Uma análise empírica do consumo de música na Universidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Igor Siqueira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-04112010-164142/
Resumo: O compartilhamento de músicas pela Internet pode ter efeitos negativos ou positivos sobre a indústria musical. Por um lado, pode limitar a poder de incentivos à criação garantidos por direitos autorais. Por outro lado, contribui para a divulgação de artistas e músicas. Este artigo estima os efeitos de downloads de música sobre o consumo de CDs e shows para uma amostra de 7.147 estudantes universitários. Utilizando variáveis instrumentais motivadas por um modelo teórico simples, associadas à habilidade em informática e tolerância à ilegalidade, estimamos que a prática de downloads de música reduz a probabilidade de consumir CDs em até 45%, ao passo que aumenta a probabilidade de ir a shows em até 35%. Nossos resultados também apontam que existe uma relação de substituição entre pirataria física de CDs e downloads de música. Esse último resultado sugere que as estimativas feitas sem levar em conta o consumo de CDs piratas na equação estrutural podem ser viesadas.
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