Entrelaçando Saberes: diálogos entre mestras/es do artesanato tradicional do Quilombo da Fazenda e a educação escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-14052024-151644/ |
Resumo: | Essa pesquisa mobiliza-se pela intenção de desvelar diálogos possíveis entre a educação escolar e os saberes intergeracionais da tradição, considerados aqui orais e sobretudo corporais. Tem como objetivo principal observar a produção artesanal de uma comunidade tradicional em todas as suas etapas - no Quilombo da Fazenda Picinguaba, localizado no extremo norte de Ubatuba/SP - indagando-se sobre modos possíveis de orientar estes saberes para dentro da escola. Para tanto, vale-se da contextualização histórica do Quilombo da Fazenda, cujas produções artesanais refletem valores e modos de ser e estar no mundo. Desvenda-se a luta exercida pela comunidade a fim de manter-se no território tradicional, e a manutenção de suas tradições como forma de existência. Em observações, descrições e entrevistas de inspiração fenomenológica subsidiadas no encontro com autoras/es decoloniais, revela-se um imaginário social não destituído da materialidade do mundo, que tem nos saberes ambientais e na produção artesanal uma notável forma de expressão desta história coletiva. A pesquisa dialoga também com o Projeto Tecendo Saberes (apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) desenvolvido em escolas municipais - que atendem estudantes residentes na região, incluso caiçaras e quilombolas. Por meio do projeto, artesãs/ãos e mestras/es do Quilombo da Fazenda Picinguaba realizam círculos de cultura e vivências presenciais de produção artesanal. Desvela-se a indispensabilidade da educação escolar afetar-se com os saberes tradicionais que abarcam estratégias de resistência adotadas pela comunidade, compreendidas como epistemologias não hegemônicas. A pesquisa aponta também para a possibilidade dialógica que se estabelece entre escola e comunidade e para a primordialidade desta relação, especialmente no que tange a iniciação de crianças em um sistema simbólico que atravessa uma corporeidade comum a todas nós. |
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Entrelaçando Saberes: diálogos entre mestras/es do artesanato tradicional do Quilombo da Fazenda e a educação escolarInterlacing Knowledge: dialogues between masters of traditional crafts from Quilombo da Fazenda and school educationArtesanato tradicionalComunidades tradicionaisConhecimentos tradicionaisEducação escolarMestras/es tradicionaisQuilombo da Fazenda PicinguabaQuilombo da Fazenda PicinguabaSchoolingTraditional communitiesTraditional craftsTraditional knowledgeTraditional teachersEssa pesquisa mobiliza-se pela intenção de desvelar diálogos possíveis entre a educação escolar e os saberes intergeracionais da tradição, considerados aqui orais e sobretudo corporais. Tem como objetivo principal observar a produção artesanal de uma comunidade tradicional em todas as suas etapas - no Quilombo da Fazenda Picinguaba, localizado no extremo norte de Ubatuba/SP - indagando-se sobre modos possíveis de orientar estes saberes para dentro da escola. Para tanto, vale-se da contextualização histórica do Quilombo da Fazenda, cujas produções artesanais refletem valores e modos de ser e estar no mundo. Desvenda-se a luta exercida pela comunidade a fim de manter-se no território tradicional, e a manutenção de suas tradições como forma de existência. Em observações, descrições e entrevistas de inspiração fenomenológica subsidiadas no encontro com autoras/es decoloniais, revela-se um imaginário social não destituído da materialidade do mundo, que tem nos saberes ambientais e na produção artesanal uma notável forma de expressão desta história coletiva. A pesquisa dialoga também com o Projeto Tecendo Saberes (apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) desenvolvido em escolas municipais - que atendem estudantes residentes na região, incluso caiçaras e quilombolas. Por meio do projeto, artesãs/ãos e mestras/es do Quilombo da Fazenda Picinguaba realizam círculos de cultura e vivências presenciais de produção artesanal. Desvela-se a indispensabilidade da educação escolar afetar-se com os saberes tradicionais que abarcam estratégias de resistência adotadas pela comunidade, compreendidas como epistemologias não hegemônicas. A pesquisa aponta também para a possibilidade dialógica que se estabelece entre escola e comunidade e para a primordialidade desta relação, especialmente no que tange a iniciação de crianças em um sistema simbólico que atravessa uma corporeidade comum a todas nós.This research is motivated by the intention of revealing possible dialogues between school education and the intergenerational knowledge of tradition, considered here oral and above all bodily. Its main objective is to observe the artisanal production of a traditional community in all its stages - in Quilombo da Fazenda Picinguaba, located in the extreme north of Ubatuba/SP - asking about possible ways of guiding this knowledge into the school. To do so, it uses the historical contextualization of Quilombo da Fazenda, whose artisanal productions reflect values and ways of being in the world. The struggle carried out by the community in order to remain in the traditional territory, and the maintenance of their traditions as a form of existence, is revealed. In observations, descriptions and interviews of phenomenological inspiration supported by the meeting with decolonial authors, a social imaginary is revealed that is not devoid of the materiality of the world, which has in environmental knowledge and artisanal production a notable form of expression of this collective history. The research also dialogues with the Tecendo Saberes Project (supported by the State Secretariat for Culture, Economy and Creative Industry of the State of São Paulo) developed in municipal schools - which serve students residing in the region, including caiçaras and quilombolas. Through the project, artisans and masters from Quilombo da Fazenda Picinguaba hold culture circles and face-to-face experiences of artisanal production. The indispensability of school education is revealed to be affected by traditional knowledge that encompasses resistance strategies adopted by the community, understood as non-hegemonic epistemologies. The research also points to the dialogical possibility that is established between school and community and to the primordiality of this relationship, especially with regard to the initiation of children into a symbolic system that traverses a corporeality common to all of us.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSaura, Soraia ChungReis, Edirlaine Lopes dos2024-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-14052024-151644/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-16T19:33:03Zoai:teses.usp.br:tde-14052024-151644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-16T19:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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