Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Nathália
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07072017-152530/
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar as possibilidades de aplicação dos principais conceitos da solmização e do contraponto na música inglesa entre os séculos XVI e XVII. Para a realização deste propósito, partindo de uma extensa pesquisa bibliográfica, foram selecionados os tratados de William Bathe (c. 1596), Thomas Morley (1597), Thomas Campion (c. 1613), John Playford (1655) e Christopher Simpson (1667) que foram sistematicamente estudados. Em seguida, selecionaram-se 40 canções compostas pelos autores das preceptivas acima. As peças foram analisadas de forma a verificar se as regras do contraponto e da solmização oferecidas nos tratados possibilitam uma aplicação prática real nos exemplos musicais, e, de forma geral, se os preceitos contidos nos tratados permitem o efetivo aprendizado da solmização e do contraponto. Considerando a escassez de trabalhos em português discorrendo especificamente sobre a solmização e sobre o contraponto na música inglesa, este trabalho oferece uma contribuição relevante para futuros estudos sobre o assunto.
id USP_a66127097028f192f3c535aa015f40b8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07072017-152530
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVIIA study of solmization and counterpoint by means of English Treatises of practical music in the XVI and XVII centuries.Análise musicalContrapontoCounterpointMusical analysisSéculo XVISéculo XVIISolmizaçãoSolmizationXVI centuryXVII centuryO presente trabalho tem por objetivo investigar as possibilidades de aplicação dos principais conceitos da solmização e do contraponto na música inglesa entre os séculos XVI e XVII. Para a realização deste propósito, partindo de uma extensa pesquisa bibliográfica, foram selecionados os tratados de William Bathe (c. 1596), Thomas Morley (1597), Thomas Campion (c. 1613), John Playford (1655) e Christopher Simpson (1667) que foram sistematicamente estudados. Em seguida, selecionaram-se 40 canções compostas pelos autores das preceptivas acima. As peças foram analisadas de forma a verificar se as regras do contraponto e da solmização oferecidas nos tratados possibilitam uma aplicação prática real nos exemplos musicais, e, de forma geral, se os preceitos contidos nos tratados permitem o efetivo aprendizado da solmização e do contraponto. Considerando a escassez de trabalhos em português discorrendo especificamente sobre a solmização e sobre o contraponto na música inglesa, este trabalho oferece uma contribuição relevante para futuros estudos sobre o assunto.The objective of this study is to investigate the possibilities of the use of the main concepts of solmization and counterpoint in the English music betweeen the XVI and XVII centuries. To this purpose, I carried a comprehensive bibliographical research and then selected and systematically studied the following treatises: William Bathe (c. 1596), Thomas Morley (1597), Thomas Campion (c. 1613), John Playford (1655) and Christopher Simpson (1667). Secondly, I chose and analyzed 40 songs by these authors in order to verify if the rules of counterpoint and solmization presented in the treatises in actual fact enable a practical use in the musical samples and, broadly speaking, if the precepts found in the treatises promote the effective learning of solmization and counterpoint. Taking into consideration the lack of studies in the Portuguese language specifically covering solmization and counterpoint in the English music, this study offers a relevant contribution to future studies on this subject.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLucas, Monica IsabelDomingos, Nathália2017-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07072017-152530/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-07072017-152530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
A study of solmization and counterpoint by means of English Treatises of practical music in the XVI and XVII centuries.
title Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
spellingShingle Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
Domingos, Nathália
Análise musical
Contraponto
Counterpoint
Musical analysis
Século XVI
Século XVII
Solmização
Solmization
XVI century
XVII century
title_short Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
title_full Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
title_fullStr Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
title_full_unstemmed Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
title_sort Um estudo da solmização e do contraponto por meio de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII
author Domingos, Nathália
author_facet Domingos, Nathália
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucas, Monica Isabel
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Nathália
dc.subject.por.fl_str_mv Análise musical
Contraponto
Counterpoint
Musical analysis
Século XVI
Século XVII
Solmização
Solmization
XVI century
XVII century
topic Análise musical
Contraponto
Counterpoint
Musical analysis
Século XVI
Século XVII
Solmização
Solmization
XVI century
XVII century
description O presente trabalho tem por objetivo investigar as possibilidades de aplicação dos principais conceitos da solmização e do contraponto na música inglesa entre os séculos XVI e XVII. Para a realização deste propósito, partindo de uma extensa pesquisa bibliográfica, foram selecionados os tratados de William Bathe (c. 1596), Thomas Morley (1597), Thomas Campion (c. 1613), John Playford (1655) e Christopher Simpson (1667) que foram sistematicamente estudados. Em seguida, selecionaram-se 40 canções compostas pelos autores das preceptivas acima. As peças foram analisadas de forma a verificar se as regras do contraponto e da solmização oferecidas nos tratados possibilitam uma aplicação prática real nos exemplos musicais, e, de forma geral, se os preceitos contidos nos tratados permitem o efetivo aprendizado da solmização e do contraponto. Considerando a escassez de trabalhos em português discorrendo especificamente sobre a solmização e sobre o contraponto na música inglesa, este trabalho oferece uma contribuição relevante para futuros estudos sobre o assunto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07072017-152530/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07072017-152530/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256788393525248