Estudos de futuros e a geração de conceitos de inovação no ensino superior: processos e aplicações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-14022020-134256/ |
Resumo: | A inovação ocorre por meio do desenvolvimento de novas ideias sobre produtos, serviços ou processos. Existem duas formas distintas de inovação quanto a seu grau: incremental e radical. A primeira diz respeito a inovações que apresentam pequenas extensões de produtos, serviços ou processos existentes, já a segunda versa sobre inovações que envolvem o desenvolvimento ou a aplicação de novas tecnologias ou ideias. Uma perspectiva que pode auxiliar as organizações a identificar possíveis ideias para a geração de inovações incrementais e radicais é a dos estudos de futuros, que visam entender as mudanças em seu início e seus potenciais impactos no futuro. Esses elementos são especialmente relevantes no setor da educação superior, que tem passado por diversas mudanças e transformações disruptivas. Dado isto, este estudo tem como objetivo projetar e implementar uma metodologia para consumar conceitos de inovação com a incorporação de estudos de futuros. Estes conceitos são ideias detalhadas sobre novos produtos, serviços e soluções. Ademais, a intenção é aplicar o processo a uma empresa de ensino superior empregando a abordagem de pesquisa-ação. Existem inúmeras metodologias em estudos de futuros e este estudo incidirá sobre uma pesquisa exploratória de tendências, megatendências, incertezas e sinais emergentes. Estes elementos fornecem insights sobre futuras oportunidades e problemas que podem contribuir com uma visão de longo prazo para os conceitos de inovação. Após a implementação, foi feita uma comparação entre os conceitos anteriores de inovação da firma selecionada e os resultantes do processo articulado por este estudo. Inicialmente, foram realizadas entrevistas qualitativas em profundidade com 8 coordenadores de áreas da instituição de ensino objetivo do estudo, onde foi evidenciado que as inovações tendiam para incrementais. Após essa etapa, foi realizada a aplicação do estudo sobre futuros, onde foram delineados 166 elementos de mudanças, e definidos para 53, e depois para 20, com base em um workshop com os coordenadores participantes. Após isso, foi pedido para que mais de 60 professores gerassem ideias de inovação, que seriam filtradas, agrupadas e depois detalhadas pelos professores na construção de canvas de inovação. Essa etapa resultou na geração de 15 canvas, que foram então avaliados pelos coordenadores de área quanto ao seu grau de inovação, impacto e tempo de implementação. Esses resultados mostraram que as inovações passaram de um nível primordialmente incremental antes da pesquisa-ação, para um grau muito mais próximo das inovações radicais, conforme a percepção dos coordenadores de áreas em sua avaliação. Entre as contribuições, evidenciou-se as contribuições de estudos de futuros para a geração de conceitos de inovação mais avançados, ou seja, mais radicais. |
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Estudos de futuros e a geração de conceitos de inovação no ensino superior: processos e aplicaçõesStrategic foresight and the generation of innovation concepts in higher education: process and applicationsEnsino superiorEstudos de futurosEstudos sobre futurosForesightFutures studiesHigher educationInnovationInovaçãoStrategic foresightA inovação ocorre por meio do desenvolvimento de novas ideias sobre produtos, serviços ou processos. Existem duas formas distintas de inovação quanto a seu grau: incremental e radical. A primeira diz respeito a inovações que apresentam pequenas extensões de produtos, serviços ou processos existentes, já a segunda versa sobre inovações que envolvem o desenvolvimento ou a aplicação de novas tecnologias ou ideias. Uma perspectiva que pode auxiliar as organizações a identificar possíveis ideias para a geração de inovações incrementais e radicais é a dos estudos de futuros, que visam entender as mudanças em seu início e seus potenciais impactos no futuro. Esses elementos são especialmente relevantes no setor da educação superior, que tem passado por diversas mudanças e transformações disruptivas. Dado isto, este estudo tem como objetivo projetar e implementar uma metodologia para consumar conceitos de inovação com a incorporação de estudos de futuros. Estes conceitos são ideias detalhadas sobre novos produtos, serviços e soluções. Ademais, a intenção é aplicar o processo a uma empresa de ensino superior empregando a abordagem de pesquisa-ação. Existem inúmeras metodologias em estudos de futuros e este estudo incidirá sobre uma pesquisa exploratória de tendências, megatendências, incertezas e sinais emergentes. Estes elementos fornecem insights sobre futuras oportunidades e problemas que podem contribuir com uma visão de longo prazo para os conceitos de inovação. Após a implementação, foi feita uma comparação entre os conceitos anteriores de inovação da firma selecionada e os resultantes do processo articulado por este estudo. Inicialmente, foram realizadas entrevistas qualitativas em profundidade com 8 coordenadores de áreas da instituição de ensino objetivo do estudo, onde foi evidenciado que as inovações tendiam para incrementais. Após essa etapa, foi realizada a aplicação do estudo sobre futuros, onde foram delineados 166 elementos de mudanças, e definidos para 53, e depois para 20, com base em um workshop com os coordenadores participantes. Após isso, foi pedido para que mais de 60 professores gerassem ideias de inovação, que seriam filtradas, agrupadas e depois detalhadas pelos professores na construção de canvas de inovação. Essa etapa resultou na geração de 15 canvas, que foram então avaliados pelos coordenadores de área quanto ao seu grau de inovação, impacto e tempo de implementação. Esses resultados mostraram que as inovações passaram de um nível primordialmente incremental antes da pesquisa-ação, para um grau muito mais próximo das inovações radicais, conforme a percepção dos coordenadores de áreas em sua avaliação. Entre as contribuições, evidenciou-se as contribuições de estudos de futuros para a geração de conceitos de inovação mais avançados, ou seja, mais radicais.Innovation occurs through the development of new ideas about products, services or processes. There are two distinct forms of innovation in their degree: incremental and radical. The first concerns innovations that have minor extensions to existing products, services or processes, while the second refers to innovations involving the development or application of new technologies or ideas. One perspective that can help organizations identify possible ideas for generating incremental and radical innovations is that of future studies, which aims to understand early changes and their potential future impacts. These elements are especially relevant in the higher education sector, which has undergone several disruptive changes and transformations. Given this, this study aims to design and implement a methodology to consummate innovation concepts with the incorporation of futures studies. These concepts are detailed ideas about new products, services and solutions. Moreover, the intention is to apply the process to a higher education institution by employing the action research approach. There are numerous methodologies in futures studies and this study will focus on an exploratory survey of trends, megatrends, uncertainties and emerging signals. These elements provide insight into future opportunities and issues that can contribute a long-term view to innovation concepts. After implementation, a comparison was made between the previous concepts of innovation perceived by selected institution and those resulting from the process articulated by this study. Initially, in-depth qualitative interviews were conducted with 8 area coordinators from the studied institution, where it was evidenced that innovations tended to be incremental. After this stage, the futures study was carried out, where 166 elements of change were outlined and set to 53, and then to 20, based on a workshop with the participating coordinators. After that, more than 60 professors were asked to generate ideas of innovation, which would be filtered, grouped and then detailed by professors in the construction of innovation canvas. This step resulted in the generation of 15 canvases, which were then evaluated by the area coordinators for their degree of innovation, impact and implementation time. These results showed that innovations moved from a primarily incremental level before the action research to a much closer degree of radical innovations, as perceived by area coordinators in their assessment. Among the contributions, we highlight the contributions of future studies to the generation of more advanced, that is, more radical innovation concepts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim deMatos, Maria Carolina Machado de2019-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-14022020-134256/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-18T17:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-14022020-134256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-18T17:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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