A formação de enfermeiros e as abordagens das teorias de currículo: um estudo de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Mônica Lá-Salette da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-18032021-092637/
Resumo: Introdução: Pesquisas com egressos permitem avaliação do processo de formação sendo relevantes para o planejamento e readequação das políticas de educação. O processo de ensino-aprendizagem de enfermeiros se pauta pelos princípios das DCN para atuação no SUS. O currículo é o eixo normatizador do processo formativo, constantemente construído e reconstruído, considerando as mudanças sociais e a evolução das políticas educacionais e de saúde. Objetivo: Analisar a influência do currículo na formação de enfermeiros egressos de uma Instituição de Ensino Superior pública, em consonância com as DCN e com os princípios do SUS. Método: Estudo de trajetória metodológica descritiva, exploratória, quanti-qualitativa, com base nos pressupostos das Abordagens das Teorias de Currículo e na Formação de Enfermeiros para o SUS. Participaram do estudo 198 (68,5%) egressos, formados entre 2008 a 2018, que responderam ao Instrumento enviado por plataforma digital, juntamente com o TCLE. O padrão de respostas foi estatisticamente demonstrado em dendrogramas e gráficos. As narrativas foram analisadas de acordo com a Análise Temática proposta por Minayo (2004). Resultados: Os participantes da pesquisa são mulheres, brancas, com faixa etária entre 30 e 40 anos, residentes na região Sudeste. Constatou-se que no percurso acadêmico participaram de atividades extracurriculares, tiveram a oportunidade de cursar pós-graduação e uma parcela eram técnicos/auxiliares de enfermagem. No trabalho recebem de 2 a 7 salários mínimos, são contratados por meio de processos seletivos, a maioria (80,26%) trabalha em uma instituição, em unidades hospitalares, na atenção básica, no ensino médio e superior, perfazendo carga horária entre 37 a 44 horas semanais. A inserção dos egressos no mundo do trabalho ocorre em conformidade com a proposta curricular na qual se formaram. Evidenciou-se o preparo para o exercício de suas atividades profissionais e a instrumentalização para a assistência integral do ser humano, família e comunidade, com preceitos éticos e rigor científico, capacidade técnica e cientifica e aptos para desenvolver Educação em Saúde. Ressaltam-se dificuldades em áreas como Saúde Integral do Homem, Saúde do Idoso, Recém-nascido, Criança e Adolescente, trabalho em equipe, uso de tecnologias de saúde, comunicação nos processos de trabalho, cuidados com a própria saúde física e mental e atuação política em órgãos decisórios. Na visão dos egressos o processo ensino-aprendizagem configura-se como convencional e sugerem a utilização de metodologias ativas, além de sentirem dificuldades no protagonismo de sua atuação. Constatou-se insatisfação relacionada com a renda salarial e a falta de reconhecimento profissional. Conclusões: A formação acadêmica deve ser capaz de preparar profissionais aptos para o desenvolvimento de ações integradas e contínuas com o sistema de saúde, de forma humanizada e crítica pautada na ética e bioética. A experiência relatada pelos egressos favorece reformulações do processo de ensino em uma sociedade em constantes mudanças. Pesquisas dessa natureza permitem que gestores busquem caminhos para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a formação de um profissional crítico, reflexivo, apto a intervir na realidade na qual se insere, aumentando a visibilidade do enfermeiro perante a sociedade, buscando continuamente sua valorização e reconhecimento.
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Método: Estudo de trajetória metodológica descritiva, exploratória, quanti-qualitativa, com base nos pressupostos das Abordagens das Teorias de Currículo e na Formação de Enfermeiros para o SUS. Participaram do estudo 198 (68,5%) egressos, formados entre 2008 a 2018, que responderam ao Instrumento enviado por plataforma digital, juntamente com o TCLE. O padrão de respostas foi estatisticamente demonstrado em dendrogramas e gráficos. As narrativas foram analisadas de acordo com a Análise Temática proposta por Minayo (2004). Resultados: Os participantes da pesquisa são mulheres, brancas, com faixa etária entre 30 e 40 anos, residentes na região Sudeste. Constatou-se que no percurso acadêmico participaram de atividades extracurriculares, tiveram a oportunidade de cursar pós-graduação e uma parcela eram técnicos/auxiliares de enfermagem. No trabalho recebem de 2 a 7 salários mínimos, são contratados por meio de processos seletivos, a maioria (80,26%) trabalha em uma instituição, em unidades hospitalares, na atenção básica, no ensino médio e superior, perfazendo carga horária entre 37 a 44 horas semanais. A inserção dos egressos no mundo do trabalho ocorre em conformidade com a proposta curricular na qual se formaram. Evidenciou-se o preparo para o exercício de suas atividades profissionais e a instrumentalização para a assistência integral do ser humano, família e comunidade, com preceitos éticos e rigor científico, capacidade técnica e cientifica e aptos para desenvolver Educação em Saúde. Ressaltam-se dificuldades em áreas como Saúde Integral do Homem, Saúde do Idoso, Recém-nascido, Criança e Adolescente, trabalho em equipe, uso de tecnologias de saúde, comunicação nos processos de trabalho, cuidados com a própria saúde física e mental e atuação política em órgãos decisórios. Na visão dos egressos o processo ensino-aprendizagem configura-se como convencional e sugerem a utilização de metodologias ativas, além de sentirem dificuldades no protagonismo de sua atuação. Constatou-se insatisfação relacionada com a renda salarial e a falta de reconhecimento profissional. Conclusões: A formação acadêmica deve ser capaz de preparar profissionais aptos para o desenvolvimento de ações integradas e contínuas com o sistema de saúde, de forma humanizada e crítica pautada na ética e bioética. A experiência relatada pelos egressos favorece reformulações do processo de ensino em uma sociedade em constantes mudanças. Pesquisas dessa natureza permitem que gestores busquem caminhos para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a formação de um profissional crítico, reflexivo, apto a intervir na realidade na qual se insere, aumentando a visibilidade do enfermeiro perante a sociedade, buscando continuamente sua valorização e reconhecimento.Introduction: Research with graduates allows assessment of the training process, being relevant to the planning and readjustment of education policies. The teaching-learning process of nurses is guided by the principles of the National Curricular Guideline to work in the Health Unic System. The curriculum is the normative axis of the training process, constantly constructed and reconstructed, considering social changes and the evolution of educational and health policies. Objective: To analyze the influence of the curriculum on the training of nurses who graduated from a public higher education institution, in line with the NGC (National Curricular Guideline) and the principles of Health Unic System. Method: Study of a descriptive, exploratory, quantitative and qualitative methodological trajectory, based on the assumptions of Curriculum Theory Approaches and the Training of Nurses for Health Unic System. 198 (68.5%) graduates participated in the study, graduated between 2008 and 2018, who responded to the Instrument sent by digital platform, together with the IC. The pattern of responses was statistically demonstrated in dendrograms and graphs. The narratives were analyzed according to the Thematic Analysis proposed by Minayo (2004). Results: The research participants are white women, aged between 30 and 40 years old, living in the Southeast region. It was found that in the academic path they participated in extracurricular activities, had the opportunity to attend graduate school and a portion were nursing technicians / assistants. At work, they receive 2 to 7 minimum wages, are hired through selective processes, the majority (80.26%) work in an institution, in hospital units, in primary care, in high school and higher education, totaling 37 hours 44 hours a week. The insertion of graduates in the world of work occurs in accordance with the curriculum proposal in which they graduated. The preparation for the exercise of their professional activities and the instrumentalization for the integral assistance of the human being, family and community was evidenced, with ethical precepts and scientific rigor, technical and scientific capacity and apt to develop Health Education. Difficulties are highlighted in areas such as Comprehensive Men\'s Health, Health of the Elderly, Newborn, Child and Adolescent, teamwork, use of health technologies, communication in work processes, care for one\'s physical and mental health and political action in decision-making bodies. In the view of the graduates, the teaching-learning process is configured as conventional and suggests the use of active methodologies, in addition to feeling difficulties in the protagonism of their performance. There was dissatisfaction related to salary income and lack of professional recognition. Conclusions: Academic training must be able to prepare professionals capable of developing integrated and continuous actions with the health system, in a humanized and critical way based on ethics and bioethics. The experience reported by the graduates favors reformulations of the teaching process in a society in constant change. Research of this nature allows managers to seek ways to improve the teaching-learning process, favoring the formation of a critical, reflective professional, able to intervene in the reality in which he / she operates, increasing the visibility of nurses before society, continuously seeking their valorization and recognition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPClapis, Maria JoséGodinho, Mônica Lá-Salette da Costa2020-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-18032021-092637/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-13T22:26:05Zoai:teses.usp.br:tde-18032021-092637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-13T22:26:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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