Sistema de monitoração de performance do navio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22052024-141152/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma metodologia para monitoração da performance de um navio em operação. O sistema instalado em um microcomputador de bordo avalia e quantifica os efeitos decorrentes da ação do meio ambiente, do envelhecimento e aumento da rugosidade do casco e propulsor no consumo de óleo combustível. Com as informações colhidas pelo sistema é possível determinar uma política de manutenção racional e estabelecer um planejamento e acompanhamento do desempenho do navio ao longo da rota. Os parâmetros calculados auxiliam a tripulação a tomar decisões que minimizam o consumo de combustível durante a operação. Estas informações auxiliam a empresa de navegação a acompanhar a embarcação pelo recebimento de dados digitais via satélite. O trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica de vários sistemas de monitoração, a conceituação e desenvolvimento de um sistema computacional modular. Estão apresentados, alguns procedimentos de cálculo, e resultados de testes de um navio graneleiro em prova de mar. É apresentada uma descrição dos principais equipamentos e sistemas de navegação monitorados, bem como relação dos sensores e hardware necessários para implementação do sistema de um navio com sistemas computadorizado de supervisão e alarme da praça de máquinas. |
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Sistema de monitoração de performance do navio.Untitled in englishEmbarcações (Desempenho)Vessels (Performance)Este trabalho apresenta uma metodologia para monitoração da performance de um navio em operação. O sistema instalado em um microcomputador de bordo avalia e quantifica os efeitos decorrentes da ação do meio ambiente, do envelhecimento e aumento da rugosidade do casco e propulsor no consumo de óleo combustível. Com as informações colhidas pelo sistema é possível determinar uma política de manutenção racional e estabelecer um planejamento e acompanhamento do desempenho do navio ao longo da rota. Os parâmetros calculados auxiliam a tripulação a tomar decisões que minimizam o consumo de combustível durante a operação. Estas informações auxiliam a empresa de navegação a acompanhar a embarcação pelo recebimento de dados digitais via satélite. O trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica de vários sistemas de monitoração, a conceituação e desenvolvimento de um sistema computacional modular. Estão apresentados, alguns procedimentos de cálculo, e resultados de testes de um navio graneleiro em prova de mar. É apresentada uma descrição dos principais equipamentos e sistemas de navegação monitorados, bem como relação dos sensores e hardware necessários para implementação do sistema de um navio com sistemas computadorizado de supervisão e alarme da praça de máquinas.This work presents the methodology of a performance monitoring system for a ship in operation. The system is to be installed in onborard microcomputer to evaluate and quantify fuel oil consumption increase due to environmental effects, hull and propeller aging and roughness. The available data assures rational ship maintenace policy as well the planning and follow-up of the ship performance along a trip. The calculeted parameters help the creww to minimize operational fuel consumption. Digital data are transmitted via satellite to ship management office, making feasible na on-shore ship operation follow-up. It is presented a bibliography research for various monitoring systems, the conceptuation and development of a modular computational system, some calculation procedures and results run during a bulk carrier sea trial. It is presented a description of the main monitored equipment and navigation systems, required sensors and hardware for the implementation in a ship that has an engine room equiped with a computorized supervision and alarm system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Hernani LuizDI Bella Filho, Jose 1989-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22052024-141152/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-24T12:21:03Zoai:teses.usp.br:tde-22052024-141152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-24T12:21:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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