A disciplina de bioquímica para o curso de educação física: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Caetano da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46131/tde-18092024-142447/
Resumo: A estrutura do currículo determina o êxito ou o fracasso de uma disciplina. Analisar currículos de disciplinas consideradas bem sucedidas é um modelo adequado para a investigação dos parâmetros responsáveis pelo provável bom desempenho. Neste trabalho, a disciplina Bioquímica, dada para alunos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi selecionada para estudo em virtude de indicadores favoráveis da sua qualidade. Objetivou-se esclarecer as seguintes questões: 1) A disciplina Bioquímica foi realmente bem sucedida?; 2) Se foi, por quê? Quais características curriculares tomam uma disciplina bem sucedida? A abordagem metodológia usada no presente trabalho foi o estudo de caso qualitativo, adequado para investigar situações que se destacam em determinado contexto. As metodologias utilizadas foram: a) questionários; b) observação em sala de aula; c) análise de documentos; d) entrevistas semi-estruturadas com alunos, monitores e professores. Os dados obtidos com essas metodologias e com a análise dos componentes curriculares da disciplina foram validados através de protocolos de triangulação. Os resultados dos questionários mostraram que a maioria dos estudantes da Bioquímica têm uma boa imagem da disciplina, acreditam na relevância do conteúdo para sua futura atuação profissional e a cursariam mesmo se não fosse obrigatória. As observações em classe revelaram uma riqueza de diálogos entre os estudantes, monitores e professor, além de uma metodologia que alternava breves aulas dialogadas com estudo dirigido em pequenos grupos. Para a análise documental, selecionaram-se provas e avaliações discentes da disciplina Bioquímica. Os alunos obtiveram boas notas em questões de alto nível nas provas, revelando que houve aprendizado. A maioria dos estudantes revelou apreço pela disciplina, conforme apontam as respostas dadas nas avaliações discentes e os depoimentos nas entrevistas, corroborando que a Bioquímica foi bem sucedida. A triangulação dos resultados forneceu evidências suficientes para revelar as razões do sucesso da disciplina Bioquímica: (1) o empenho dos docentes e os cuidados com a motivação; (2) adaptação gradual da metodologia e da avaliação; (3) forma de utilização da avaliação; (4) forma de participação dos monitores; (5) disponibilidade docente extra-classe. As conclusões são as seguintes: a) as formas de motivação discente devem ser planejadas, discutidas e sua prática cultivada desde o início da disciplina ou curso; b) a vinculação do conteúdo com a futura atividade profissional dos estudantes é indispensável; c) o uso de metodologias participativas deve ser incentivado; d) o impacto da prova escrita pode ser diminuído com adequada elaboração de questões e retorno imediato das respostas em correção conjunta com os alunos; e) o professor deve modificar sua postura de transmissor do conhecimento para uma de organizador e orientador na busca de informações.
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A abordagem metodológia usada no presente trabalho foi o estudo de caso qualitativo, adequado para investigar situações que se destacam em determinado contexto. As metodologias utilizadas foram: a) questionários; b) observação em sala de aula; c) análise de documentos; d) entrevistas semi-estruturadas com alunos, monitores e professores. Os dados obtidos com essas metodologias e com a análise dos componentes curriculares da disciplina foram validados através de protocolos de triangulação. Os resultados dos questionários mostraram que a maioria dos estudantes da Bioquímica têm uma boa imagem da disciplina, acreditam na relevância do conteúdo para sua futura atuação profissional e a cursariam mesmo se não fosse obrigatória. As observações em classe revelaram uma riqueza de diálogos entre os estudantes, monitores e professor, além de uma metodologia que alternava breves aulas dialogadas com estudo dirigido em pequenos grupos. Para a análise documental, selecionaram-se provas e avaliações discentes da disciplina Bioquímica. Os alunos obtiveram boas notas em questões de alto nível nas provas, revelando que houve aprendizado. A maioria dos estudantes revelou apreço pela disciplina, conforme apontam as respostas dadas nas avaliações discentes e os depoimentos nas entrevistas, corroborando que a Bioquímica foi bem sucedida. A triangulação dos resultados forneceu evidências suficientes para revelar as razões do sucesso da disciplina Bioquímica: (1) o empenho dos docentes e os cuidados com a motivação; (2) adaptação gradual da metodologia e da avaliação; (3) forma de utilização da avaliação; (4) forma de participação dos monitores; (5) disponibilidade docente extra-classe. As conclusões são as seguintes: a) as formas de motivação discente devem ser planejadas, discutidas e sua prática cultivada desde o início da disciplina ou curso; b) a vinculação do conteúdo com a futura atividade profissional dos estudantes é indispensável; c) o uso de metodologias participativas deve ser incentivado; d) o impacto da prova escrita pode ser diminuído com adequada elaboração de questões e retorno imediato das respostas em correção conjunta com os alunos; e) o professor deve modificar sua postura de transmissor do conhecimento para uma de organizador e orientador na busca de informações.The curriculum\'s structure determines the success or the failure of a discipline. Analysing curricula from disciplines regarded as well succeeded is a suitable model to investigate the grounds responsible for the probable good performance. In this work, the discipline of Biochemistry, offered to Physical Education students at Unicamp, was selected for study due to its favorable quality indicators. There were two aims: 1) Was the discipline Biochemistry really successful?; and 2) If so, why? What curricular reasons were decisive? The methodological approach used in this work was the qualitative case study, adequate for the investigation of particular situations. The methodologies used were: a) questionnaires; b) classroom observation; c) documental analysis; d) open-ended interviews with students, monitors and professors. Data obtained from these methodologies and from analysis of the discipline curricular components were validated by means of triangulation protocols. Results stemming from questionnaires showed that the majority of students agree that they have a favorable image of the discipline, they believe in relevance of the content for their future professional life and they would attend the discipline even if it was not obligatory. Classroom observations revealed a wealthy of dialogues among students, monitors and professors, in addiction to a methodology which alternated brief participatory lectures with small-group study. For the documental analysis, texts and student evaluations from Biochemistry were selected. Students got good grades in high-Ievel questions, revealing that learning ocurred. The majority of students revealed estimation about the discipline, in conformity with the answers given in the student evaluation and in the interviews, corroborating Biochemistry\'s success. Triangulation of the results provided enough evidences in revealing the reasons for the Biochemistry discipline\'s success: (1) commitment of the professor\'s staff and cares with motivation; (2) gradual adaptation of the methodology and the evaluation; (3) way of using evaluation; (4) way of monitor\'s participation; (5) professor off-class availability. The conclusions are: a) the ways of motivating students must be planned, discussed and their practice adopted since the beginning of the discipline or course; b) the content linking with the future professional activity of the students is indispensable; c) the use of participative methodologies must be encouraged; d) the written text impact can be decreased with suitable question elaboration and immediate response feedback with correction to the students; e) the professor must modity his/her attitude of knowledge conveyor to one of organizer and guider toward information search.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTorres, Bayardo BaptistaCosta, Caetano da2000-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46131/tde-18092024-142447/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-23T13:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-18092024-142447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-23T13:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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