Avaliação de modelos matemáticos para motoneurônios.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22102024-155022/ |
Resumo: | Dois modelos, originalmente propostos por TRAUB (1977) e BOOTH et al (1997) para motoneurônios da medula espinhal, foram simplificados e submetidos a diferentes testes. A relação entre freqüência de descarga e corrente injetada, as características passivas da membrana, a condutância durante a AHP, os efeitos de um trem de PEPS, o limiar de voltagem durante dois disparos consecutivos e a resposta dinâmica à injeção de corrente tipo rampa e senoidal foram obtidos mediante simulação. Os resultados são comparados com os encontrados na literatura experimental. A principal contribuição deste trabalho é a avaliação dos modelos para motoneurônios através de uma bateria de testes adicionais aos realizados pelos autores originais, além da obtenção de subsídios para a melhoria dos modelos analisados. |
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Avaliação de modelos matemáticos para motoneurônios.Untitled in englishMathematical modelsModelos matemáticosDois modelos, originalmente propostos por TRAUB (1977) e BOOTH et al (1997) para motoneurônios da medula espinhal, foram simplificados e submetidos a diferentes testes. A relação entre freqüência de descarga e corrente injetada, as características passivas da membrana, a condutância durante a AHP, os efeitos de um trem de PEPS, o limiar de voltagem durante dois disparos consecutivos e a resposta dinâmica à injeção de corrente tipo rampa e senoidal foram obtidos mediante simulação. Os resultados são comparados com os encontrados na literatura experimental. A principal contribuição deste trabalho é a avaliação dos modelos para motoneurônios através de uma bateria de testes adicionais aos realizados pelos autores originais, além da obtenção de subsídios para a melhoria dos modelos analisados.A three compartments model of a motoneuron is proposed in this work, based on TRAUB (1977), and another model based on BOOTH et al. (1977) is reduced in order to have passive dentrite. The relation between firing frequency and injected current, the membrane passive characteristics, the behavior of the conductance during the AHP, threshold voltage during the interspike interval, the effects of a train of EPSPs and the frequency responses were determined through simulations. The results given by the models are compared with data from the experimental literature. The main feature of this work is to purpose a serie of validation tests with motoneuron models, which were not employed before by others authors. In addition the tests showed how the models under study may be improved.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKohn, Andre FabioGoroso, Daniel Gustavo1999-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-22102024-155022/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-22T17:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-22102024-155022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-22T17:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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