Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schön, Claudio Geraldo
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-12042022-133853/
Resumo: Austenitas encontradas em aços são comumente descritas como soluções sólidas homogêneas desordenadas. Um estudo recente, entretanto, iniciou que esta imagem não é correta para o sistema \'Fe\'-\'Cr\'- C, de grande importância tecnológica. No presente trabalho, as técnicas de difração de nêutrons em amostra policristalina e espectroscopia Mossbauer por elétrons de conversão foram empregadas para investigar a estrutura ordenada da austenita de uma liga \'Fe\'-8%\'Cr\'-1,2% C solubilizada a 1473 kelvin durante 200 horas. Os resultados confirmam a distribuição do cromo segundo um supereticulado de estequiometria ferro sete cromo. Quanto ao carbono, os resultados contradizem a sua distribuição nos interstícios octaédricos do supereticulado, embora a análise do espectro Mossbauer indique forte repulsão entre os intersticiais e sua concentração na vizinhança dos átomos de cromo. Estes resultados são compatíveis com uma distribuição ordenada a longo alcance tanto do cromo quanto do carbono nesta liga.
id USP_aa1e6b16f71ed6cfde3756805b96d54a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12042022-133853
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.Microstructural study of the austenite in an iron, 8wt% chromium, 1,2wt%.AçoCarbonCarbonoMateriaisMaterialsSteelAustenitas encontradas em aços são comumente descritas como soluções sólidas homogêneas desordenadas. Um estudo recente, entretanto, iniciou que esta imagem não é correta para o sistema \'Fe\'-\'Cr\'- C, de grande importância tecnológica. No presente trabalho, as técnicas de difração de nêutrons em amostra policristalina e espectroscopia Mossbauer por elétrons de conversão foram empregadas para investigar a estrutura ordenada da austenita de uma liga \'Fe\'-8%\'Cr\'-1,2% C solubilizada a 1473 kelvin durante 200 horas. Os resultados confirmam a distribuição do cromo segundo um supereticulado de estequiometria ferro sete cromo. Quanto ao carbono, os resultados contradizem a sua distribuição nos interstícios octaédricos do supereticulado, embora a análise do espectro Mossbauer indique forte repulsão entre os intersticiais e sua concentração na vizinhança dos átomos de cromo. Estes resultados são compatíveis com uma distribuição ordenada a longo alcance tanto do cromo quanto do carbono nesta liga.Microstructural study of the austenite in an iron, 8wt% chromium, 1.2 wt% carbon alloy. Steel austenites are usually described as homogeneous disordered solid solutions. A recent study indicates, however, that this picture is no longer valid for the technologically important Fe-Cr-C system. In this work, neutron powder diffraction and conversion electron Mössbauer spectroscopy were used to investigate the ordered structure of an Fe-8wt%cr-1.2wt%C austenite. The results confirm the distribution of chromium in an 7 chromium stoichiometry superlattice. The carbon distribution does not agree with an octahedral interstitial occupancy, although the Mössbauer spectrum analysis indicates a strong repulsion between interstitials and an enrichment of the neighbourhood of chromium with carbon. These results are compatible with long-range order both of chromium atoms and of carbon atoms.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoldenstein, HelioSchön, Claudio Geraldo1994-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-12042022-133853/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-12T16:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-12042022-133853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-12T16:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.
Microstructural study of the austenite in an iron, 8wt% chromium, 1,2wt%.
title Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.
spellingShingle Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.
Schön, Claudio Geraldo
Aço
Carbon
Carbono
Materiais
Materials
Steel
title_short Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.
title_full Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.
title_fullStr Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.
title_full_unstemmed Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.
title_sort Estudo microestrutural da austenita de uma liga de ferro contendo 8% de cromo e 1,2% de carbono.
author Schön, Claudio Geraldo
author_facet Schön, Claudio Geraldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldenstein, Helio
dc.contributor.author.fl_str_mv Schön, Claudio Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Aço
Carbon
Carbono
Materiais
Materials
Steel
topic Aço
Carbon
Carbono
Materiais
Materials
Steel
description Austenitas encontradas em aços são comumente descritas como soluções sólidas homogêneas desordenadas. Um estudo recente, entretanto, iniciou que esta imagem não é correta para o sistema \'Fe\'-\'Cr\'- C, de grande importância tecnológica. No presente trabalho, as técnicas de difração de nêutrons em amostra policristalina e espectroscopia Mossbauer por elétrons de conversão foram empregadas para investigar a estrutura ordenada da austenita de uma liga \'Fe\'-8%\'Cr\'-1,2% C solubilizada a 1473 kelvin durante 200 horas. Os resultados confirmam a distribuição do cromo segundo um supereticulado de estequiometria ferro sete cromo. Quanto ao carbono, os resultados contradizem a sua distribuição nos interstícios octaédricos do supereticulado, embora a análise do espectro Mossbauer indique forte repulsão entre os intersticiais e sua concentração na vizinhança dos átomos de cromo. Estes resultados são compatíveis com uma distribuição ordenada a longo alcance tanto do cromo quanto do carbono nesta liga.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-12042022-133853/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-12042022-133853/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256891442331648