A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-20092022-154005/
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo central investigar a produção de sentidos sobre os elementos narrativos, discursivos e sobre as práticas de recepção que constituíram a predileção da série Game of Thrones (HBO, 2011-2019) por telespectadores brasileiros, a fim de obter uma compreensão mais ampla da recepção de ficção televisiva estrangeira. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo que busca entender a recepção e o consumo dessa série fundamentada nos Estudos de Linguagem, Estudos de Recepção, Estudos de Mídia Transnacional e na Teoria das Mediações. Assim, o problema de pesquisa é sintetizado em duas interrogações: (a) quais elementos narrativos, proposições discursivas e práticas de recepção - enquanto mediações constituintes da produção de sentidos - inter-relacionam-se na construção da predileção da série Game of Thrones por brasileiros no estado de São Paulo? e (b) de quais maneiras os sentidos produzidos na recepção da série articulam-se na vida cotidiana e social dos sujeitos entrevistados? Na etapa de coleta de dados foi utilizada amostra não probabilística, seguindo o princípio de diversificação interna de grupo até a saturação empírica. O corpus foi constituído por 12 entrevistas individuais em profundidade semiestruturadas com jovens residentes no estado de São Paulo, de 18 a 30 anos. O dispositivo de análise foi desenvolvido com base na Análise de Discurso de linha francesa (AD) para reconhecer as mediações atuantes na produção de sentidos sobre a preferência e os usos atribuídos à série pelos entrevistados. Os resultados apontam o hibridismo de gêneros, a presença de personagens multidimensionais e suas jornadas de reconhecimento, e a complexidade narrativa e moral, a construção de um storyworld verossímil como elementos narrativos e discursivos articuladores do interesse pela série. Tais elementos constituintes da poética da série revelaram-se como peças-chave para a atribuição de valores como distinção e pertinência em relação à realidade sociocultural vivida no momento histórico do processo de recepção. Outro achado da pesquisa refere-se que a série Game of Thrones, na qualidade de programa ficcional seriado predileto, tornou-se mediadora de práticas sociais, tais como: a construção de identidades, a socialização, a ritualidade, o exercício da cidadania e a prática de atividades lúdicas. A relevância e centralidade conquistada pelo produto midiático na experiência subjetiva e social do telespectador, possibilitou a construção de vínculos - nome atribuído à relação assídua, duradoura, significativa e pertinente encontrada entre os receptores locais e o programa televisivo transnacional.
id USP_a89c15d88b21bd9a655cbd05f816ccf1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20092022-154005
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo globalThe production of meanings in the reception of the Game of Thrones series: an audience study on the construction of bonds between local viewers and the global TV product.Communication and ConsumptionComunicação e consumoEstudos de recepçãoFicção seriadaLocal and globalLocal e globalMídia transnacionalReception StudiesSerial fictionTransnational mediaO presente trabalho teve como objetivo central investigar a produção de sentidos sobre os elementos narrativos, discursivos e sobre as práticas de recepção que constituíram a predileção da série Game of Thrones (HBO, 2011-2019) por telespectadores brasileiros, a fim de obter uma compreensão mais ampla da recepção de ficção televisiva estrangeira. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo que busca entender a recepção e o consumo dessa série fundamentada nos Estudos de Linguagem, Estudos de Recepção, Estudos de Mídia Transnacional e na Teoria das Mediações. Assim, o problema de pesquisa é sintetizado em duas interrogações: (a) quais elementos narrativos, proposições discursivas e práticas de recepção - enquanto mediações constituintes da produção de sentidos - inter-relacionam-se na construção da predileção da série Game of Thrones por brasileiros no estado de São Paulo? e (b) de quais maneiras os sentidos produzidos na recepção da série articulam-se na vida cotidiana e social dos sujeitos entrevistados? Na etapa de coleta de dados foi utilizada amostra não probabilística, seguindo o princípio de diversificação interna de grupo até a saturação empírica. O corpus foi constituído por 12 entrevistas individuais em profundidade semiestruturadas com jovens residentes no estado de São Paulo, de 18 a 30 anos. O dispositivo de análise foi desenvolvido com base na Análise de Discurso de linha francesa (AD) para reconhecer as mediações atuantes na produção de sentidos sobre a preferência e os usos atribuídos à série pelos entrevistados. Os resultados apontam o hibridismo de gêneros, a presença de personagens multidimensionais e suas jornadas de reconhecimento, e a complexidade narrativa e moral, a construção de um storyworld verossímil como elementos narrativos e discursivos articuladores do interesse pela série. Tais elementos constituintes da poética da série revelaram-se como peças-chave para a atribuição de valores como distinção e pertinência em relação à realidade sociocultural vivida no momento histórico do processo de recepção. Outro achado da pesquisa refere-se que a série Game of Thrones, na qualidade de programa ficcional seriado predileto, tornou-se mediadora de práticas sociais, tais como: a construção de identidades, a socialização, a ritualidade, o exercício da cidadania e a prática de atividades lúdicas. A relevância e centralidade conquistada pelo produto midiático na experiência subjetiva e social do telespectador, possibilitou a construção de vínculos - nome atribuído à relação assídua, duradoura, significativa e pertinente encontrada entre os receptores locais e o programa televisivo transnacional.This study aimed to investigate the production of meanings about the narrative elements, discursive propositions and reception practices that constituted the predilection of the Game of Thrones series (HBO, 2011-2019) by Brazilian viewers, in order to obtain a wider understanding about the reception of transnational media content. It is a qualitative investigation based on Language Studies, Reception Studies, Transnational Media Studies, and Mediation Theory. Therefore, the research problem is synthesized into two questions: (a) which narrative elements, discursive propositions and reception practices - as constituent mediations of the production of meanings - are interrelated in the construction of predilection for the Game of Thrones series by Brazilians in the state of São Paulo? and (b) in what ways are the meanings produced in the reception of the series articulated in the daily and social life of the subjects interviewed? Data collection used the notion of the non-probabilistic sample, following the principle of internal group diversification until empirical saturation. The corpus consisted of 12 individual in-depth semi-structured interviews with young people aged between 18 and 30 years living in the state of São Paulo. The analysis device was developed from the French Discourse Analysis to recognize the mediations that operated on the production of the meaning of the predilection and uses attributed to the series by the interviewees. The results point to the hybridity of genres, the multidimensional characters and their journeys of recognition, and the narrative and moral complexity set in the verisimilar storyworld as narrative and discursive elements that articulate the interest in the series. These poetic qualities were valued for combining distinction and pertinence in relation to the socio-cultural reality experienced in the historical moment of the reception process. In turn, the series Game of Thrones, as their favorite fictional TV program, became a mediator of social practices, such as: the construction of identities, socialization, rituality, the exercise of citizenship and the practice of ludic activities. The relevance and centrality conquered by this media product into the subjective and social experience of the viewers made it possible to build bonds - the name attributed to the assiduous, lasting, significant and relevant relationship found between local viewers and the transnational TV show.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMungioli, Maria Cristina PalmaNovaes, Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-20092022-154005/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T12:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-20092022-154005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T12:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
The production of meanings in the reception of the Game of Thrones series: an audience study on the construction of bonds between local viewers and the global TV product.
title A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
spellingShingle A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
Novaes, Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de
Communication and Consumption
Comunicação e consumo
Estudos de recepção
Ficção seriada
Local and global
Local e global
Mídia transnacional
Reception Studies
Serial fiction
Transnational media
title_short A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
title_full A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
title_fullStr A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
title_full_unstemmed A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
title_sort A produção de sentidos na recepção da série Game of Thrones: um estudo de recepção sobre a construção de vínculos entre sujeitos locais e o produto televisivo global
author Novaes, Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de
author_facet Novaes, Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mungioli, Maria Cristina Palma
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de
dc.subject.por.fl_str_mv Communication and Consumption
Comunicação e consumo
Estudos de recepção
Ficção seriada
Local and global
Local e global
Mídia transnacional
Reception Studies
Serial fiction
Transnational media
topic Communication and Consumption
Comunicação e consumo
Estudos de recepção
Ficção seriada
Local and global
Local e global
Mídia transnacional
Reception Studies
Serial fiction
Transnational media
description O presente trabalho teve como objetivo central investigar a produção de sentidos sobre os elementos narrativos, discursivos e sobre as práticas de recepção que constituíram a predileção da série Game of Thrones (HBO, 2011-2019) por telespectadores brasileiros, a fim de obter uma compreensão mais ampla da recepção de ficção televisiva estrangeira. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo que busca entender a recepção e o consumo dessa série fundamentada nos Estudos de Linguagem, Estudos de Recepção, Estudos de Mídia Transnacional e na Teoria das Mediações. Assim, o problema de pesquisa é sintetizado em duas interrogações: (a) quais elementos narrativos, proposições discursivas e práticas de recepção - enquanto mediações constituintes da produção de sentidos - inter-relacionam-se na construção da predileção da série Game of Thrones por brasileiros no estado de São Paulo? e (b) de quais maneiras os sentidos produzidos na recepção da série articulam-se na vida cotidiana e social dos sujeitos entrevistados? Na etapa de coleta de dados foi utilizada amostra não probabilística, seguindo o princípio de diversificação interna de grupo até a saturação empírica. O corpus foi constituído por 12 entrevistas individuais em profundidade semiestruturadas com jovens residentes no estado de São Paulo, de 18 a 30 anos. O dispositivo de análise foi desenvolvido com base na Análise de Discurso de linha francesa (AD) para reconhecer as mediações atuantes na produção de sentidos sobre a preferência e os usos atribuídos à série pelos entrevistados. Os resultados apontam o hibridismo de gêneros, a presença de personagens multidimensionais e suas jornadas de reconhecimento, e a complexidade narrativa e moral, a construção de um storyworld verossímil como elementos narrativos e discursivos articuladores do interesse pela série. Tais elementos constituintes da poética da série revelaram-se como peças-chave para a atribuição de valores como distinção e pertinência em relação à realidade sociocultural vivida no momento histórico do processo de recepção. Outro achado da pesquisa refere-se que a série Game of Thrones, na qualidade de programa ficcional seriado predileto, tornou-se mediadora de práticas sociais, tais como: a construção de identidades, a socialização, a ritualidade, o exercício da cidadania e a prática de atividades lúdicas. A relevância e centralidade conquistada pelo produto midiático na experiência subjetiva e social do telespectador, possibilitou a construção de vínculos - nome atribuído à relação assídua, duradoura, significativa e pertinente encontrada entre os receptores locais e o programa televisivo transnacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-20092022-154005/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-20092022-154005/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257183004131328