Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Jaqueline Queiroz de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-04092015-155115/
Resumo: Diante do fenômeno de consumo de drogas por crianças e adolescentes, ações de prevenção em escolas têm sido objeto de diversos estudos e programas com o intuito de descobrir estratégias viáveis para sua aplicação. A proximidade e convivência do professor com os estudantes implicam na sua consideração como responsável por essas abordagens ao tema drogas na escola, o que vem ocorrendo através de ações pontuais, em que o tema é tratado com superficialidade. Em face desta realidade, este estudo objetiva compreender e explicar os elementos que atuam nas concepções dos educadores e influenciam na prevenção ao uso de drogas na escola. Inserida no paradigma crítico, realizamos uma pesquisa com metodologia qualitativa, tendo como participantes 17 educadores de instituição escolar pública. Coletamos as informações a partir da: inserção na escola, mediante observação participante e registro em diário de campo; entrevistas semiestruturadas audiogravadas; e discussões em grupo focal com base na metodologia de solução de problemas, a partir de caso fictício. No processo de análise, utilizamos a modalidade temática, para análise segundo o paradigma humanista aliado à promoção da saúde. Durante toda a pesquisa, seguimos os requisitos éticos para pesquisa com seres humanos, tendo atenção especial à confidencialidade. Expomos os resultados em cinco categorias dispostas em três grandes temas que apresentam os níveis de conscientização do educador acerca da presença de drogas na escola e de sua prevenção. O primeiro tema, \"Realidade vivenciada conduz à descrença\" aborda o estado de intransitividade da consciência, típico da situação de imersão no contexto e adaptação pelo educador se perceber incapaz de mudar a realidade. O segundo tema, \"Justificativas para o não envolvimento\", refere-se à fase seguinte da tomada de consciência, na qual o educador assume uma percepção ingênua acerca das causas que justificam o envolvimento de alunos com drogas. E, o terceiro tema, \"Possibilidades de prevenção dos alunos revela esperança\", aborda acerca do estado de consciência crítica. Existe um processo de transferência de responsabilidade do problema, seja este o aluno-problema ou o problema de realizar as ações de prevenção ao uso de drogas. Desse modo, concluímos que as ações de prevenção ao uso de drogas estão vinculadas a como o educador e o aluno se percebem nessa relação: como objetos, existe entre ambos uma situação de opressão que inviabiliza a efetividade das ações; todavia, enquanto sujeitos, a relação entre educador e aluno possibilita o diálogo e o respeito necessários à prática da prevenção, permitindo o desenvolvimento da autonomia crítica
id USP_a9b4973fb38238ac426cd244ba7b69df
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04092015-155115
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolarParticipatory methodology with educators: preventing psychoactive drugs\' use on school institutionDrogasDrugsEducaçãoEducationEscolaMetodologia participativaParticipatory methodologyPrevençãoPreventionSchoolDiante do fenômeno de consumo de drogas por crianças e adolescentes, ações de prevenção em escolas têm sido objeto de diversos estudos e programas com o intuito de descobrir estratégias viáveis para sua aplicação. A proximidade e convivência do professor com os estudantes implicam na sua consideração como responsável por essas abordagens ao tema drogas na escola, o que vem ocorrendo através de ações pontuais, em que o tema é tratado com superficialidade. Em face desta realidade, este estudo objetiva compreender e explicar os elementos que atuam nas concepções dos educadores e influenciam na prevenção ao uso de drogas na escola. Inserida no paradigma crítico, realizamos uma pesquisa com metodologia qualitativa, tendo como participantes 17 educadores de instituição escolar pública. Coletamos as informações a partir da: inserção na escola, mediante observação participante e registro em diário de campo; entrevistas semiestruturadas audiogravadas; e discussões em grupo focal com base na metodologia de solução de problemas, a partir de caso fictício. No processo de análise, utilizamos a modalidade temática, para análise segundo o paradigma humanista aliado à promoção da saúde. Durante toda a pesquisa, seguimos os requisitos éticos para pesquisa com seres humanos, tendo atenção especial à confidencialidade. Expomos os resultados em cinco categorias dispostas em três grandes temas que apresentam os níveis de conscientização do educador acerca da presença de drogas na escola e de sua prevenção. O primeiro tema, \"Realidade vivenciada conduz à descrença\" aborda o estado de intransitividade da consciência, típico da situação de imersão no contexto e adaptação pelo educador se perceber incapaz de mudar a realidade. O segundo tema, \"Justificativas para o não envolvimento\", refere-se à fase seguinte da tomada de consciência, na qual o educador assume uma percepção ingênua acerca das causas que justificam o envolvimento de alunos com drogas. E, o terceiro tema, \"Possibilidades de prevenção dos alunos revela esperança\", aborda acerca do estado de consciência crítica. Existe um processo de transferência de responsabilidade do problema, seja este o aluno-problema ou o problema de realizar as ações de prevenção ao uso de drogas. Desse modo, concluímos que as ações de prevenção ao uso de drogas estão vinculadas a como o educador e o aluno se percebem nessa relação: como objetos, existe entre ambos uma situação de opressão que inviabiliza a efetividade das ações; todavia, enquanto sujeitos, a relação entre educador e aluno possibilita o diálogo e o respeito necessários à prática da prevenção, permitindo o desenvolvimento da autonomia críticaDue to children and adolescents drug use\'s phenomenon, preventive actions in schools have been subject of several studies and programs in order to find viable strategies for its application. The proximity and interaction of teachers with students cause their consideration as responsible for discussing about drugs at school, what is happening through few actions, in which the topic has been approached superficially. Therefore, this study aims to comprehend and explain the elements that affect the educators\' conceptions and influence the preventive actions on drug use at school. According to the critical paradigm, we have performed a qualitative research with 17 teachers of a public school as participants. We have collected data from: fieldwork through participant observation and written field notes; semi-structured and audio recorded interviews; and focus group discussions based on problem solving methodology aided with a vignette. In the process of analysis we have used the thematic modality to interpret data according to the humanist paradigm combined with health promotion. During all this study, we have followed the ethical requirements for research on human subjects. Here we present the results in five categories organized into three main themes that show the conscientization\'s levels of teachers about the existence of drug at school and its prevention. The first theme, \"Experienced reality leads to disbelief\" addresses the state of consciousness\' intransitivity, which is common in a situation of educator\'s immersion and adaptation with a circumstance. The second theme, \"Reasons to no involvement\" refers to the next stage of consciousness, in which the teacher takes a naive perception of the causes that justify involvement of students with drugs. In addition, the third theme, \"Students\' preventive possibilities reveal hope\" is grounded on the concept of possibility. We conclude that the problem is being transferred, which can be the student-problem or the problem of carrying out actions to prevent drug use. And the drug use prevention relates to how teacher and student realize themselves in their relationship: if as objects, there is between them one oppressive situation that undermines the actions\' effectiveness; on the other hand, as human beings, the relationship between teacher and student enables dialogue and respect, which are necessary to practice prevention and provide opportunities to develop a critical autonomyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLuis, Margarita Antonia VillarMacedo, Jaqueline Queiroz de2015-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-04092015-155115/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-04092015-155115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
Participatory methodology with educators: preventing psychoactive drugs\' use on school institution
title Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
spellingShingle Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
Macedo, Jaqueline Queiroz de
Drogas
Drugs
Educação
Education
Escola
Metodologia participativa
Participatory methodology
Prevenção
Prevention
School
title_short Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
title_full Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
title_fullStr Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
title_full_unstemmed Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
title_sort Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar
author Macedo, Jaqueline Queiroz de
author_facet Macedo, Jaqueline Queiroz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luis, Margarita Antonia Villar
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Jaqueline Queiroz de
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas
Drugs
Educação
Education
Escola
Metodologia participativa
Participatory methodology
Prevenção
Prevention
School
topic Drogas
Drugs
Educação
Education
Escola
Metodologia participativa
Participatory methodology
Prevenção
Prevention
School
description Diante do fenômeno de consumo de drogas por crianças e adolescentes, ações de prevenção em escolas têm sido objeto de diversos estudos e programas com o intuito de descobrir estratégias viáveis para sua aplicação. A proximidade e convivência do professor com os estudantes implicam na sua consideração como responsável por essas abordagens ao tema drogas na escola, o que vem ocorrendo através de ações pontuais, em que o tema é tratado com superficialidade. Em face desta realidade, este estudo objetiva compreender e explicar os elementos que atuam nas concepções dos educadores e influenciam na prevenção ao uso de drogas na escola. Inserida no paradigma crítico, realizamos uma pesquisa com metodologia qualitativa, tendo como participantes 17 educadores de instituição escolar pública. Coletamos as informações a partir da: inserção na escola, mediante observação participante e registro em diário de campo; entrevistas semiestruturadas audiogravadas; e discussões em grupo focal com base na metodologia de solução de problemas, a partir de caso fictício. No processo de análise, utilizamos a modalidade temática, para análise segundo o paradigma humanista aliado à promoção da saúde. Durante toda a pesquisa, seguimos os requisitos éticos para pesquisa com seres humanos, tendo atenção especial à confidencialidade. Expomos os resultados em cinco categorias dispostas em três grandes temas que apresentam os níveis de conscientização do educador acerca da presença de drogas na escola e de sua prevenção. O primeiro tema, \"Realidade vivenciada conduz à descrença\" aborda o estado de intransitividade da consciência, típico da situação de imersão no contexto e adaptação pelo educador se perceber incapaz de mudar a realidade. O segundo tema, \"Justificativas para o não envolvimento\", refere-se à fase seguinte da tomada de consciência, na qual o educador assume uma percepção ingênua acerca das causas que justificam o envolvimento de alunos com drogas. E, o terceiro tema, \"Possibilidades de prevenção dos alunos revela esperança\", aborda acerca do estado de consciência crítica. Existe um processo de transferência de responsabilidade do problema, seja este o aluno-problema ou o problema de realizar as ações de prevenção ao uso de drogas. Desse modo, concluímos que as ações de prevenção ao uso de drogas estão vinculadas a como o educador e o aluno se percebem nessa relação: como objetos, existe entre ambos uma situação de opressão que inviabiliza a efetividade das ações; todavia, enquanto sujeitos, a relação entre educador e aluno possibilita o diálogo e o respeito necessários à prática da prevenção, permitindo o desenvolvimento da autonomia crítica
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-04092015-155115/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-04092015-155115/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256669849911296