A temática da maternidade em diferentes gêneros discursivos: argumentação e estesia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-08012024-174629/ |
Resumo: | A partir da semiótica narrativa e discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2008), nossa pesquisa tem por objetivo problematizar os mecanismos de produção e de apreensão do sentido em textos pertencentes a três esferas da comunicação: a literatura, a mídia e a publicidade. Unidos pela temática da maternidade, os textos de nosso corpus consistem em dois poemas da literatura contemporânea, um de Carlos Drummond de Andrade e outro de Mario Quintana, uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada on-line, e um vídeo publicitário para o Dia das Mães da marca Natura. Examinaremos, principalmente, o plano do conteúdo de cada um desses textos para verificar questões semióticas como: a articulação entre as dimensões estésica e argumentativa (DISCINI, 2015); a verdade como veridicção (GREIMAS; COURTÉS, 2008); o intervalo entre veridicção e verossimilhança (GREIMAS; COURTÉS, 2008; DISCINI, 2009); a argumentação como estratégia do enunciador; e o sensível como elã (ZILBERBERG, 2011) constitutivo da linguagem: estesia; função poética da linguagem (JAKOBSON, 1991). Estando nossa pesquisa no limiar da semiótica discursiva com o pensamento teórico sobre a linguagem desenvolvido por Mikhail Bakhtin, privilegiamos, quanto a esse pensador russo, a noção de campos do conhecimento e de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997). Também incorporamos algumas contribuições da sociossemiótica trazidas por Landowski (2014a), relacionando os regimes de interação aos gêneros discursivos. Discutimos, ainda, a relação entre os regimes de crença propostos por Fontanille (2019) e a constituição dos gêneros. Acreditamos que nossa pesquisa trará uma contribuição para a semiótica porque, além de examinar a imanência, ou seja, o percurso gerativo de sentido, ela contempla o intervalo semiótico entre os diferentes gêneros e os textos que os concretizam. Pudemos demonstrar como o papel temático se flexiona ao gênero e, logo, ao campo e às práticas. Na reportagem cotejada, o papel temático da mãe molda-se às respectivas coerções da prática e do campo jornalísticos, amparados em uma veridicção que tem efeito de factualidade, e ao esquema de delegação de vozes próprio do gênero, em que o repórter dá voz a um ator social, que não foi criação dele. Assim, o papel temático da mãe é mais encarnado porque mais vivido e mais vivido porque mais particularizado. É aquela mãe. Por sua vez, nos poemas e no vídeo publicitário, temos o papel temático de uma mãe que não fala \"eu\": é a mãe de quem se fala. Nos textos poéticos, especialmente, o papel temático da mãe atinge a universalidade dos princípios de constituição do ator. A \"mãe\" é vista como uma entidade, e não como um ser humano carnal, com suas dores e aflições. |
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A temática da maternidade em diferentes gêneros discursivos: argumentação e estesiaMaternity as theme in varied discourse genres: argumentation and esthesiaArgumentaçãoArgumentationDiscourse genresEstesiaEsthesiaGêneros discursivosMaternidadeMaternityPapel temáticoSemióticaSemioticsThematic roleA partir da semiótica narrativa e discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2008), nossa pesquisa tem por objetivo problematizar os mecanismos de produção e de apreensão do sentido em textos pertencentes a três esferas da comunicação: a literatura, a mídia e a publicidade. Unidos pela temática da maternidade, os textos de nosso corpus consistem em dois poemas da literatura contemporânea, um de Carlos Drummond de Andrade e outro de Mario Quintana, uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada on-line, e um vídeo publicitário para o Dia das Mães da marca Natura. Examinaremos, principalmente, o plano do conteúdo de cada um desses textos para verificar questões semióticas como: a articulação entre as dimensões estésica e argumentativa (DISCINI, 2015); a verdade como veridicção (GREIMAS; COURTÉS, 2008); o intervalo entre veridicção e verossimilhança (GREIMAS; COURTÉS, 2008; DISCINI, 2009); a argumentação como estratégia do enunciador; e o sensível como elã (ZILBERBERG, 2011) constitutivo da linguagem: estesia; função poética da linguagem (JAKOBSON, 1991). Estando nossa pesquisa no limiar da semiótica discursiva com o pensamento teórico sobre a linguagem desenvolvido por Mikhail Bakhtin, privilegiamos, quanto a esse pensador russo, a noção de campos do conhecimento e de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997). Também incorporamos algumas contribuições da sociossemiótica trazidas por Landowski (2014a), relacionando os regimes de interação aos gêneros discursivos. Discutimos, ainda, a relação entre os regimes de crença propostos por Fontanille (2019) e a constituição dos gêneros. Acreditamos que nossa pesquisa trará uma contribuição para a semiótica porque, além de examinar a imanência, ou seja, o percurso gerativo de sentido, ela contempla o intervalo semiótico entre os diferentes gêneros e os textos que os concretizam. Pudemos demonstrar como o papel temático se flexiona ao gênero e, logo, ao campo e às práticas. Na reportagem cotejada, o papel temático da mãe molda-se às respectivas coerções da prática e do campo jornalísticos, amparados em uma veridicção que tem efeito de factualidade, e ao esquema de delegação de vozes próprio do gênero, em que o repórter dá voz a um ator social, que não foi criação dele. Assim, o papel temático da mãe é mais encarnado porque mais vivido e mais vivido porque mais particularizado. É aquela mãe. Por sua vez, nos poemas e no vídeo publicitário, temos o papel temático de uma mãe que não fala \"eu\": é a mãe de quem se fala. Nos textos poéticos, especialmente, o papel temático da mãe atinge a universalidade dos princípios de constituição do ator. A \"mãe\" é vista como uma entidade, e não como um ser humano carnal, com suas dores e aflições.This research builds around narrative and discursive semiotics (GREIMAS; COURTÉS, 2008) to problematize the mechanisms of sense production and apprehension in texts belonging to three spheres of communication: literature, media, and advertising. Two poems from contemporary literature, one by Carlos Drummond de Andrade and the other by Mario Quintana, an online story posted by the newspaper O Estado de S. Paulo, and a Natura brand video advertising for Mother\'s Day are the texts forming our corpus, whose the common theme is maternity. Our main focus is to look into each of these texts content plane for semiotic matters such as: articulation between the sensitive and argumentative dimensions (DISCINI, 2015); truth as veridiction (GREIMAS; COURTÉS, 2008); the interval between veridiction and verisimilitude (GREIMAS; COURTÉS, 2008; DISCINI, 2009); argumentation as an strategy for the enunciator; the sensibility as the constitutive impetus (ZILBERBERG, 2011) of language: esthesia; and the poetic function of language (JAKOBSON, 1991). Lying just where the discursive semiotics meets Mikhail Bakhtin\'s theoretical thinking on language, our research gives special importance to the Russian thinker\'s notion of fields of knowledge and discursive genres (BAKHTIN, 1997). Some contributions from sociosemiotics brought by Landowski (2014a) relating the regimes of interaction to the discursive genres are also incorporated in this paper. Moreover, we debate the relationship between the regimes of belief proposed by Fontanille (2019) and the constitution of genres. Hopefully our research will bring a contribution to semiotics as it not only sheds a light on immanence, that is, the generative trajectory of meaning, but also encompasses the semiotic interval between varied genres and the texts that concretize them. We successfully demonstrate how the thematic role unfolds toward the genre and, consequently, to the field and practices. In the collated news story, the thematic role of the mother is shaped by the respective constraints of the journalistic practice and field, supported by a veridiction presenting a factual effect, and by the delegation of voices typical of this genre, in which a reporter gives voice to a social actor which was not a creation of his own. Thus, the thematic role of the mother is as much as incarnated as it is more enacted, which becomes more intense to the extent of its particularization. It is that mother. In turn, the poems and the advertising video show us the thematic role of a mother who does not say \"I\": she is the mother who is spoken of. Particularly in poetic texts, the thematic role of the mother reaches the universality of the actor\'s constitutive principles. The \"mother\" is deemed an entity rather than a carnal human being struggling with pain and affliction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampos, Norma Discini deCarlucci, Claudia Marques Fernandes2023-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-08012024-174629/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-08T19:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-08012024-174629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-08T19:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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