Autoeficácia na transição escola-trabalho e a relação com variáveis socioemocionais e adaptabilidade de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fabíola Aparecida Molina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-05022024-085908/
Resumo: Diversas e velozes transformações tecnológicas impactam diretamente o mundo do trabalho e a maneira das pessoas se relacionarem. Em meio a tantas ressignificações, os jovens precisam se adaptar a um ambiente que apresenta altas expectativas sobre suas capacidades profissionais para produzirem resultados esperados. Neste cenário, indaga-se se as crenças de autoeficácia teriam relações com variáveis socioemocionais e de carreira. Esse estudo teve como objetivo (a) investigar as interações entre competências socioemocionais, adaptabilidade de carreira e autoeficácia na escola-trabalho (b) avaliar o papel da variável adaptabilidade de carreira em relação às outras variáveis em estudo. A amostra é constituída por 505 jovens aprendizes que participam do programa de Aprendizagem Profissional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Ribeirão Preto. Para a coleta de dados foram utilizados quatro instrumentos: (a) Instrumento para Avaliação de Competências Socioemocionais (SENNA 2.0) - dimensões Autogestão, Engajamento com os outros, Amabilidade, Resiliência Emocional, e Abertura ao novo; (b) Escala de Adaptabilidade de Carreira - dimensões de preocupação, controle, curiosidade e confiança; e (c) Escala de Autoeficácia na Transição para o Trabalho, versão brasileira (AETT-Br) - dimensões regulação emocional, procura por emprego e adaptação ao trabalho; (d) Questionário Sociodemográfico; e (e) Questionário de Identificação dos aprendizes. Após a obtenção do consentimento dos pais e assentimento dos jovens, via CIEE de Ribeirão Preto, a coleta de dados foi feita na plataforma digital do Instituto Ayrton Senna. Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre as variáveis Competências Socioemocionais (CSE), Adaptabilidade de Carreira (EAC) e Autoeficácia no Trabalho (AETT). O modelo de trajetórias reflete as Competências Socioemocionais como variáveis independentes e preditoras, a Adaptabilidade de Carreira atuando como variável mediadora, enquanto a Autoeficácia na transição escola-trabalho se configura como a variável dependente no contexto analisado.
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Esse estudo teve como objetivo (a) investigar as interações entre competências socioemocionais, adaptabilidade de carreira e autoeficácia na escola-trabalho (b) avaliar o papel da variável adaptabilidade de carreira em relação às outras variáveis em estudo. A amostra é constituída por 505 jovens aprendizes que participam do programa de Aprendizagem Profissional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Ribeirão Preto. Para a coleta de dados foram utilizados quatro instrumentos: (a) Instrumento para Avaliação de Competências Socioemocionais (SENNA 2.0) - dimensões Autogestão, Engajamento com os outros, Amabilidade, Resiliência Emocional, e Abertura ao novo; (b) Escala de Adaptabilidade de Carreira - dimensões de preocupação, controle, curiosidade e confiança; e (c) Escala de Autoeficácia na Transição para o Trabalho, versão brasileira (AETT-Br) - dimensões regulação emocional, procura por emprego e adaptação ao trabalho; (d) Questionário Sociodemográfico; e (e) Questionário de Identificação dos aprendizes. Após a obtenção do consentimento dos pais e assentimento dos jovens, via CIEE de Ribeirão Preto, a coleta de dados foi feita na plataforma digital do Instituto Ayrton Senna. Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre as variáveis Competências Socioemocionais (CSE), Adaptabilidade de Carreira (EAC) e Autoeficácia no Trabalho (AETT). O modelo de trajetórias reflete as Competências Socioemocionais como variáveis independentes e preditoras, a Adaptabilidade de Carreira atuando como variável mediadora, enquanto a Autoeficácia na transição escola-trabalho se configura como a variável dependente no contexto analisado.Numerous and rapid technological transformations have a direct impact on the world of work and the way people relate to each other. In the midst of so many new meanings, young people have to adapt to an environment that has high expectations of their professional abilities in order to produce the expected results. In this scenario, we wondered whether self-efficacy beliefs were related to socio-emotional and career variables. The aim of this study was to (a) investigate the interactions between socio-emotional competencies, career adaptability and self-efficacy in the school-work environment (b) assess the role of the career adaptability variable in relation to the other variables under study. The sample consisted of 505 young apprentices participating in the Professional Apprenticeship program of the Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) in Ribeirão Preto. Four instruments were used to collect the data: (a) Socio-emotional Competence Assessment Instrument (SENNA 2. 0) - dimensions of Self-management, Engagement with others, Amiability, Emotional Resilience, and Openness to the new; (b) Career Adaptability Scale - dimensions of concern, control, curiosity and confidence; and (c) Self-efficacy in Transition to Work Scale, Brazilian version (AETT-Br) - dimensions of emotional regulation, job search and adaptation to work; (d) Sociodemographic Questionnaire; and (e) Apprentice Identification Questionnaire. After obtaining the consent of the parents and the assent of the young people, via CIEE in Ribeirão Preto, the data was collected on the Ayrton Senna Institute\'s digital platform. The results showed positive and significant correlations between the variables Socio-Emotional Competences (SES), Career Adaptability (CAT) and Self-Efficacy at Work (SEW). The trajectory model reflects Socio-emotional Competencies as independent and predictor variables, Career Adaptability acting as a mediating variable, while Self-efficacy in the school-work transition is configured as the dependent variable in the context analyzed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Lucy Leal MeloCosta, Fabíola Aparecida Molina2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-05022024-085908/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-05T19:21:03Zoai:teses.usp.br:tde-05022024-085908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-05T19:21:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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