Avaliação da efetividade de um programa de intervenção em práticas educativas maternas para prevenção de violência contra crianças incluindo medidas observacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-15062022-103342/ |
Resumo: | A parentalidade é composta de diversos aspectos, sendo um desses aspectos as práticas parentais, caracterizadas como positivas ou negativas. As práticas educativas negativas acarretam em diversos prejuízos ao desenvolvimento infantil, além de ser considerada uma forma de violência contra a crianças. Contudo, os programas de intervenção sobre parentalidade atuam como um recurso que visa auxiliar os pais para a adoção de estratégias mais positivas. Portanto, para o presente estudo foi escolhido o Programa ACT- Para Educar crianças em ambientes seguros. Os objetivos foram: avaliar a efetividade de um programa de intervenção preventiva de práticas educativas maternas, visando fortalecer práticas positivas e prevenir violência intrafamiliar contra crianças e reduzir ou eliminar problemas emocionais e comportamentais das crianças, utilizando como medidas os relatos maternos sobre as práticas e a observação do comportamento interativo entre mães e crianças. A amostra incluiu 30 mães de crianças que passaram por um programa de intervenção preventiva para fortalecimento de práticas educativas parentais positivas, redução de violência intrafamiliar contra crianças e redução/eliminação de problemas emocionais e de comportamento das crianças, na fase de 1 a 6 anos de idade e a observação da interação da mãe e da criança em situação lúdica no ambiente escolar, a fim de analisar as práticas educativas maternas. Foi aplicado o programa ACT- Para educar crianças em ambientes seguros da APA durante oito sessões. Foram realizadas avaliações pré e pós-intervenção utilizando o Questionários ACT e PAFAS - Parenting and Families Adjustment Scales, para avaliar as práticas parentais e o SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire para avaliar os problemas emocionais e de comportamento das crianças. A observação sistemática da interação mãe-criança em situação estruturada foi filmada e, posteriormente, analisada por meio de categorias de análise previamente definidas também nos momentos pré e pós-intervenção. Foram processadas as análises estatísticas descritiva e inferencial. As comparações intragrupo (pré vs. pós-intervenção) foram processadas por meio do teste de Wilcoxon. Os dados foram processados pelo Statistical Package for Social Sciences (SPSS, versão 25.0). O nível de significância de todos os testes foi de 5% (p ≤ 0,05). Os resultados mostraram que, na percepção das mães, houve melhora nos fatores de Regulação Emocional e Comportamental, medidos pela Escala ACT, e melhora no Relacionamento entre pais e filhos e diminuição do uso de Práticas Coercitivas, avaliados pela escala PAFAS, no momento pós-intervenção em relação ao momento pré-intervenção. Quanto aos indicadores de dificuldades e capacidades de comportamento das crianças, avaliados pelo SDQ, houve mudanças estatisticamente significativas no aumento do comportamento pró-social e diminuição do comportamento internalizante. Com relação à observação, a partir da análise de casos, verificou-se uma melhora na pós-intervenção no padrão de interação da díade, enquanto que em três díades observou-se uma piora no padrão de interação que é sustentada pelo comportamento da criança e práticas educativas. |
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Avaliação da efetividade de um programa de intervenção em práticas educativas maternas para prevenção de violência contra crianças incluindo medidas observacionaisEvaluation of the effectiveness of an intervention program in maternal educational practices for the prevention of violence against children, including observational measuresBehavior observationIntervenção preventivaObservação de comportamentoParenting practicesPráticas parentaisPreventive interventionA parentalidade é composta de diversos aspectos, sendo um desses aspectos as práticas parentais, caracterizadas como positivas ou negativas. As práticas educativas negativas acarretam em diversos prejuízos ao desenvolvimento infantil, além de ser considerada uma forma de violência contra a crianças. Contudo, os programas de intervenção sobre parentalidade atuam como um recurso que visa auxiliar os pais para a adoção de estratégias mais positivas. Portanto, para o presente estudo foi escolhido o Programa ACT- Para Educar crianças em ambientes seguros. Os objetivos foram: avaliar a efetividade de um programa de intervenção preventiva de práticas educativas maternas, visando fortalecer práticas positivas e prevenir violência intrafamiliar contra crianças e reduzir ou eliminar problemas emocionais e comportamentais das crianças, utilizando como medidas os relatos maternos sobre as práticas e a observação do comportamento interativo entre mães e crianças. A amostra incluiu 30 mães de crianças que passaram por um programa de intervenção preventiva para fortalecimento de práticas educativas parentais positivas, redução de violência intrafamiliar contra crianças e redução/eliminação de problemas emocionais e de comportamento das crianças, na fase de 1 a 6 anos de idade e a observação da interação da mãe e da criança em situação lúdica no ambiente escolar, a fim de analisar as práticas educativas maternas. Foi aplicado o programa ACT- Para educar crianças em ambientes seguros da APA durante oito sessões. Foram realizadas avaliações pré e pós-intervenção utilizando o Questionários ACT e PAFAS - Parenting and Families Adjustment Scales, para avaliar as práticas parentais e o SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire para avaliar os problemas emocionais e de comportamento das crianças. A observação sistemática da interação mãe-criança em situação estruturada foi filmada e, posteriormente, analisada por meio de categorias de análise previamente definidas também nos momentos pré e pós-intervenção. Foram processadas as análises estatísticas descritiva e inferencial. As comparações intragrupo (pré vs. pós-intervenção) foram processadas por meio do teste de Wilcoxon. Os dados foram processados pelo Statistical Package for Social Sciences (SPSS, versão 25.0). O nível de significância de todos os testes foi de 5% (p ≤ 0,05). Os resultados mostraram que, na percepção das mães, houve melhora nos fatores de Regulação Emocional e Comportamental, medidos pela Escala ACT, e melhora no Relacionamento entre pais e filhos e diminuição do uso de Práticas Coercitivas, avaliados pela escala PAFAS, no momento pós-intervenção em relação ao momento pré-intervenção. Quanto aos indicadores de dificuldades e capacidades de comportamento das crianças, avaliados pelo SDQ, houve mudanças estatisticamente significativas no aumento do comportamento pró-social e diminuição do comportamento internalizante. Com relação à observação, a partir da análise de casos, verificou-se uma melhora na pós-intervenção no padrão de interação da díade, enquanto que em três díades observou-se uma piora no padrão de interação que é sustentada pelo comportamento da criança e práticas educativas.Parenting is composed of several aspects, one of these aspects being parenting practices, characterized as positive or negative. Negative educational practices result in several damages to child development, in addition to being considered a form of violence against children. However, parenting intervention programs act as a resource that aims to help parents to adopt more positive strategies. Therefore, the ACT- Program- Raising Safe Kids was chosen for this study. The objectives were: to evaluate the effectiveness of a preventive intervention program for maternal educational practices, aiming to strengthen positive practices and prevent intrafamily violence against children and reduce or eliminate emotional and behavioral problems in children, using maternal reports on practices and observation of interactive behavior between mothers and children. The sample included 30 mothers of children who underwent a preventive intervention program to strengthen positive parenting practices, reduce intrafamily violence against children and reduce/eliminate children\'s emotional and behavioral problems, in the 1 to 6-year phase of age and the observation of the interaction of mother and child in a playful situation in the school environment, in order to analyze maternal educational practices. The ACT Program- Raising Safe Kids from APA was applied during eight sessions. Pre- and post-intervention assessments were performed using the ACT Questionnaire and PAFAS-Parenting and Families Adjustment Scales to assess parenting practices and the SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire to assess children\'s emotional and behavioral problems. The systematic observation of the mother-child interaction in a structured situation was filmed and subsequently analyzed using previously defined analysis categories, also in the pre- and post-intervention moments. Descriptive and inferential statistical analyzes were processed. Intragroup comparisons (pre vs. post-intervention) were processed using the Wilcoxon test. Data were processed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS, version 25.0). The significance level of all tests was 5% (p ≤ 0.05). The results showed that, in the mothers\' perception, there was an improvement in the Emotional and Behavioral Regulation factors, measured by the ACT Scale, and an improvement in the relationship between parents and children and a decrease in the use of Coercive Practices, assessed by the PAFAS scale, in the post- intervention in relation to the pre-intervention moment. As for the indicators of children\'s behavioral difficulties and abilities, assessed by the SDQ, there were statistically significant changes in the increase in prosocial behavior and a decrease in internalizing behavior. Regarding observation, from the analysis of cases, there was an improvement in the post-intervention in the interaction pattern of the dyad, while in three dyads there was a worsening in the interaction pattern, which is supported by the child\'s behavior and educational practices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAltafim, Elisa Rachel PisaniLinhares, Maria Beatriz MartinsBranco, Marília Souza Silva2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde-15062022-103342/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-20T15:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-15062022-103342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-20T15:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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