Jovem doutor: promoção da saúde auditiva e inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-25042013-104127/ |
Resumo: | As malformações de orelha são anomalias que ocorrem no período de desenvolvimento embrionário e podem acometer a orelha externa, média e/ou interna, podendo ser uni ou bilaterais. Na fase escolar, crianças com malformação de orelha podem ser prejudicadas pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e politicocultural, acarretando prejuízo considerável ao desenvolvimento da aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um programa para alunos do ensino fundamental, utilizando a teleducação interativa do Projeto Jovem Doutor, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média, no âmbito escolar. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira fase foi constituída pela construção de um conteúdo educacional (roteiro), avaliação por juízes da área de Fonoaudiologia, por meio de dois questionários e adequação de acordo com as sugestões dos juízes. A segunda fase constituiu da aplicação do conteúdo para 18 alunos sem malformações craniofaciais, deficiência auditiva, visual ou intelectual, utilizando a metodologia do Projeto Jovem Doutor e foi dividida em: atividade presencial informando a dinâmica do curso e introdução do tema; etapa não presencial, com apresentação on-line do roteiro e etapa presencial, para estabelecer estratégias de repassar o conteúdo aos colegas e comunidade. Anteriormente e após a aplicação do programa de capacitação, os alunos responderam ao Questionário Situação-Problema (QSP), com o objetivo de mensurar o conhecimento teórico prévio e o adquirido ao longo do programa. Posteriormente, responderam a outros dois, denominados Questionário Opinião - (QO), com o objetivo de expressar a opinião sobre o curso à distância e a Ficha de Pesquisa Motivacional - (FMP), para verificar subjetivamente os aspectos motivacionais do programa de capacitação. Os professores também avaliaram o exercício das habilidades sociais dos alunos, por meio do Questionário de Crenças e Sentimentos do Professor (CSP). Os resultados mostram que a maioria dos juízes apresentou apreciações positivas, considerando a qualidade do roteiro como excelente (1789 respostas) e muito boa (911 respostas). Em relação ao QSP, os resultados apontaram que, comparando, estatisticamente, o antes (pré-teste) e o depois (pós-teste), os resultados apontaram que metade dos pesquisados acertou até 40% no pré-teste e metade acertou até 80% no pós-teste. Assim, os dados apresentados revelam que a aplicação do programa produziu efeito positivo em relação ao aumento dos conhecimentos dos alunos. Em resposta ao QO, a maioria dos alunos apresentou opinião positiva em relação ao curso, revelando índice de alta aprovação. A análise da FMP apontou alto índice de satisfação motivacional com o programa, por parte dos alunos, considerando-o impressionante. No questionário CSP, as professoras atribuíram alta importância para o repertório de habilidades sociais, enquanto possível fator, tanto do desenvolvimento socioemocional dos alunos, como do desempenho. Concluiu-se que a implementação do programa visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média, no âmbito escolar, foi viável para os participantes, porém sugere-se reaplicação a outros escolares. |
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Jovem doutor: promoção da saúde auditiva e inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou médiaYoung doctor: promote hearing health and the inclusion of deaf malformation with external and/or middle eardistance educationear malformationeducação à distânciaeducação em saúdehealth educationmalformaçãoAs malformações de orelha são anomalias que ocorrem no período de desenvolvimento embrionário e podem acometer a orelha externa, média e/ou interna, podendo ser uni ou bilaterais. Na fase escolar, crianças com malformação de orelha podem ser prejudicadas pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e politicocultural, acarretando prejuízo considerável ao desenvolvimento da aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um programa para alunos do ensino fundamental, utilizando a teleducação interativa do Projeto Jovem Doutor, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média, no âmbito escolar. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira fase foi constituída pela construção de um conteúdo educacional (roteiro), avaliação por juízes da área de Fonoaudiologia, por meio de dois questionários e adequação de acordo com as sugestões dos juízes. A segunda fase constituiu da aplicação do conteúdo para 18 alunos sem malformações craniofaciais, deficiência auditiva, visual ou intelectual, utilizando a metodologia do Projeto Jovem Doutor e foi dividida em: atividade presencial informando a dinâmica do curso e introdução do tema; etapa não presencial, com apresentação on-line do roteiro e etapa presencial, para estabelecer estratégias de repassar o conteúdo aos colegas e comunidade. Anteriormente e após a aplicação do programa de capacitação, os alunos responderam ao Questionário Situação-Problema (QSP), com o objetivo de mensurar o conhecimento teórico prévio e o adquirido ao longo do programa. Posteriormente, responderam a outros dois, denominados Questionário Opinião - (QO), com o objetivo de expressar a opinião sobre o curso à distância e a Ficha de Pesquisa Motivacional - (FMP), para verificar subjetivamente os aspectos motivacionais do programa de capacitação. Os professores também avaliaram o exercício das habilidades sociais dos alunos, por meio do Questionário de Crenças e Sentimentos do Professor (CSP). Os resultados mostram que a maioria dos juízes apresentou apreciações positivas, considerando a qualidade do roteiro como excelente (1789 respostas) e muito boa (911 respostas). Em relação ao QSP, os resultados apontaram que, comparando, estatisticamente, o antes (pré-teste) e o depois (pós-teste), os resultados apontaram que metade dos pesquisados acertou até 40% no pré-teste e metade acertou até 80% no pós-teste. Assim, os dados apresentados revelam que a aplicação do programa produziu efeito positivo em relação ao aumento dos conhecimentos dos alunos. Em resposta ao QO, a maioria dos alunos apresentou opinião positiva em relação ao curso, revelando índice de alta aprovação. A análise da FMP apontou alto índice de satisfação motivacional com o programa, por parte dos alunos, considerando-o impressionante. No questionário CSP, as professoras atribuíram alta importância para o repertório de habilidades sociais, enquanto possível fator, tanto do desenvolvimento socioemocional dos alunos, como do desempenho. Concluiu-se que a implementação do programa visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média, no âmbito escolar, foi viável para os participantes, porém sugere-se reaplicação a outros escolares.The ear malformations are abnormalities that occur during embryonic development and can affect the outer ear, middle and/or internal, may be unilateral or bilateral. At school age children with ear malformations may be impaired by lack of appropriate incentives to its potential cognitive, socio-emotional, linguistic, political and cultural, causing considerable damage in the development of learning. In this context, this study aimed to develop a program for elementary school students using the interactive tele-education Project Young Doctor aiming to promote hearing health and the inclusion of deaf ear malformation with external and / or middle ear in the school. The study was divided into two phases. The first phase was formed by the construction of an educational content (screenplay), evaluation by judges from the area of Audiologist, through two questionnaires and adequacy in accordance with the suggestions of the judges. The second phase consisted of applying content to 18 students without craniofacial malformations, hearing impairment, visual or intellectual, using the methodology of the project and Dr. Young was divided into: classroom activity informing the dynamics of the course and introduction to the subject; step without attending, online presentation of the script and stage presence to establish strategies to pass content to colleagues and community. Before and after the implementation of the training program the students responded to the \"Questionário Situação Problema - (QSP)\" with the objective of measuring the theoretical knowledge acquired prior and during the program. And then the other two called \"Questionário Opinião (QO)\" with the aim of expressing student opinion about the distance course and \"Ficha de Pesquisa Motivacional (FMP)\" to subjectively evaluate the motivational aspects of the training program. Teachers also evaluated whether there were changes in student behavior through the \"Crenças e Sentimentos do Professor (CSP).\" The results show that most of the judges had positive assessments, considering the quality of the script as \"excellent\" (1789 responses) and \"very good\" (911 responses). Regarding the QSP results indicate that, comparing statistically the before (pretest) and after (post-test) results showed that half of respondents agreed and 40% in the pre-test and half to hit 80% in post-test. Thus, the data presented show that the implementation of the program has produced positive effect in relation to the increased knowledge of the students. In response to QO, most students showed a positive opinion about the course, revealing high approval rate. The analysis of FMP pointed motivational high level of satisfaction with the program, by the students, considering it as \"impressive\". In the questionnaire CSP teachers assigned high importance to the repertoire of social skills as much as possible factor in socio-emotional development of students as performance. It was concluded that the implementation of the program aimed at promoting hearing health and the inclusion of deaf ear malformation with external and / or average in the school was viable for those students, but it is suggested reapplying to other schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Joao CandidoOliveira, Valdéia Vieira de2012-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-25042013-104127/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-25042013-104127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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