Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanin, Alice Aquino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23153/tde-24082017-135144/
Resumo: O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação tem alterado a sociedade e seu emprego tem estimulado o debate na esfera pedagógica. A incorporação de tecnologias na educação pode ser considerada uma ferramenta facilitadora para transmissão de conhecimento ao aluno. O objetivo deste estudo de caso é identificar os desafios encontrados e as propostas de superação apresentadas. Buscou-se ainda analisar a satisfação e a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e dos materiais didáticos nele disponíveis, experimentados pelos alunos da graduação na Disciplina Odontologia Forense, na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), dos cursos integral e noturno, no primeiro semestre de 2016. A tecnologia utilizada foi o software Moodle (\"Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment\"), onde foram depositados os objetos de aprendizagem: apostilas, vídeos, questionários e jogos. Participaram da pesquisa 113 estudantes. Como fonte de dados foram utilizados o grupo-focal, o questionário online semi-estruturado e os relatórios de logs do Moodle. Os dados foram analisados quantitativamente (análise descritiva) e qualitativamente (análise de conteúdo) e os resultados foram triangulados. Os desafios encontrados pelos alunos foram: dificuldade em acessar o AVA pelo celular; sobrecarga da estrutura curricular; não haver cobrança e lembretes para realizar as atividades online; desconexão entre a aula presencial e o ambiente virtual; haver mais de um site utilizado pelas disciplinas da faculdade. Em relação ao material didático, as atividades foram as mais visualizadas, com 1309 visualizações em média, seguida das apostilas (n=230), e dos vídeos (n=122). Os alunos sugeriram que tivesse mais atividades práticas no ambiente virtual. Para eles a realização de atividades no AVA foi importante para a fixação do conteúdo e para identificar eventuais dificuldades na aprendizagem (n=98%). As melhorias propostas, e concretizadas, foram no sentido de superar os desafios citados, ou seja, utilização da versão mobile do Moodle, diminuição da carga horária presencial e notificação de prazos e de atividades via redes sociais e correio eletrônico. Esta pesquisa demonstra a importância de ouvir os alunos durante o processo de ensinoaprendizagem para ajuda-los nas dificuldades encontradas e para que sejam estimulados a buscar o conhecimento. Demonstra também que o uso da tecnologia na educação é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, com alto nível de satisfação dos alunos.
id USP_a3fa2e16f3279311f5ba2bce51107786
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24082017-135144
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia ForenseAnalysis of the application of digital information and communication technologies to the Forensic DentistryAmbiente virtual de aprendizagemBlended learningDental EducationDesafio do estudanteEducação dentalEducational TechnologyEnsino híbridoForensic DentistryMaterial didáticoOdontologia ForenseSatisfação do estudanteStudent satisfactionStudent barrierTeaching MaterialsTecnologia educacionalVirtual learning environmentO uso de tecnologias digitais de informação e comunicação tem alterado a sociedade e seu emprego tem estimulado o debate na esfera pedagógica. A incorporação de tecnologias na educação pode ser considerada uma ferramenta facilitadora para transmissão de conhecimento ao aluno. O objetivo deste estudo de caso é identificar os desafios encontrados e as propostas de superação apresentadas. Buscou-se ainda analisar a satisfação e a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e dos materiais didáticos nele disponíveis, experimentados pelos alunos da graduação na Disciplina Odontologia Forense, na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), dos cursos integral e noturno, no primeiro semestre de 2016. A tecnologia utilizada foi o software Moodle (\"Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment\"), onde foram depositados os objetos de aprendizagem: apostilas, vídeos, questionários e jogos. Participaram da pesquisa 113 estudantes. Como fonte de dados foram utilizados o grupo-focal, o questionário online semi-estruturado e os relatórios de logs do Moodle. Os dados foram analisados quantitativamente (análise descritiva) e qualitativamente (análise de conteúdo) e os resultados foram triangulados. Os desafios encontrados pelos alunos foram: dificuldade em acessar o AVA pelo celular; sobrecarga da estrutura curricular; não haver cobrança e lembretes para realizar as atividades online; desconexão entre a aula presencial e o ambiente virtual; haver mais de um site utilizado pelas disciplinas da faculdade. Em relação ao material didático, as atividades foram as mais visualizadas, com 1309 visualizações em média, seguida das apostilas (n=230), e dos vídeos (n=122). Os alunos sugeriram que tivesse mais atividades práticas no ambiente virtual. Para eles a realização de atividades no AVA foi importante para a fixação do conteúdo e para identificar eventuais dificuldades na aprendizagem (n=98%). As melhorias propostas, e concretizadas, foram no sentido de superar os desafios citados, ou seja, utilização da versão mobile do Moodle, diminuição da carga horária presencial e notificação de prazos e de atividades via redes sociais e correio eletrônico. Esta pesquisa demonstra a importância de ouvir os alunos durante o processo de ensinoaprendizagem para ajuda-los nas dificuldades encontradas e para que sejam estimulados a buscar o conhecimento. Demonstra também que o uso da tecnologia na educação é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, com alto nível de satisfação dos alunos.The use of digital information and communication technologies has changed society and its employment has stimulated the debate in the pedagogical area. The incorporation of technologies in education can be considered a facilitating tool for transmitting knowledge to the student. The aim of this case study is to identify the challenges founded and the overcoming proposals presented, and to analyze the satisfaction and usability of the virtual learning environment (VLE) and of the teaching materials available there, in the University of São Paulo, School of Dentistry, of the integral and nocturnal courses, in the first semester of 2016. The technology used was Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), where the learning objects, such as workbooks, videos, questionnaires and games. 113 students participated in the study. The focus group, the online semi-estructured questionnaire, and the Moodle\'s log reports were used as data sources. Data were analyzed quantitatively (descriptive analysis) and qualitatively (content analysis), and the results were triangulated. The challenges encountered by the students were: difficulty in accessing the VLE through the cell phone; overload of the curricular structure; there are no charges and reminders for online activities; disconnection between the classroom and the virtual environment; more than one site used by college subjects. Regarding teaching material, activities were the most visualized, with 1309 views on average, followed by workbook (n = 230), and videos (n = 122). The students suggested that they had more practical activities in the virtual environment. For them, the VLE activities were important for determining the content and for identifying difficulties in learning (n = 98%). The proposed and implemented improvements were aimed at overcoming the aforementioned challenges, namely, the use of the mobile version of Moodle, the reduction of classroom hours and the notification of deadlines and activities via social networks and electronic mail. This research demonstrates the importance of listening to students during the teachinglearning process to help them in the difficulties encountered and to be stimulated to seek knowledge. It also demonstrates that the use of technology in education is a facilitating tool for learning, with a high level of student satisfaction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMelani, Rodolfo Francisco HaltenhoffZanin, Alice Aquino2017-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23153/tde-24082017-135144/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-24082017-135144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense
Analysis of the application of digital information and communication technologies to the Forensic Dentistry
title Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense
spellingShingle Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense
Zanin, Alice Aquino
Ambiente virtual de aprendizagem
Blended learning
Dental Education
Desafio do estudante
Educação dental
Educational Technology
Ensino híbrido
Forensic Dentistry
Material didático
Odontologia Forense
Satisfação do estudante
Student satisfaction
Student barrier
Teaching Materials
Tecnologia educacional
Virtual learning environment
title_short Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense
title_full Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense
title_fullStr Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense
title_full_unstemmed Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense
title_sort Análise da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação à Disciplina Odontologia Forense
author Zanin, Alice Aquino
author_facet Zanin, Alice Aquino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melani, Rodolfo Francisco Haltenhoff
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanin, Alice Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Blended learning
Dental Education
Desafio do estudante
Educação dental
Educational Technology
Ensino híbrido
Forensic Dentistry
Material didático
Odontologia Forense
Satisfação do estudante
Student satisfaction
Student barrier
Teaching Materials
Tecnologia educacional
Virtual learning environment
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Blended learning
Dental Education
Desafio do estudante
Educação dental
Educational Technology
Ensino híbrido
Forensic Dentistry
Material didático
Odontologia Forense
Satisfação do estudante
Student satisfaction
Student barrier
Teaching Materials
Tecnologia educacional
Virtual learning environment
description O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação tem alterado a sociedade e seu emprego tem estimulado o debate na esfera pedagógica. A incorporação de tecnologias na educação pode ser considerada uma ferramenta facilitadora para transmissão de conhecimento ao aluno. O objetivo deste estudo de caso é identificar os desafios encontrados e as propostas de superação apresentadas. Buscou-se ainda analisar a satisfação e a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e dos materiais didáticos nele disponíveis, experimentados pelos alunos da graduação na Disciplina Odontologia Forense, na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), dos cursos integral e noturno, no primeiro semestre de 2016. A tecnologia utilizada foi o software Moodle (\"Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment\"), onde foram depositados os objetos de aprendizagem: apostilas, vídeos, questionários e jogos. Participaram da pesquisa 113 estudantes. Como fonte de dados foram utilizados o grupo-focal, o questionário online semi-estruturado e os relatórios de logs do Moodle. Os dados foram analisados quantitativamente (análise descritiva) e qualitativamente (análise de conteúdo) e os resultados foram triangulados. Os desafios encontrados pelos alunos foram: dificuldade em acessar o AVA pelo celular; sobrecarga da estrutura curricular; não haver cobrança e lembretes para realizar as atividades online; desconexão entre a aula presencial e o ambiente virtual; haver mais de um site utilizado pelas disciplinas da faculdade. Em relação ao material didático, as atividades foram as mais visualizadas, com 1309 visualizações em média, seguida das apostilas (n=230), e dos vídeos (n=122). Os alunos sugeriram que tivesse mais atividades práticas no ambiente virtual. Para eles a realização de atividades no AVA foi importante para a fixação do conteúdo e para identificar eventuais dificuldades na aprendizagem (n=98%). As melhorias propostas, e concretizadas, foram no sentido de superar os desafios citados, ou seja, utilização da versão mobile do Moodle, diminuição da carga horária presencial e notificação de prazos e de atividades via redes sociais e correio eletrônico. Esta pesquisa demonstra a importância de ouvir os alunos durante o processo de ensinoaprendizagem para ajuda-los nas dificuldades encontradas e para que sejam estimulados a buscar o conhecimento. Demonstra também que o uso da tecnologia na educação é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, com alto nível de satisfação dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23153/tde-24082017-135144/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23153/tde-24082017-135144/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257311340396544