O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-16032012-143314/ |
Resumo: | Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quatro baquetas em obras solistas ou em grupo de câmara, bem como os desdobramentos da escrita para o instrumento. Ao Divertimento para Marimba e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, por se tratar do primeiro concerto brasileiro para marimba, são aplicados procedimentos quanto ao uso desta técnica. |
id |
USP_a4338d9cabe6c2451efc6d0d3c05165d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16032012-143314 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileirasThe Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions.Brasilian musicFour mallet marimba techniqueMarimbaMarimbaMúsica brasileiraRadamés GnattaliRadamés Gnattali.Técnica de quatro baquetasCom o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quatro baquetas em obras solistas ou em grupo de câmara, bem como os desdobramentos da escrita para o instrumento. Ao Divertimento para Marimba e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, por se tratar do primeiro concerto brasileiro para marimba, são aplicados procedimentos quanto ao uso desta técnica.This thesis aims to answer chronologically many questions regarding the marimba history, since its origins through the first Brazilian compositions during the 70´s. This process is presented to clarify aspects of the development of four mallets marimba technique in pieces for chamber music or soloist as well as to analyze its writing. Considerations regarding this technique are applied to the Divertimento for Marimba and String Orchestra, the first Brazilian concert for marimba.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRicciardi, Rubens RussomanoSulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti2011-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-16032012-143314/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-16032012-143314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras The Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions. |
title |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras |
spellingShingle |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Brasilian music Four mallet marimba technique Marimba Marimba Música brasileira Radamés Gnattali Radamés Gnattali. Técnica de quatro baquetas |
title_short |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras |
title_full |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras |
title_fullStr |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras |
title_sort |
O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras |
author |
Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti |
author_facet |
Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ricciardi, Rubens Russomano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sulpicio, Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasilian music Four mallet marimba technique Marimba Marimba Música brasileira Radamés Gnattali Radamés Gnattali. Técnica de quatro baquetas |
topic |
Brasilian music Four mallet marimba technique Marimba Marimba Música brasileira Radamés Gnattali Radamés Gnattali. Técnica de quatro baquetas |
description |
Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quatro baquetas em obras solistas ou em grupo de câmara, bem como os desdobramentos da escrita para o instrumento. Ao Divertimento para Marimba e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, por se tratar do primeiro concerto brasileiro para marimba, são aplicados procedimentos quanto ao uso desta técnica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-16032012-143314/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-16032012-143314/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257015433297920 |