Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Juliano Ribeiro de Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-14122011-221611/
Resumo: Objetivo: Os anúncios veiculados nas capas dos jornais gratuitos Metro e Destak, de São Paulo, apresentam um nível de diálogo entre linguagem publicitária e jornalística pouco comum ao que se observa nos periódicos tradicionais. A aproximação entre esses dois campos também é sentida em algumas chamadas de capa gênero marcadamente jornalístico que recorrem a vários elementos do discurso publicitário. Esta pesquisa busca identificar os mecanismos utilizados pelos anunciantes de jornais gratuitos e pelo veículo em si para obter tal efeito nos dois casos analisados. Métodos: Os conceitos de dialogia de Mikhail Bakhtin e da Análise de Discurso francesa são a principal fundamentação teórica a ser aplicada em uma seleção de anúncios e chamadas nas capas de Metro e Destak. Resultados: embora o mercado jornalístico cultive uma imagem dos gratuitos como concorrentes dos jornais pagos populares, as conclusões da análise do corpus reforçam uma estratégia definida pelos gratuitos de se associar a um público jovem, urbano e de bom poder aquisitivo.
id USP_a5319984e577a2d3bd9a0c777bb1f5fb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122011-221611
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalísticoDiários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalísticoAdvertising discourseAnálise de discursoDialogiaDialogismDiscourse AnalysisDiscurso jornalísticoDiscurso publicitárioFree dailiesJornais gratuitosjournalistic discourseObjetivo: Os anúncios veiculados nas capas dos jornais gratuitos Metro e Destak, de São Paulo, apresentam um nível de diálogo entre linguagem publicitária e jornalística pouco comum ao que se observa nos periódicos tradicionais. A aproximação entre esses dois campos também é sentida em algumas chamadas de capa gênero marcadamente jornalístico que recorrem a vários elementos do discurso publicitário. Esta pesquisa busca identificar os mecanismos utilizados pelos anunciantes de jornais gratuitos e pelo veículo em si para obter tal efeito nos dois casos analisados. Métodos: Os conceitos de dialogia de Mikhail Bakhtin e da Análise de Discurso francesa são a principal fundamentação teórica a ser aplicada em uma seleção de anúncios e chamadas nas capas de Metro e Destak. Resultados: embora o mercado jornalístico cultive uma imagem dos gratuitos como concorrentes dos jornais pagos populares, as conclusões da análise do corpus reforçam uma estratégia definida pelos gratuitos de se associar a um público jovem, urbano e de bom poder aquisitivo.Objective: The advertisements published on the front page of the free dailies Metro and Destak, from São Paulo, show a level of dialogue between advertising and journalistic language that is not commonly seen in traditional newspapers. These two discourses get also closer in some top headlines a traditional room for journalistic content that incorporate many elements of the advertising discourse. This study is aimed at identifying the strategies used by both advertisers and the media outlet itself to prompt this effect. Methods: The concepts of dialogism by Mikhail Bakhtin and the French Discourse Analysis are the theoretical basis to be applied to a selection of advertisements and top headlines of Metro and Destak. Results: although the journalistic market regards the free dailies as competitors to popular newspapers, the conclusions drawn from our analysis emphasize a strategy adopted by the free dailies of associating their brand with a young, urban, wealthy audience.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRamadan, Nancy Nuyen AliMachado, Juliano Ribeiro de Lima2011-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-14122011-221611/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-14122011-221611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
title Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
spellingShingle Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
Machado, Juliano Ribeiro de Lima
Advertising discourse
Análise de discurso
Dialogia
Dialogism
Discourse Analysis
Discurso jornalístico
Discurso publicitário
Free dailies
Jornais gratuitos
journalistic discourse
title_short Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
title_full Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
title_fullStr Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
title_full_unstemmed Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
title_sort Diários gratuitos Destak e Metro no Brasil: o aprofundamento do discurso publijornalístico
author Machado, Juliano Ribeiro de Lima
author_facet Machado, Juliano Ribeiro de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramadan, Nancy Nuyen Ali
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Juliano Ribeiro de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Advertising discourse
Análise de discurso
Dialogia
Dialogism
Discourse Analysis
Discurso jornalístico
Discurso publicitário
Free dailies
Jornais gratuitos
journalistic discourse
topic Advertising discourse
Análise de discurso
Dialogia
Dialogism
Discourse Analysis
Discurso jornalístico
Discurso publicitário
Free dailies
Jornais gratuitos
journalistic discourse
description Objetivo: Os anúncios veiculados nas capas dos jornais gratuitos Metro e Destak, de São Paulo, apresentam um nível de diálogo entre linguagem publicitária e jornalística pouco comum ao que se observa nos periódicos tradicionais. A aproximação entre esses dois campos também é sentida em algumas chamadas de capa gênero marcadamente jornalístico que recorrem a vários elementos do discurso publicitário. Esta pesquisa busca identificar os mecanismos utilizados pelos anunciantes de jornais gratuitos e pelo veículo em si para obter tal efeito nos dois casos analisados. Métodos: Os conceitos de dialogia de Mikhail Bakhtin e da Análise de Discurso francesa são a principal fundamentação teórica a ser aplicada em uma seleção de anúncios e chamadas nas capas de Metro e Destak. Resultados: embora o mercado jornalístico cultive uma imagem dos gratuitos como concorrentes dos jornais pagos populares, as conclusões da análise do corpus reforçam uma estratégia definida pelos gratuitos de se associar a um público jovem, urbano e de bom poder aquisitivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-14122011-221611/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-14122011-221611/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256978270715904