A violência nas relações de intimidade entre os adolescentes sob a perspectiva do Paradigma da Complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campeiz, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-05102018-191013/
Resumo: Na contemporaneidade, a violência é apontada e reconhecida como um problema social, relacional e de saúde, e se faz presente nas diversas formas de relações de intimidade entre os adolescentes, compreendidas por crush, \"pegar\", \"ficar\" ou namorar. A violência é um tema prioritário de atenção, uma vez que representa um problema social grave e impacta negativamente a saúde dos adolescentes. O presente trabalho visa analisar o sentido da violência nas relações de intimidade sob a ótica dos adolescentes, ancorada na perspectiva epistemológica e metodológica do Paradigma da Complexidade, de modo a contemplar todos os aspectos e dimensões que envolvem o fenômeno da violência na relação de intimidade, sejam sociais, históricos, culturais, gênero, econômicos, poder e psicológicos. Este estudo foi delineado em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa social estratégica, e teve como participantes 39 adolescentes, de ambos os sexos, frequentadores do ensino médio de duas escolas estaduais de um município do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e diários de campo, e analisados à luz do referido Paradigma. Os resultados indicaram (i) a aceitação da ocorrência de violência nos relacionamentos íntimos entre os adolescentes; (ii) a existência de questões relacionadas ao gênero e passividade frente à violência perpetrada por mulheres; (iii) a persistência de tabus na sociedade e a reprodução de questões estigmatizantes nos relatos dos participantes; (iv) a prevalência de violência psicológica e emocional entre os adolescentes, além da violência figurada bidirecional. Em suma, o Paradigma da Complexidade contribuiu de forma imprescindível para o desenvolvimento de um olhar integral sobre a temática, proporcionando maior clareza sobre os elementos que compõem o fenômeno, e principalmente, sobre a interdependência e interconectividade entre eles, de modo articulado e contextualizado.
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