A literatura marginal-periférica na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30042009-143257/ |
Resumo: | Esta dissertação tem por objeto a leitura literária de textos marginal-periféricos na escola a partir de experiências com turmas de ensino fundamental II e ensino médio em escola da rede pública do estado de São Paulo. Discutir a pertinência da inserção dessa literatura na esfera educacional, considerando-a como força atuante dentro do campo literário, bem como as relações dessa vertente com o mercado cultural, constitui um dos objetivos deste estudo. Para tanto foram utilizadas, sobretudo, as noções de campo (Pierre Boudieu) e secundariamente a de polissistema (Itamar Even-Zohar). O processo de leitura das obras dessa modalidade pelo aluno leitor foi abordado à luz da teoria da recepção (Hans Robert Jauss e Vincent Jouve). O corpus selecionado para a análise dos elementos que favoreceriam a identificação por parte do receptor é constituído de quatro obras marginais e/ou periféricas de autores diferentes: Capão Pecado, de Ferréz; Graduado em marginalidade, de Sacolinha; Vão, de Allan da Rosa e Te pego lá fora, de Rodrigo Ciríaco. Depreendeu-se do estudo que o valor maior das obras marginalperiféricas estaria relacionado à representatividade social e à apropriação da escrita por grupos historicamente desfavorecidos, o que ocasionaria identificação por parte do leitor, aluno de escolas de periferia. Além dessa identificação, observada no processo de leitura, discutiu-se também a necessidade de um viés de distanciamento, estudado por meio de comparações com teorias teatrais. |
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