Sobre a gênese das teorias do restauro arquitetônico: de Palladio ao restauro arqueológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-08092022-115306/ |
Resumo: | O Renascimento foi um período demarcado em grande medida por modificações artísticas, sociais, políticas e econômicas, esboçando a constituição de uma nova linguagem artística. Os humanistas tiveram, aqui, grande papel frente às transformações que sustentaram a base ideológica do movimento renascentista, uma vez que propuseram uma nova leitura da civilização cristã na qual infundiram uma nova consciência ligada ao homem, não mais a um Deus supremo e centro de toda e qualquer medida do Universo. Uma cultura na qual predominava ordem e liberdade de espírito humano, do racional e da natureza, na qual a arte inspirava-se nos modelos clássicos. Os arquitetos do Renascimento iluminando essa prerrogativa, fazem do texto escrito e do desenho importantes aliados para suas concepções teóricas e práticas; assim como para a difusão de suas ideias e projetos. Neste trabalho, o foco está na tratadística clássica, mais especificamente o tratado de Andrea Palladio, publicado ela primeira vez em 1570, verificando a importância de sua contribuição para fomentar alguns princípios das teorias de restauro arquitetônico. No I quattro libri della\'Architettura, Palladio não só define uma teoria geral mas estabelece, à luz de seu percurso e daqueles arquitetos e tratadistas antecessores, as questões prioritárias para a formação de um arquiteto. Entre elas o olhar (medindo e desenhando) para as ruínas e arquitetura do passado. O quarto livro do tratado, objeto mais específico dessa pesquisa, é a recolha e mostra, com textos e desenhos, dos templos romanos que visitou. Ao estudar, observar, medir e apresentar com desenhos as obras da Antiguidade Clássica, Palladio perpetua e difunde o interesse de arquitetos, arqueólogos, historiadores e artistas neoclássicos pelas obras da Antiguidade. Nesse momento, já no século XVIII, a arqueologia surge como disciplina e Roma tornase centro internacional de estudos e difusões de ideias. Mais adiante, já no século XIX, com o restauro surgindo como disciplina e sendo praticado de forma sistemática, a atenção volta-se ao restauro arqueológico, uma vez que é o primeiro a surgir. Ainda, esse primeiro restauro volta-se à Arquitetura Clássica e passa a conservá-la baseado em estudos científicos, escavações, levantamentos gráficos, estudo do local, anastilose e distinção dos materiais. Para estabelecer essa aproximação, a presente pesquisa utilizará dos métodos de pesquisa da história, com ênfase na Arquitetura e Urbanismo, justificando-se no fato da história ser feita por tempos e periodicidades que se relacionam, na qual há rupturas e continuidades, em grandes ou pequenas escalas. |
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Sobre a gênese das teorias do restauro arquitetônico: de Palladio ao restauro arqueológicoAbout the genesis of architectural restoration theories: from Palladio to archaeological restorationArchaeological restorationArchaeologyArqueologiaDesenhoDrawingPalladioPalladioRenaissanceRenascimentoRestauro arqueológicoO Renascimento foi um período demarcado em grande medida por modificações artísticas, sociais, políticas e econômicas, esboçando a constituição de uma nova linguagem artística. Os humanistas tiveram, aqui, grande papel frente às transformações que sustentaram a base ideológica do movimento renascentista, uma vez que propuseram uma nova leitura da civilização cristã na qual infundiram uma nova consciência ligada ao homem, não mais a um Deus supremo e centro de toda e qualquer medida do Universo. Uma cultura na qual predominava ordem e liberdade de espírito humano, do racional e da natureza, na qual a arte inspirava-se nos modelos clássicos. Os arquitetos do Renascimento iluminando essa prerrogativa, fazem do texto escrito e do desenho importantes aliados para suas concepções teóricas e práticas; assim como para a difusão de suas ideias e projetos. Neste trabalho, o foco está na tratadística clássica, mais especificamente o tratado de Andrea Palladio, publicado ela primeira vez em 1570, verificando a importância de sua contribuição para fomentar alguns princípios das teorias de restauro arquitetônico. No I quattro libri della\'Architettura, Palladio não só define uma teoria geral mas estabelece, à luz de seu percurso e daqueles arquitetos e tratadistas antecessores, as questões prioritárias para a formação de um arquiteto. Entre elas o olhar (medindo e desenhando) para as ruínas e arquitetura do passado. O quarto livro do tratado, objeto mais específico dessa pesquisa, é a recolha e mostra, com textos e desenhos, dos templos romanos que visitou. Ao estudar, observar, medir e apresentar com desenhos as obras da Antiguidade Clássica, Palladio perpetua e difunde o interesse de arquitetos, arqueólogos, historiadores e artistas neoclássicos pelas obras da Antiguidade. Nesse momento, já no século XVIII, a arqueologia surge como disciplina e Roma tornase centro internacional de estudos e difusões de ideias. Mais adiante, já no século XIX, com o restauro surgindo como disciplina e sendo praticado de forma sistemática, a atenção volta-se ao restauro arqueológico, uma vez que é o primeiro a surgir. Ainda, esse primeiro restauro volta-se à Arquitetura Clássica e passa a conservá-la baseado em estudos científicos, escavações, levantamentos gráficos, estudo do local, anastilose e distinção dos materiais. Para estabelecer essa aproximação, a presente pesquisa utilizará dos métodos de pesquisa da história, com ênfase na Arquitetura e Urbanismo, justificando-se no fato da história ser feita por tempos e periodicidades que se relacionam, na qual há rupturas e continuidades, em grandes ou pequenas escalas.The Renaissance was a period marked largely by artistic, social, political, and economic changes, outlining the constitution of a new artistic language. The humanists played a great role in the transformations that sustained the ideological basis of the Renaissance movement, since they proposed a new reading of Christian civilization in which they infused a new consciousness linked to man, no longer to a supreme God and center of all and any measure of the universe. A culture in which order and freedom of the human spirit, of the rational and of nature predominated, in which art was inspired by classical models. The architects of the Renaissance, illuminating this prerogative, made the written text and the drawing important allies for their theoretical and practical conceptions; as well as for the diffusion of their ideas and projects. In this paper, the focus is on the classical treatise by Andrea Palladio, first published in 1570, verifying the importance of its contribution to foster some principles of architectural restoration theories. In I quattro libri della\'Architettura, Palladio not only defines a general theory, but also establishes, in the light of his own path and that of his predecessors, the priority issues for the formation of an architect. These include looking (measuring and drawing) at the ruins and architecture of the past. The fourth book of the treatise, the most specific object of this research, is the collection and display, with texts and drawings, of the Roman temples he visited. By studying, observing, measuring and presenting with drawings the works of Classical Antiquity, Palladio perpetuates and spreads the interest of architects, archaeologists, historians and neoclassical artists for the works of Antiquity. At that moment, already in the 18th century, archeology emerges as a discipline, and Rome becomes an international center of studies and diffusion of ideas. Later, in the 19th century, with restoration emerging as a discipline and being practiced systematically, attention turns to archaeological restoration, since it is the first to emerge. Furthermore, this first restoration turned to Classical Architecture and began to conserve it based on scientific studies, excavations, graphic surveys, study of the site, anastomosis and distinction of materials. To establish this approach, this research will use the research methods of history, with emphasis on Architecture and Urbanism, justified by the fact that history is made of related times and periodicities, in which there are ruptures and continuities, in large or small scales.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLancha, Joubert JoséLima, Maira de Luca e2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-08092022-115306/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-09T12:37:04Zoai:teses.usp.br:tde-08092022-115306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-09T12:37:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O Renascimento foi um período demarcado em grande medida por modificações artísticas, sociais, políticas e econômicas, esboçando a constituição de uma nova linguagem artística. Os humanistas tiveram, aqui, grande papel frente às transformações que sustentaram a base ideológica do movimento renascentista, uma vez que propuseram uma nova leitura da civilização cristã na qual infundiram uma nova consciência ligada ao homem, não mais a um Deus supremo e centro de toda e qualquer medida do Universo. Uma cultura na qual predominava ordem e liberdade de espírito humano, do racional e da natureza, na qual a arte inspirava-se nos modelos clássicos. Os arquitetos do Renascimento iluminando essa prerrogativa, fazem do texto escrito e do desenho importantes aliados para suas concepções teóricas e práticas; assim como para a difusão de suas ideias e projetos. Neste trabalho, o foco está na tratadística clássica, mais especificamente o tratado de Andrea Palladio, publicado ela primeira vez em 1570, verificando a importância de sua contribuição para fomentar alguns princípios das teorias de restauro arquitetônico. No I quattro libri della\'Architettura, Palladio não só define uma teoria geral mas estabelece, à luz de seu percurso e daqueles arquitetos e tratadistas antecessores, as questões prioritárias para a formação de um arquiteto. Entre elas o olhar (medindo e desenhando) para as ruínas e arquitetura do passado. O quarto livro do tratado, objeto mais específico dessa pesquisa, é a recolha e mostra, com textos e desenhos, dos templos romanos que visitou. Ao estudar, observar, medir e apresentar com desenhos as obras da Antiguidade Clássica, Palladio perpetua e difunde o interesse de arquitetos, arqueólogos, historiadores e artistas neoclássicos pelas obras da Antiguidade. Nesse momento, já no século XVIII, a arqueologia surge como disciplina e Roma tornase centro internacional de estudos e difusões de ideias. Mais adiante, já no século XIX, com o restauro surgindo como disciplina e sendo praticado de forma sistemática, a atenção volta-se ao restauro arqueológico, uma vez que é o primeiro a surgir. Ainda, esse primeiro restauro volta-se à Arquitetura Clássica e passa a conservá-la baseado em estudos científicos, escavações, levantamentos gráficos, estudo do local, anastilose e distinção dos materiais. Para estabelecer essa aproximação, a presente pesquisa utilizará dos métodos de pesquisa da história, com ênfase na Arquitetura e Urbanismo, justificando-se no fato da história ser feita por tempos e periodicidades que se relacionam, na qual há rupturas e continuidades, em grandes ou pequenas escalas. |
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