses recursos de análise, foi possível identificar diversas situações em que a utilização do modelo de mancais tradicionalmente empregado no estudo de vibrações lineares de rotores leva a resultados inválidos. Para tais situações, é proposto aqui o uso do modelo completo de mancais, que inclui no modelo tradicional os esforços decorrentes das vibrações angulares do moente. Os recursos desenvolvidos permitem o cálculo dos esforços hidrodinâmicos em mancais bem como dos coeficientes do modelo completo, e a sua utilização na análise de vibrações de rotores através de modelos de elementos finitos. Os casos enfocados vão desde sistemas muito simples, como o rotor de Jeffcott/Laval, até o estudo de rotores hiperestáticos apoiados em diversos mancais sujeitos a desalinhamentos.Disregarded by the great majority of rotordynamics researchers, up to now, the effects of journal´s angular misalignment are here shown to be potentially essential for the proper analysis of rotors. In order to attain this conclusion, a variety of models and formulations are presented, providing qualitative and quantitative descriptions of these angular misalignment effects on rotor vibrations. By means of these analysis resources, it was possible to identify several situations in which the use of the traditional 8 coefficient bearing model leads to invalid rotor linear vibration analysis results. In such cases, it is shown here that the use of the complete bearing model, which includes in the traditional one the forces and moments arising from journal´s angular vibrations, is the correct procedure. The analysis tools developed in this research permit of the calculation of forces and moments in misaligned bearings, as well as the evaluation of all the dynamic coefficients of the complete bearing model, which are used in linear vibration analyses performed via the finite element method. The cases focused range from very simple models, like the Jeffcott rotor, to statically indeterminate systems with several misaligned bearings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNigro, Francisco Emilio BaccaroZachariadis, Demetrio Cornilios2001-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-31012024-122401/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-31T14:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-31012024-122401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-31T14:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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