Plataformas digitais de autopublicação: reflexões sobre processos criativos e editoriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Thaís Cristina Afonso de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26032021-155012/
Resumo: O mercado editorial tem passado por diversas transformações provocadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, que impulsionaram novos modelos de produção, edição e circulação de obras, dentre as quais a própria autopublicação e, mais recentemente, as plataformas digitais de autopublicação. Apesar de não ser um fenômeno novo na história dos livros e da editoração, no contexto digital, a autopublicação tem adquirido novas dimensões e características, como o uso de plataformas que concentram um conjunto de estruturas em um mesmo ambiente, com a finalidade de operar os processos criativos e editoriais. Em países como EUA, Inglaterra, Espanha, os estudos sobre a autopublicação tem se voltado para questões como: a legitimidade das obras, a tipologia dos autores, o mérito e a qualidade das publicações, bem como o papel de autores e editores neste contexto (POYNTER, 2007; BAVERSTOCK, 2011; ARÉVALO, GARCIA & DIAZ, 2011; LAQUINTANO, 2010; KAWASAKI & WELCH, 2015). Na academia brasileira, temos abordado problemas como a autopublicação de livros acadêmicos, as funcionalidades das plataformas digitais e alguns dos impactos dos livros digitais sobre o mercado editorial brasileiro (PORTO & PALÁCIOS, 2012; RODRIGUES & GONCALVES, 2014; BRUST, 2014; FIGUEIRA, 2015). O capitalismo de plataforma (SRNICEK, 2017) vem transformando produtos em serviços e monetizando relações, fragilizando funções sociais a partir de estruturas de comunicação. Diante desse contexto, estamos tentando entender um pouco como as plataformas de autopublicação digital funcionam, se elas utilizam algoritmos e mecanismos de inteligência de dados no seu processo de trabalho e se, de alguma forma, eles impactam no processo de configuração da figura do autor e da autoria. Buscamos refletir sobre quem é esse autor que publica nessas plataformas, o que ele busca e como é esse trabalho que ele desenvolve. A metodologia é de um estudo exploratório, composto de revisão de literatura sobre autopublicação na era digital e sobre o capitalismo de plataforma, seguido por entrevistas com editores de plataformas que atuam no Brasil e entrevistas semiestruturadas realizadas com autores que utilizam essas plataformas para publicarem suas obras, vale salientar que as análises são de pesquisa qualitativa, relacionando os resultados da revisão de literatura com os achados do campos.
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Em países como EUA, Inglaterra, Espanha, os estudos sobre a autopublicação tem se voltado para questões como: a legitimidade das obras, a tipologia dos autores, o mérito e a qualidade das publicações, bem como o papel de autores e editores neste contexto (POYNTER, 2007; BAVERSTOCK, 2011; ARÉVALO, GARCIA & DIAZ, 2011; LAQUINTANO, 2010; KAWASAKI & WELCH, 2015). Na academia brasileira, temos abordado problemas como a autopublicação de livros acadêmicos, as funcionalidades das plataformas digitais e alguns dos impactos dos livros digitais sobre o mercado editorial brasileiro (PORTO & PALÁCIOS, 2012; RODRIGUES & GONCALVES, 2014; BRUST, 2014; FIGUEIRA, 2015). O capitalismo de plataforma (SRNICEK, 2017) vem transformando produtos em serviços e monetizando relações, fragilizando funções sociais a partir de estruturas de comunicação. Diante desse contexto, estamos tentando entender um pouco como as plataformas de autopublicação digital funcionam, se elas utilizam algoritmos e mecanismos de inteligência de dados no seu processo de trabalho e se, de alguma forma, eles impactam no processo de configuração da figura do autor e da autoria. Buscamos refletir sobre quem é esse autor que publica nessas plataformas, o que ele busca e como é esse trabalho que ele desenvolve. A metodologia é de um estudo exploratório, composto de revisão de literatura sobre autopublicação na era digital e sobre o capitalismo de plataforma, seguido por entrevistas com editores de plataformas que atuam no Brasil e entrevistas semiestruturadas realizadas com autores que utilizam essas plataformas para publicarem suas obras, vale salientar que as análises são de pesquisa qualitativa, relacionando os resultados da revisão de literatura com os achados do campos.The publishing market has undergone several transformations caused by digital information and communication technologies, which have boosted new models of production, edition and circulation of works, among which self-publishing itself and more recently digital self-publishing platforms. Although not a new phenomenon in the history of books and publishing, in the digital context, self-publishing has acquired new dimensions and characteristics, such as the use of platforms that concentrate a set of structures in the same environment to operate the creative and editorial processes. In countries such as the USA, England, Spain, studies on self-publishing have focused on issues such as: the legitimacy of works, the typology of authors, the merit and quality of publications, as well as the role of authors and editors in this context (POYNTER, 2007; BAVERSTOCK, 2011; ARÉVALO, GARCIA & DIAZ, 2011; LAQUINTANO, 2010; KAWASAKI & WELCH, 2015). In the Brazilian academy, we have addressed problems such as self-publication of academic books, the functionalities of digital platforms and some of the impacts of digital books on the Brazilian publishing market (PORTO & PALÁCIOS, 2012; RODRIGUES & GONCALVES, 2014; BRUST, 2014; FIGUEIRA, 2015). Platform capitalism (SRNICEK, 2017) has been transforming products into services and monetizing relationships, weakening social functions based on communication structures. Given this context, we are trying to understand a little how digital self-publishing platforms work, whether they use data intelligence algorithms and mechanisms in their work process and whether, in any way, they impact the process of configuring the author\'s figure and of authorship. We seek to reflect on who this author is who publishes on these platforms, what he seeks and how this work he develops. The methodology is an exploratory study, composed of a literature review on self-publishing in the digital age and on platform capitalism, followed by interviews with platform editors working in Brazil and semi-structured interviews conducted with authors who use these platforms in order to publish their works, it is worth noting that the analyzes are of qualitative research, relating the results of the literature review with the findings of the fields.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBlotta, Vítor Souza LimaJesus, Thaís Cristina Afonso de2020-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26032021-155012/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-26T23:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-26032021-155012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-26T23:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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