Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.5.2013.tde-01112013-152838 |
Resumo: | O Transtorno do Humor Bipolar (THB) é caracterizado por alterações no humor, comportamento e cognição. A aprendizagem da leitura é um processo cognitivo complexo que exige dos escolares o uso de componentes fonológicos, sintáticos e semânticos da linguagem, fazendo, portanto, com que seja utilizada a habilidade metalinguística de reflexão da linguagem oral sobre a escrita. Objetivos: Avaliar os processos cognitivo-linguísticos envolvidos na leitura e na escrita, as habilidades metalingusticas e a leitura em crianças com THB, comparadas a controles saudáveis. Hipóteses: Crianças com THB, comparadas a controles saudáveis, apresentarão: piores desempenhos nas habilidades cognitivo-linguísticas e metalinguísticas segundo o Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas e pior desempenho na compreensão da leitura utilizando o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Métodos: Vinte (20) crianças foram selecionadas preenchendo os critérios, idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses, com diagnóstico de THB e quinze (15) crianças controles saudáveis, com idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses e ausência de transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência do eixo I, de acordo com os critérios do DSM-IV. Todos os participantes foram incluídos se alfabetizados e com QI>70. Foram utilizados os protocolos: Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas (PAHCL) e o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos (PACLTE). Na análise estatística, adotamos p < 0,05 para testar as hipóteses. Inicialmente aplicamos aos dados quantitativos de cada grupo o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a suposição de normalidade. Para a comparação das variáveis numéricas entre os grupos, utilizamos testes t ou testes não paramétricos de Mann-Whitney de acordo com a adequação de cada variável. Para as variáveis categorizadas, foram utilizados testes qui-quadrados. Resultados: Segundo o PAHCL, crianças com THB, quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos, apresentaram piores desempenhos em: processamento visual e velocidade de processamento (p = 0,02), raciocínio lógico-matemático (p = 0,006), habilidades metalinguísticas (p = 0,005) e leitura e escrita (p = 0,03). Segundo o PACLTE, crianças com THB não apresentaram interesse e concentração (p = 0,05) e não fizeram hipóteses e antecipação do conhecimento antes da leitura (p = 0,04). Durante a leitura silenciosa, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,002) e para visão e musculatura ocular (p = 0,005). Durante a leitura oral, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,001), fluência na leitura (p = 0,004), para respeitar a pontuação textual (p = 0,006), visão e musculatura ocular (p < 0,001) e características da leitura (p = 0,003). Após a leitura, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para identificar as ideias centrais que dão unidade e sentido global ao texto (p < 0,001), para estabelecer continuidade temática entre as ideias (p = 0,001) e para identificar a forma de organização das informações no texto (p < 0,001) quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos. Conclusões: Crianças com THB apresentam importantes déficits nas habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura que podem comprometer seu processo de aprendizagem |
id |
USP_a893b21eadaf9536aa04e9a47b4f3188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01112013-152838 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar Assessment of cognitive-linguistics abilities, metalinguistics and reading in children with Bipolar Disorder 2013-09-24Sheila Cavalcante CaetanoFraulein Vidigal de PaulaGuilherme Vanoni PolanczykCarolina Roganti Leite MoreiraUniversidade de São PauloPsiquiatriaUSPBR Aprendizagem Bipolar disorder Children Cognição Cognition Crianças Learning Transtorno do humor bipolar O Transtorno do Humor Bipolar (THB) é caracterizado por alterações no humor, comportamento e cognição. A aprendizagem da leitura é um processo cognitivo complexo que exige dos escolares o uso de componentes fonológicos, sintáticos e semânticos da linguagem, fazendo, portanto, com que seja utilizada a habilidade metalinguística de reflexão da linguagem oral sobre a escrita. Objetivos: Avaliar os processos cognitivo-linguísticos envolvidos na leitura e na escrita, as habilidades metalingusticas e a leitura em crianças com THB, comparadas a controles saudáveis. Hipóteses: Crianças com THB, comparadas a controles saudáveis, apresentarão: piores desempenhos nas habilidades cognitivo-linguísticas e metalinguísticas segundo o Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas e pior desempenho na compreensão da leitura utilizando o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Métodos: Vinte (20) crianças foram selecionadas preenchendo os critérios, idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses, com diagnóstico de THB e quinze (15) crianças controles saudáveis, com idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses e ausência de transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência do eixo I, de acordo com os critérios do DSM-IV. Todos os participantes foram incluídos se alfabetizados e com QI>70. Foram utilizados os protocolos: Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas (PAHCL) e o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos (PACLTE). Na análise estatística, adotamos p < 0,05 para testar as hipóteses. Inicialmente aplicamos aos dados quantitativos de cada grupo o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a suposição de normalidade. Para a comparação das variáveis numéricas entre os grupos, utilizamos testes t ou testes não paramétricos de Mann-Whitney de acordo com a adequação de cada variável. Para as variáveis categorizadas, foram utilizados testes qui-quadrados. Resultados: Segundo o PAHCL, crianças com THB, quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos, apresentaram piores desempenhos em: processamento visual e velocidade de processamento (p = 0,02), raciocínio lógico-matemático (p = 0,006), habilidades metalinguísticas (p = 0,005) e leitura e escrita (p = 0,03). Segundo o PACLTE, crianças com THB não apresentaram interesse e concentração (p = 0,05) e não fizeram hipóteses e antecipação do conhecimento antes da leitura (p = 0,04). Durante a leitura silenciosa, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,002) e para visão e musculatura ocular (p = 0,005). Durante a leitura oral, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,001), fluência na leitura (p = 0,004), para respeitar a pontuação textual (p = 0,006), visão e musculatura ocular (p < 0,001) e características da leitura (p = 0,003). Após a leitura, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para identificar as ideias centrais que dão unidade e sentido global ao texto (p < 0,001), para estabelecer continuidade temática entre as ideias (p = 0,001) e para identificar a forma de organização das informações no texto (p < 0,001) quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos. Conclusões: Crianças com THB apresentam importantes déficits nas habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura que podem comprometer seu processo de aprendizagem Bipolar Disorder (BD) is characterized by affect, behavior and cognition disturbances. Learning how to read is a complex cognitive process that requires the utilization of phonological, syntactic and semantic components of the language, and as a consequence it requires also the of use the metalinguistic ability of reflection of the verbal language on the written language. Objective: To evaluate the cognitive-linguistic processes related to the reading and writing, the matalinguistic skills and the reading in BD children, compared to healthy controls. Hypotheses: BD children, when compared to healthy controls, would present a worse performance in cognitive-linguistic and metalinguistic skills, according to the Assessment Protocol of Cognitive-Linguistic Abilities, and a worse performance in reading comprehension according to the Assessment Protocol of Reading Comprehension. Method: Twenty (20) children were selected fulfilling the following criteria: age between 6 years and 11 years and 11 months and BD diagnostic criteria, according to DSM-IV; and fifteen (15) healthy controls children, aged between 6 years and 11 years and 11 months and absence of any Axis I DSM-IV psychiatric disorders. All participants should be literate and present an IQ>70. We utilized the following protocols: the Assessment Protocol of Cognitive-Linguistic Abilities (APCLA) and the Assessment Protocol of Reading Comprehension (APRC). In statistical analysis, we adopted the p < 0,05 to test the hypotheses. In order to compare the groups we used t tests or Mann-Whitney non-parametric tests for the numerical variables and chi-square tests for the categorized variables. Results: According to the APCLA, BD children, when compared to healthy controls, presented a worse performance in: visual processing and processing speed (p = 0,02), logic-mathematical thinking (p = 0,006), metalinguistic skills (p = 0,005) and reading and writing (p = 0,03). According the APRC, BD children did not show interest and concentration (p = 0,05) and did not make hypotheses and knowledge antecipation before reading (p = 0,04). During silent reading, BD children presented a worse performance in postural pattern (p = 0,002) and in vision and ocular musculature (p = 0,005). During oral reading, BD children presented a worse performance in postural pattern (p = 0,001), reading fluency (p = 0,004), textual punctuation respecting (p = 0,006), vision and ocular musculature (p < 0,001) and reading characteristics (p = 0,003). After reading, BD children presented a worse performance in identifying the central ideas that unify and give an overall meaning to the text (p < 0,001), determining a thematic continuity among the ideas (p = 0,001) and identifying the organization form of the text information (p < 0,001) when compared to healthy controls. Conclusion: BD children present significant deficits in cognitive-linguistic, metalinguistic and reading abilities that may prejudice their learning process https://doi.org/10.11606/D.5.2013.tde-01112013-152838info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:03:24Zoai:teses.usp.br:tde-01112013-152838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T11:58:55.087090Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Assessment of cognitive-linguistics abilities, metalinguistics and reading in children with Bipolar Disorder |
title |
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar |
spellingShingle |
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar Carolina Roganti Leite Moreira |
title_short |
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar |
title_full |
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar |
title_fullStr |
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar |
title_full_unstemmed |
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar |
title_sort |
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar |
author |
Carolina Roganti Leite Moreira |
author_facet |
Carolina Roganti Leite Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sheila Cavalcante Caetano |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fraulein Vidigal de Paula |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Guilherme Vanoni Polanczyk |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carolina Roganti Leite Moreira |
contributor_str_mv |
Sheila Cavalcante Caetano Fraulein Vidigal de Paula Guilherme Vanoni Polanczyk |
description |
O Transtorno do Humor Bipolar (THB) é caracterizado por alterações no humor, comportamento e cognição. A aprendizagem da leitura é um processo cognitivo complexo que exige dos escolares o uso de componentes fonológicos, sintáticos e semânticos da linguagem, fazendo, portanto, com que seja utilizada a habilidade metalinguística de reflexão da linguagem oral sobre a escrita. Objetivos: Avaliar os processos cognitivo-linguísticos envolvidos na leitura e na escrita, as habilidades metalingusticas e a leitura em crianças com THB, comparadas a controles saudáveis. Hipóteses: Crianças com THB, comparadas a controles saudáveis, apresentarão: piores desempenhos nas habilidades cognitivo-linguísticas e metalinguísticas segundo o Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas e pior desempenho na compreensão da leitura utilizando o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Métodos: Vinte (20) crianças foram selecionadas preenchendo os critérios, idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses, com diagnóstico de THB e quinze (15) crianças controles saudáveis, com idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses e ausência de transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência do eixo I, de acordo com os critérios do DSM-IV. Todos os participantes foram incluídos se alfabetizados e com QI>70. Foram utilizados os protocolos: Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas (PAHCL) e o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos (PACLTE). Na análise estatística, adotamos p < 0,05 para testar as hipóteses. Inicialmente aplicamos aos dados quantitativos de cada grupo o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a suposição de normalidade. Para a comparação das variáveis numéricas entre os grupos, utilizamos testes t ou testes não paramétricos de Mann-Whitney de acordo com a adequação de cada variável. Para as variáveis categorizadas, foram utilizados testes qui-quadrados. Resultados: Segundo o PAHCL, crianças com THB, quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos, apresentaram piores desempenhos em: processamento visual e velocidade de processamento (p = 0,02), raciocínio lógico-matemático (p = 0,006), habilidades metalinguísticas (p = 0,005) e leitura e escrita (p = 0,03). Segundo o PACLTE, crianças com THB não apresentaram interesse e concentração (p = 0,05) e não fizeram hipóteses e antecipação do conhecimento antes da leitura (p = 0,04). Durante a leitura silenciosa, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,002) e para visão e musculatura ocular (p = 0,005). Durante a leitura oral, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,001), fluência na leitura (p = 0,004), para respeitar a pontuação textual (p = 0,006), visão e musculatura ocular (p < 0,001) e características da leitura (p = 0,003). Após a leitura, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para identificar as ideias centrais que dão unidade e sentido global ao texto (p < 0,001), para estabelecer continuidade temática entre as ideias (p = 0,001) e para identificar a forma de organização das informações no texto (p < 0,001) quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos. Conclusões: Crianças com THB apresentam importantes déficits nas habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura que podem comprometer seu processo de aprendizagem |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.5.2013.tde-01112013-152838 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.5.2013.tde-01112013-152838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Psiquiatria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502390806740992 |