Crise e destruição: o romance autorreflexivo de Machado de Assis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-15102015-144847/ |
Resumo: | Esta tese trata do romance de Machado de Assis e da reflexão sobre o gênero do romance e suas possibilidades narrativas ficcionalizadas em sua obra. Pretende-se analisar as diferentes propostas narrativas empregadas pelo autor que, após encaminhar discussões sobre a literatura brasileira, intervindo criticamente e propondo alternativas de abordagem aos autores de sua geração, em ensaios como \"Notícia da atual literatura brasileira instinto de nacionalidade, de 1873, e \"A nova geração, de 1879, passou a ficcionalizar a sua reflexão sobre o gênero romanesco em seus romances, sendo o conjunto de obras pós-1881 o que mais radicaliza o processo. A Crise do título se refere ao período da década de 1870, quando Machado buscou uma espécie de conciliação com o gênero romanesco, uma conciliação conflituosa em busca de um público e em desacordo com os modelos adotados; Destruição se refere à série de romances iniciada com Memórias Póstumas de Brás Cubas. Pretende-se analisar a obra romanesca em contraste e sintonia com a produção ficcional da década de 1870, por meio de um recorte sincrônico ao momento de publicação dos romances. O objetivo é apreender, a partir disso, a sua visão problematizadora do gênero. |
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Crise e destruição: o romance autorreflexivo de Machado de AssisThe self-reflexive novel by Machado de AssisBrazilian literatureLiterary theoryLiteratura brasileiraMachado de AssisMachado de AssisMetaficçãoMetafictionRomance autorreflexivoSelf-conscious novelTeoria literáriaEsta tese trata do romance de Machado de Assis e da reflexão sobre o gênero do romance e suas possibilidades narrativas ficcionalizadas em sua obra. Pretende-se analisar as diferentes propostas narrativas empregadas pelo autor que, após encaminhar discussões sobre a literatura brasileira, intervindo criticamente e propondo alternativas de abordagem aos autores de sua geração, em ensaios como \"Notícia da atual literatura brasileira instinto de nacionalidade, de 1873, e \"A nova geração, de 1879, passou a ficcionalizar a sua reflexão sobre o gênero romanesco em seus romances, sendo o conjunto de obras pós-1881 o que mais radicaliza o processo. A Crise do título se refere ao período da década de 1870, quando Machado buscou uma espécie de conciliação com o gênero romanesco, uma conciliação conflituosa em busca de um público e em desacordo com os modelos adotados; Destruição se refere à série de romances iniciada com Memórias Póstumas de Brás Cubas. Pretende-se analisar a obra romanesca em contraste e sintonia com a produção ficcional da década de 1870, por meio de um recorte sincrônico ao momento de publicação dos romances. O objetivo é apreender, a partir disso, a sua visão problematizadora do gênero.This dissertation refers to Machado de Assis novel, his reflection on the novel genre and the fiction narrative presented on his work. It seeks to analyze the writer`s different narrative proposals. Machado de Assis led the discussions about the Brazilian literature through critical interventions and offered alternative approaches to the author from his generation on his essays Notícia da atual literatura brasileira instinto de nacionalidade (1873) and A nova geração (1879). Afterwards, the author began to render into fiction his reflections about the novel genre, especially on his opus after 1881. The Crisis on the title denotes the 1870s when Machado sought to come to terms with the novel genre, though a conflicted conciliation seeking an audience and disagreeing with the set models. Destruction refers to the novel series beginning with Posthumous memoirs of Bras Cubas. This study analyzes the novel comparing and contrasting the production of fiction in the 1870s using a synchronic frame from the novels publishing times. Based on that, the aim is to learn his problematizing perspective on the genre.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuimarães, Hélio de SeixasSantos, Rogério Fernandes dos2015-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-15102015-144847/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-15102015-144847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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