O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Michele
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082019-124541/
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a construção do endereçamento nos textos de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino. O conceito de endereçamento que se toma é o de Bakhtin (2011), segundo o qual o endereçamento é o traço constitutivo e fundamental de todo enunciado. A concepção de escrita e enunciado que subsidiam nosso estudo se fundamenta em uma perspectiva enunciativo-discursiva que tem respaldo nos estudos de Pêcheux (1969, 1975, 2002), Voloshinov/Bakhtin (1926, 1930); entendendo a escrita não apenas como registro ou tecnologia, mas como um modo de enunciação (CORRÊA, 2013). A hipótese levantada é a de que os textos produzidos pelos alunos na esfera escolar apresentam múltiplo endereçamento, isto é, além do endereçamento previsto pelo gênero discursivo proposto, apresentam outros não previstos. A metodologia que orientou a percepção do múltiplo endereçamento foi a de uma perspectiva etnográfico-discursiva (CORRÊA, 2011) de observação dos dados aliada ao paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989) como um modelo epistemológico adequado para pesquisas no campo das ciências humanas. O procedimento quanto à determinação dos indícios foi a busca por marcas de dialogia presente nas rupturas da interlocução prevista pelo gênero a partir das quais foi possível perceber o múltiplo endereçamento do texto. A análise possibilitou a caracterização de dois tipos de endereçamento: um previsto pelo gênero discursivo, nomeado de endereçamento transparente e outro, mais difuso, da ordem do discurso, nomeado de endereçamento opaco. Para explicitação do endereçamento opaco, buscou-se pelas rupturas genéricas, argumentativas e de voz presentes nos textos. Além do endereçamento ao destinatário previsto pelo gênero, contatou-se o endereçamento ao professor, como um destinatário sempre representado, além de outros interlocutores como colegas de classe, professores de outras disciplinas, a família, a escola como instituição. Tal constatação lança luz sobre problemas textuais, comumente interpretados como inadequação ou erro, defendendo a compreensão dessas inadequações como decorrentes do processo enunciativo-discursivo pelo qual o escrevente se insere na escrita.
id USP_a476a78a0b5c9305a879791474f4a91a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14082019-124541
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiploAddressing in school texts: about its multiple characterAcademic literacyAddressingEndereçamentoEscritaIntergenericidadeIntergenrecityLetramento acadêmicoWritingEste trabalho se propõe a analisar a construção do endereçamento nos textos de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino. O conceito de endereçamento que se toma é o de Bakhtin (2011), segundo o qual o endereçamento é o traço constitutivo e fundamental de todo enunciado. A concepção de escrita e enunciado que subsidiam nosso estudo se fundamenta em uma perspectiva enunciativo-discursiva que tem respaldo nos estudos de Pêcheux (1969, 1975, 2002), Voloshinov/Bakhtin (1926, 1930); entendendo a escrita não apenas como registro ou tecnologia, mas como um modo de enunciação (CORRÊA, 2013). A hipótese levantada é a de que os textos produzidos pelos alunos na esfera escolar apresentam múltiplo endereçamento, isto é, além do endereçamento previsto pelo gênero discursivo proposto, apresentam outros não previstos. A metodologia que orientou a percepção do múltiplo endereçamento foi a de uma perspectiva etnográfico-discursiva (CORRÊA, 2011) de observação dos dados aliada ao paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989) como um modelo epistemológico adequado para pesquisas no campo das ciências humanas. O procedimento quanto à determinação dos indícios foi a busca por marcas de dialogia presente nas rupturas da interlocução prevista pelo gênero a partir das quais foi possível perceber o múltiplo endereçamento do texto. A análise possibilitou a caracterização de dois tipos de endereçamento: um previsto pelo gênero discursivo, nomeado de endereçamento transparente e outro, mais difuso, da ordem do discurso, nomeado de endereçamento opaco. Para explicitação do endereçamento opaco, buscou-se pelas rupturas genéricas, argumentativas e de voz presentes nos textos. Além do endereçamento ao destinatário previsto pelo gênero, contatou-se o endereçamento ao professor, como um destinatário sempre representado, além de outros interlocutores como colegas de classe, professores de outras disciplinas, a família, a escola como instituição. Tal constatação lança luz sobre problemas textuais, comumente interpretados como inadequação ou erro, defendendo a compreensão dessas inadequações como decorrentes do processo enunciativo-discursivo pelo qual o escrevente se insere na escrita.This doctoral thesis aims to analyze the construction of addressing in the texts of students of the first year of high school in a public school. The concept of addressing is that of Bakhtin (2011), according to whom addressing is the constitutive and fundamental feature of every statement. The conception of writing and statement that support our study is based on an enunciative-discursive perspective that has support in the studies of Pêcheux (1969, 1975, 2002), Voloshinov/Bakhtin (1926, 1930), understanding writing not only as a record or technology, but as a mode of enunciation (CORRÊA, 2013). The hypothesis raised is that the texts produced by the students in scholar sphere have a multiple addressing, that is, besides the addressing provided by the proposed discursive genre, there are other unanticipated addresses that can be observed in the statement discursive materiality. The methodology that guided the perception of multiple addressing was that of an ethnographic-discursive perspective (CORRÊA, 2011) of observation of data allied to the indicial paradigm proposed by Ginzburg (1989) as an adequate epistemological model for research in human sciences. The hypothesis that guided the search for the clues was the dialogue and the ruptures were considered the indications from which it was possible to perceive the multiple addressing of the text. The analysis of the texts allowed the characterization of two types of addressing: one predicted by the discursive genre named transparent addressing and the other more diffuse, since it is of the order of discourse, called opaque addressing. In order to explain the opaque addressing, it was searched for generic, argumentative and voice ruptures of the text. It could be noticed that these ruptures were related, many being effect of displacements of the address of the text. Therefore, multiple address could be attested, since it was detected in the analyzed texts, besides the intended genre addressing, also the teacher as an addressing always represented, as well as others such as classmates, teachers of other disciplines, the family, the school as an institution. This finding sheds light on textual problems, commonly interpreted as inadequacy or error, pointing to their understanding as arising from the enunciative-discourse process that the scribe is inserted into when they are writing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Manoel Luiz GoncalvesSiqueira, Michele2019-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082019-124541/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-08-20T23:08:05Zoai:teses.usp.br:tde-14082019-124541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-08-20T23:08:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo
Addressing in school texts: about its multiple character
title O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo
spellingShingle O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo
Siqueira, Michele
Academic literacy
Addressing
Endereçamento
Escrita
Intergenericidade
Intergenrecity
Letramento acadêmico
Writing
title_short O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo
title_full O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo
title_fullStr O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo
title_full_unstemmed O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo
title_sort O endereçamento em textos escolares: sobre o seu caráter múltiplo
author Siqueira, Michele
author_facet Siqueira, Michele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Manoel Luiz Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Academic literacy
Addressing
Endereçamento
Escrita
Intergenericidade
Intergenrecity
Letramento acadêmico
Writing
topic Academic literacy
Addressing
Endereçamento
Escrita
Intergenericidade
Intergenrecity
Letramento acadêmico
Writing
description Este trabalho se propõe a analisar a construção do endereçamento nos textos de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino. O conceito de endereçamento que se toma é o de Bakhtin (2011), segundo o qual o endereçamento é o traço constitutivo e fundamental de todo enunciado. A concepção de escrita e enunciado que subsidiam nosso estudo se fundamenta em uma perspectiva enunciativo-discursiva que tem respaldo nos estudos de Pêcheux (1969, 1975, 2002), Voloshinov/Bakhtin (1926, 1930); entendendo a escrita não apenas como registro ou tecnologia, mas como um modo de enunciação (CORRÊA, 2013). A hipótese levantada é a de que os textos produzidos pelos alunos na esfera escolar apresentam múltiplo endereçamento, isto é, além do endereçamento previsto pelo gênero discursivo proposto, apresentam outros não previstos. A metodologia que orientou a percepção do múltiplo endereçamento foi a de uma perspectiva etnográfico-discursiva (CORRÊA, 2011) de observação dos dados aliada ao paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989) como um modelo epistemológico adequado para pesquisas no campo das ciências humanas. O procedimento quanto à determinação dos indícios foi a busca por marcas de dialogia presente nas rupturas da interlocução prevista pelo gênero a partir das quais foi possível perceber o múltiplo endereçamento do texto. A análise possibilitou a caracterização de dois tipos de endereçamento: um previsto pelo gênero discursivo, nomeado de endereçamento transparente e outro, mais difuso, da ordem do discurso, nomeado de endereçamento opaco. Para explicitação do endereçamento opaco, buscou-se pelas rupturas genéricas, argumentativas e de voz presentes nos textos. Além do endereçamento ao destinatário previsto pelo gênero, contatou-se o endereçamento ao professor, como um destinatário sempre representado, além de outros interlocutores como colegas de classe, professores de outras disciplinas, a família, a escola como instituição. Tal constatação lança luz sobre problemas textuais, comumente interpretados como inadequação ou erro, defendendo a compreensão dessas inadequações como decorrentes do processo enunciativo-discursivo pelo qual o escrevente se insere na escrita.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082019-124541/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082019-124541/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256555548835840