Menino veste azul e menina veste rosa: a discriminação de gênero sob a perspectiva do pink tax

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Renata Kaori Tani
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-21032023-095746/
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a presença do pink tax na categoria infantil nas maiores redes varejistas brasileiras. As hipóteses da pesquisa são: sob a lente da Teoria da Interseccionalidade, (i) produtos infantis voltados ao público feminino são mais caros do que os mesmos produtos voltados ao público masculino; e, à luz da Teoria da Sinalização, (ii) quão mais sinalizado o produto for quanto a identificação de gênero do seu público-alvo, maior será a discrepância dos preços praticados. Identificou-se o gênero através das cores, dos designs e da linguagem dos produtos. A amostra foi composta por 800 produtos de quatro tipos: bicicletas, bouncers, chupetas e mamadeiras. A técnica estatística utilizada é a regressão linear (método dos mínimos quadrados ordinários). Contrapondo a literatura, os resultados indicaram não haver relação entre os preços praticados e o público-alvo, rejeitando a primeira hipótese. Além disso, ainda que o grau de sinalização impacte o preço final, produtos mais sinalizados ao público feminino não aumentam o preço praticado especificamente para esse público-alvo, rejeitando a segunda hipótese. Acredita-se que os resultados decorrem da comparação de produtos equivalentes (idênticos ou similares), método não adotado por estudos anteriores.
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spelling Menino veste azul e menina veste rosa: a discriminação de gênero sob a perspectiva do pink taxBoys wear blue and girls wear pink: gender discrimination from a pink tax perspectiveDiferença de gêneroDiscriminação de gêneroGender differentiationGender discriminationIntersectionality theoryPink taxPink taxSignaling theoryTeoria da interseccionalidadeTeoria da sinalizaçãoO objetivo desta pesquisa é analisar a presença do pink tax na categoria infantil nas maiores redes varejistas brasileiras. As hipóteses da pesquisa são: sob a lente da Teoria da Interseccionalidade, (i) produtos infantis voltados ao público feminino são mais caros do que os mesmos produtos voltados ao público masculino; e, à luz da Teoria da Sinalização, (ii) quão mais sinalizado o produto for quanto a identificação de gênero do seu público-alvo, maior será a discrepância dos preços praticados. Identificou-se o gênero através das cores, dos designs e da linguagem dos produtos. A amostra foi composta por 800 produtos de quatro tipos: bicicletas, bouncers, chupetas e mamadeiras. A técnica estatística utilizada é a regressão linear (método dos mínimos quadrados ordinários). Contrapondo a literatura, os resultados indicaram não haver relação entre os preços praticados e o público-alvo, rejeitando a primeira hipótese. Além disso, ainda que o grau de sinalização impacte o preço final, produtos mais sinalizados ao público feminino não aumentam o preço praticado especificamente para esse público-alvo, rejeitando a segunda hipótese. Acredita-se que os resultados decorrem da comparação de produtos equivalentes (idênticos ou similares), método não adotado por estudos anteriores.This research aims to analyze the presence of the pink tax in the children and toy category in the largest Brazilian retail chains. The research hypotheses are: based on the Intersectionality Theory, (i) children\'s products aimed at the female public are more expensive than the same products aimed at the male public; and, in the light of the Signaling Theory, (ii) the more signaled the product is regarding the gender identification of its target audience, the greater the discrepancy of the prices charged. Gender was identified through the colors, designs and language of the products. The sample was composed of 800 products of four types: bicycles, bouncers, pacifiers and baby bottles. The statistical technique used is linear regression (ordinary least squares method). Contrary to the literature, the previous results indicate that there is no relationship between the prices charged and the target audience, rejecting the first hypothesis. Furthermore, even though the degree of signaling impacts the final price, products with more signaling to the female public do not increase the price charged specifically to this target audience. It is believed that the results are due to the comparison of equivalent products (identical or similar), method not adopted by previous studies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Amaury JoséViana, Renata Kaori Tani2023-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-21032023-095746/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-17T15:21:15Zoai:teses.usp.br:tde-21032023-095746Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-17T15:21:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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