Figurações do ritmo: da sala de cinema ao salão de baile paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Francisco Alberto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06072007-103450/
Resumo: A presente investigação analisa a difusão de determinado repertório e estética musical imbricados ao fenômeno da dança e prática dos bailes, no contexto de modernização de São Paulo. Particularmente, abordamos o momento em que uma nova centralidade redesenhou sua fisionomia urbana grosso modo entre meados de 1930 e 1950. Nesse cenário, tal musicalidade, não apenas se mesclou de maneira singular às representações do moderno, como também fomentou no imaginário da metrópole emergente certo ideal de progresso e modernidade. A análise apreende o sentido desse repertório musical no entrecruzamento da \"experiência do cinema\" e da prática do baile
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spelling Figurações do ritmo: da sala de cinema ao salão de baile paulistaThe diffusion of a particular repertory and musical aesthetic related to dance and the balls in the context of São Paulo\'s modernizationCinema (Sociologia - história) - São PauloCinema (Sociology - history) - São PauloDança (Sociologia - história) - São PauloDance (Sociology - history) - São PauloHistória socialSocial historyA presente investigação analisa a difusão de determinado repertório e estética musical imbricados ao fenômeno da dança e prática dos bailes, no contexto de modernização de São Paulo. Particularmente, abordamos o momento em que uma nova centralidade redesenhou sua fisionomia urbana grosso modo entre meados de 1930 e 1950. Nesse cenário, tal musicalidade, não apenas se mesclou de maneira singular às representações do moderno, como também fomentou no imaginário da metrópole emergente certo ideal de progresso e modernidade. A análise apreende o sentido desse repertório musical no entrecruzamento da \"experiência do cinema\" e da prática do baileThis research concerns the diffusion of a particular repertory and musical aesthetic related to dance and the balls in the context of São Paulo\'s modernization. We focus particularly on the moment that a new centrality emerged in the cityscape, between, the 1930´s and 1950\'s. In this context, the musicality has been blended with some representations of the Modern as well as has improved in the urban imaginary certain ideas related to progress and modernity. We search for the meanings of this musical repertory in relationship to the \"experience\" of the cinema and the practice of the ballsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCapelato, Maria Helena RolimRocha, Francisco Alberto2007-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06072007-103450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-06072007-103450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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