Ensaio de resistência aumentada para armações de óculos: protótipo e análises de amostras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18152/tde-15122020-112833/ |
Resumo: | Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo para testes de resistência aumentada em armações de óculos de sol, de acordo com os requisitos da norma vigente brasileira para este teste, que também pode ser utilizada para óculos de grau. O teste objetiva garantir a durabilidade da armação pelo ato de colocação e de retirada dos óculos do rosto pelo usuário. Foi projetado um sistema mecânico, sendo um simulador de nariz para apoio; sistema de fixação de uma das hastes dos óculos (simulação do lado que fica preso atrás da orelha) e um sistema de rotação eletrônico – 40 rotações por minuto (RPM) – para a outra haste (simulação do lado que será retirado do rosto). O sistema consiste de um projeto mecânico para alojar a amostra, de um sistema de controle com motor de passo NEMA 17 modelo 17HS4401 e de um display sensível ao toque de 4.3\" modelo P48272V43_#07 para interface com o usuário. Para que sejam consideradas conformes, as armações não podem quebrar e/ou o aumento da distância entre as hastes antes do teste e pós o teste não podem exceder 5 mm em pontos preestabelecidos pela norma. Ensaios em 61 armações de óculos de sol foram realizados. Das 61 amostras testadas (2 de economia formal – com controle de qualidade de fábrica e 59 de economia informal – ambulantes) 83,6% (51) estão CONFORMES, sendo todas do universo das pertencentes à economia informal, 17% das amostras estão NÃO CONFORMES. O desvio médio das distâncias entre as hastes com resultado CONFORME, dentro do limite permitido de 5 mm, foi de 25% do limite. O protótipo não apresentou erro de repetitividade quando mantido em funcionamento por 12 horas ininterruptas e nem apresentou perda de passos. Este novo modelo de protótipo aqui apresentado foi desenvolvido para resolver algumas falhas de projeto para testes, de forma a atender aos requisitos da norma. Este novo modelo também permite alterar, com sinais de alerta, alguns parâmetros da norma, para realização de testes estudos, além de registrar resultados e poder imprimi-los. |
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Ensaio de resistência aumentada para armações de óculos: protótipo e análises de amostrasIncreased resistance test for spectacle frames: prototype and sample analysisISO 12870ISO 12870NBR ISO 12311NBR ISO 12311Óculos de grau e óculos de solPrescription glasses and sunglassesProtótipo para teste de armações de óculosPrototype for testing eyeglass framesTest of increased resistance of sunglasses framesTeste de resistência aumentada de armações de óculosNeste trabalho foi desenvolvido um protótipo para testes de resistência aumentada em armações de óculos de sol, de acordo com os requisitos da norma vigente brasileira para este teste, que também pode ser utilizada para óculos de grau. O teste objetiva garantir a durabilidade da armação pelo ato de colocação e de retirada dos óculos do rosto pelo usuário. Foi projetado um sistema mecânico, sendo um simulador de nariz para apoio; sistema de fixação de uma das hastes dos óculos (simulação do lado que fica preso atrás da orelha) e um sistema de rotação eletrônico – 40 rotações por minuto (RPM) – para a outra haste (simulação do lado que será retirado do rosto). O sistema consiste de um projeto mecânico para alojar a amostra, de um sistema de controle com motor de passo NEMA 17 modelo 17HS4401 e de um display sensível ao toque de 4.3\" modelo P48272V43_#07 para interface com o usuário. Para que sejam consideradas conformes, as armações não podem quebrar e/ou o aumento da distância entre as hastes antes do teste e pós o teste não podem exceder 5 mm em pontos preestabelecidos pela norma. Ensaios em 61 armações de óculos de sol foram realizados. Das 61 amostras testadas (2 de economia formal – com controle de qualidade de fábrica e 59 de economia informal – ambulantes) 83,6% (51) estão CONFORMES, sendo todas do universo das pertencentes à economia informal, 17% das amostras estão NÃO CONFORMES. O desvio médio das distâncias entre as hastes com resultado CONFORME, dentro do limite permitido de 5 mm, foi de 25% do limite. O protótipo não apresentou erro de repetitividade quando mantido em funcionamento por 12 horas ininterruptas e nem apresentou perda de passos. Este novo modelo de protótipo aqui apresentado foi desenvolvido para resolver algumas falhas de projeto para testes, de forma a atender aos requisitos da norma. Este novo modelo também permite alterar, com sinais de alerta, alguns parâmetros da norma, para realização de testes estudos, além de registrar resultados e poder imprimi-los.In this research, a prototype was developed for tests of increased resistance in sunglasses frames, according to the requirements of the current Brazilian standard for this test, which can also be used for prescription glasses. The test aims to guarantee the durability of the frame by the act of putting and removing the glasses from the face by the user. A mechanical system was designed, being a nose simulator for support; system for fixing one of the frame\'s rods (simulation of the side that is fixed behind the ear) and an electronic rotation system - 40 revolutions per minute (RPM) - for the other rod (simulation of the side that will be removed from the face). The system consists of a mechanical design to house the sample, a control system, with NEMA 17 stepper motor model 17HS4401 and a 4.3 touch screen display model P48272V43_ # 07, for user interface. In order to be compliant, the frames must not break and/or the distance between the rods before the test and after the test cannot exceed 5 mm, at a pre-established spots by the standard. We carried out tests on 61 sunglasses frames. Out of the 61 samples (2 of formal economy - with factory quality control; 59, of informal economy - street vendors) 83.6% (51) are COMPLIANT, being of the universe belonging to the informal economy, 17% of samples are NON-CONPLAINT. The average deviation of the distances between the rods for the COMPLAINT samples, within the permitted limit of 5 mm, was 25% of this limit. The prototype presented no repeatability error when kept in operation for 12 uninterrupted hours, nor presented any loss of steps. A new prototype model was suggested to solve some design flaws for testing, in order to meet properly all the requirements of the standard. In addition, this new model allows changing, with warning signs, some parameters of the standard, for carrying out study tests, in addition to recording results and being able to print them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVentura, LilianeMusetti, Larissa Vieira2020-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18152/tde-15122020-112833/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-24T21:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-15122020-112833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-24T21:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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