O aprendizado pelo vento ou o tempo no romance \"A educação sentimental\", de Gustave Flaubert
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-07092022-110754/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar o romance L\'Éducation sentimentale (1869), de Gustave Flaubert A análise privilegia a representação do tempo na Educação e centra-se, portanto, nos recursos literários de que o narrador se serve para figurar uma temporalidade particular: um tempo positivo, necessário e fechado. Essa temporalidade, elemento essencial da fatura do romance, relativo seja à natureza das personagens, seja ao princípio da narrativa, será o objeto da interpretação. Como o narrador pode contar a história da passagem da Monarquia de julho ao Segundo Império, sem determinar mudanças de fundo? E, sobretudo, como a vida dos indivíduos por esse mundo de reviravoltas políticas pode aparecer como um exercício de contínuo esforço em vão? Este trabalho supõe concorrer para isso na Educação, especialmente, os traços da moda, da estandardização e das idéias feitas |
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